Buscar

Apol 8 novas tecnologias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia o excerto de texto a seguir:
“Educação e tecnologia não são termos teóricos e abstratos, mas dimensões com conteúdos de práticas e de existência vivenciados através da história e retomados hoje em novas perspectivas face aos desafios impostos pelos padrões valorativos do homem moderno e pelas transformações tecnológicas que o envolvem”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BASTOS, J. A. O diálogo da educação com a tecnologia.<http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/view/1985/1392>. Acesso em 26 abr. 2017.
Considerando os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: um (re)pensar sobre educação e tecnologia, selecione as alternativas corretas:
Nota: 10.0
	A	
A presença da tecnologia em todos os setores da sociedade constitui um dos argumentos que comprovam a necessidade de sua presença na escola.
Você acertou!
Comentário: Esta alternativa está correta pois “concordamos com Bastos [...] quando diz que a presença da tecnologia em todos os setores da sociedade constitui um dos argumentos que comprovam a necessidade de sua presença na escola e, também, na formação de um cidadão competente quanto ao seu instrumental técnico, mas, principalmente, no que se refere à interação humana e aos valores éticos” (livro-base, p. 22).
	B	
A escola poderá manter-se, dessa forma, como único caminho para o acesso à informação e construção do conhecimento.
	C	
A inclusão digital do professor se dá quando ele domina as ferramentas do computador, como saber ligar e desligar o computador.
	D	
Há uma tendência de distanciar a educação e as tecnologias, essa é uma responsabilidade dos mantenedores, seja de instituições públicas ou privadas.
	E	Espera-se que ao longo dos anos os professores sejam substituídos pelas tecnologias digitais.
Questão 2/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia o extrato de texto a seguir:
“Vivenciar novas formas de ensinar e aprender incorporando as tecnologias requer cuidado com a formação inicial e continuada do professor. Nesse sentido, trabalhamos com base no conceito de alfabetização tecnológica do professor, desenvolvido a partir da ideia de que é necessário o professor dominar a utilização pedagógica das tecnologias, de forma que elas facilitem a aprendizagem, sejam objeto de conhecimento a ser democratizado e instrumento para construção de conhecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: POCHO, Claudia Lopes et al. (Coord.) Tecnologia educacional: Descubra suas possibilidades em sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 14.
As tecnologias podem ser classificadas em dois grandes grupos: tecnologias educacionais dependentes e tecnologias educacionais independentes. A esse respeito, de acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, enumere, na ordem sequencial, cada um dos dois tipos de tecnologias educacionais listas a seguir aos seus respectivos exemplos. 
Tecnologias educacionais dependentes
Tecnologias educacionais independentes
      (....) Quadro-de-giz
      (....) Computador
      (....) Televisão
      (....) Álbum seriado
      (....) Rádio
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	2 – 2 – 1 – 1 – 2
	B	2 – 1 – 1 – 2 – 1
Você acertou!
"Os autores Thiagarajam e Pasiga, citados por Leite (2003), dividem as tecnologias na escola em dois grandes grupos: independentes e dependentes. Estes consideram a dependência ou não dos elementos elétricos ou eletrônicos para a sua produção e/ou execução. Assim, no campo das tecnologias independentes, temos: cartaz, álbum seriado, flanelógrafo, mural, quadro de giz, entre outros; e, no campo das tecnologias dependentes, tempos: retroprojetor, televisão, videocassete, gravador, computador, rádio etc. As tecnologias dependentes podem ser caracterizadas como midiáticas, isto é, são mais do que simples suportes. Por exemplo, a televisão e o computador interferem em nosso modo de pensar, sentir, agir, nos relacionarmos socialmente e adquirir conhecimentos" (livro-base, p. 56).
	C	1 – 2 – 2 – 1 – 2
	D	1 – 1 – 2 – 2 – 2
	E	2 – 2 – 1 – 2 – 1
Questão 3/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia a seguinte afirmativa:
“O grande salto na popularização da informática [...] veio com o microcomputador, computador pessoal ou PC, que surge em 1978, pouco mais de três décadas depois do ENIAC. Os primeiros e mais famosos eram o Apple II, o Commodore e o TRS-80. O IBM PC só chega em 1981”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIQUEIRA, Ethevaldo. Para compreender o mundo digital. São Paulo: Globo, 2008. p. 79. 
Na história do computador, podemos constatar invenções que possibilitaram que os computadores fossem se aperfeiçoando e se tornando mais acessíveis à população. Dentre essas invenções, temos os microcomputadores. A esse respeito, de acordo os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, é correto afirmar que o que causou a popularidade do microcomputador foi:
Nota: 10.0
	A	A utilização dos dispositivos magnéticos, chamados relés.
	B	O surgimento do transistor que era menor e mais rápido que a válvula até então utilizada.
	C	A criação de programas dedicados à edição de textos, às planilhas e à comunicação.
Você acertou!
A popularidade veio com a criação de programas dedicados à edição de textos, às planilhas, à comunicação, além de muitas outras aplicaçoes desse instrumento (livro-base, p. 62-63).
	D	A válvula usada para seu funcionamento.
	E	A possibilidade de serem operados apenas por seus projetistas.
Questão 4/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A introdução do computador na educação tem provocado uma verdadeira revolução na nossa concepção de ensino e de aprendizagem. Primeiro, os computadores podem ser usados para ensinar. A quantidade de programas educacionais e as diferentes modalidades de uso do computador mostram que esta tecnologia pode ser bastante útil no processo de ensino-aprendizado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALENTE, José Armando. Diferentes usos do computador na educação. <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/tecnologia/0022.html>. Acesso em 11 jan. 2015. 
Segundo os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar sobre os softwares educativos, pode-se constatar que, em geral, os softwares utilizados na educação são classificados nas seguintes categorias: exercício e prática, tutoriais, tutores inteligentes, simuladores e jogos educativos. Sobre a categoria exercício e prática, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	A	Por estarem em um meio eletrônico, as atividades desses softwares podem se tornar mais atraentes aos alunos.
Você acertou!
"Normalmente privilegiam a memorização, automatizando habilidades de baixo nível necessárias à aprendizagem das habilidades de alto nível. Por estarem num meio eletrônico, as atividades desses softwares podem se tornar mais atraentes aos alunos, mesmo se forem somente produções de atividades corriqueiras da sala de aula. Caracterizam-se, mais comumente, por uma série de exercícios dentro de uma lógica linear em relação aos conteúdos" (livro-base, p. 88,89).
	B	Trabalham basicamente em torno da noção de modelo e de processo. Os conteúdos abordados são facilitadores de retenção e transferência das habilidades apreendidas para outras situações em comparação com os livros.
	C	Com essa modalidade de software, pode-se trabalhar exclusivamente um único tema.
	D	Apresentam o conteúdo dentro de uma estrutura mais aberta, não linear, como os hipertextos.
	E	A principal característica seria a exploração do sentido lúdico. Para a resolução dos problemas apresentados, faz-se necessário o uso de regras lógicas pelos alunos.
Questão 5/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua
Portuguesa
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Os computadores, em conjunto com os softwares educativos, são utilizados por alunos e professores no processo de interação com o conhecimento de uma disciplina, ou seja, os textos que veiculam o conhecimento de um objeto destacado para estudo são armazenados na memória não-volátil e recuperados sob demanda. Em função da modalidade ou filosofia do software educativo, os textos são trabalhados pelos alunos, sob orientação dos professores, com o intuito de promover o processo de produção de conhecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NETO, Humberto Torres Marques. A tecnologia da informação na escola. In: COSCARELLI, Carla Viana (Org.). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 3.ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 55,56. 
A partir dos conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar sobre as características das modalidades de softwares educativos, analise as assertivas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) Os softwares de exercício e prática apresentam uma série de exercícios para serem resolvidos. Ao final das atividades, o aluno verifica as respostas.
II. ( ) O simulador é um software que "instrui" os alunos. Primeiramente, a informação é apresentada e, na sequência, são feitas perguntas para verificar a compreensão da lição.
III. ( ) Os tutores inteligentes são softwares que apresentam o conteúdo dentro de uma estrutura mais aberta, não linear, como os hipertextos.
IV. ( ) Os jogos educativos são softwares que exploram o sentido lúdico dos alunos.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	
V – F – F – V
	B	
F – V – F – V
	C	
V – F – V – V
Você acertou!
As assertivas I, III e IV são verdadeiras. “Softwares de exercício e prática – caracterizam-se [...] por uma série de exercícios [...], apresentam problemas  [...] para ser resolvidos pelo aluno, verificam as respostas” (livro-base, p. 88). "Softwares tutores inteligentes [...] apresentam um conteúdo específico dentro de uma estrutura mais aberta, não linear, como os hipertextos ou os sistemas especialistas" (livro-base, p. 90). "Jogos educativos [...] [permitem a] exploração do sentido lúdico dos indivíduos, de suas fantasias, pois estas são necessárias para o bom desenvolvimento psicossocial dos indivíduos" (livro-base, p. 92). A assertiva II é falsa, pois os “softwares tutoriais [...] denominam-se assim porque o programa atua como um ‘tutor’. Nesse modo de trabalho, o sistema informático é o que ‘instrui’ o aluno, dando-lhe informação em primeiro lugar e, a seguir, por meio de perguntas (geralmente de tipo alternativo ou de múltipla escolha), verificando se compreendeu a lição” (livro-base, p. 89).  
	D	
F – V – V – V
	E	V – V – V - F
Questão 6/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Considere o texto a seguir:
“Sem desprezar a importância das aulas expositivas e da escrita como uma das formas mais primitivas de registro, não há como negar a necessidade de se pensar em um tipo de alfabetização audiovisual, uma vez que, nos dias atuais, há uma grande variedade de tecnologia à qual os alunos estão expostos, sendo por ela influenciados e fazendo parte do seu dia-a-dia."
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Luiz. Tecnologia educacional. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 5, n. 2, p. 69-71, Dez. 2001. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572001000200009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 09/10/2019. 
A partir do trecho citado e das informações contidas no livro-base Educação e novas tecnologias: um (re)pensar sobre inovação e tecnologias educacionais, assinale  a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	
Não é indicado o uso de tecnologias na sala de aula, pois distraem os alunos.
	B	
O uso de tecnologia educacional independe da presença do professor.
	C	
Os meios de comunicação tradicionais, como rádio e jornal, não são considerados TIC, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais.
	D	
O simples uso de recursos tecnológicos é suficiente para uma melhora substancial e profunda do processo de ensino-aprendizagem.
	E	
Tecnologia educacional são recursos tecnológicos que estão em interação com o ambiente escolar no processo de ensino-aprendizagem.
Você acertou!
Comentário: A alternativa está correta, porque, “[...] Quando falamos em tecnologia educacional, consideramos todos os recursos tecnológicos, desde que em interação com o ambiente escolar no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, em uso pelo professor na ação pedagógica. ” (livro-base, p. 36).
Questão 7/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Desenvolver novas e originais relações com o saber, despertar interesses e reflexões nos alunos em conciliação com a tecnologia ainda traz dificuldades para alguns professores. Lidar com essas mudanças torna-se um desafio para os docentes. Enquanto prevalece a ideia de tecnologia como ferramenta, tem-se o risco de persistir uma prática tradicional em que a noção de mudança é periférica ou complementar. Vistas e adotadas dessa forma, as tecnologias não atingem a essência do processo educativo, não o revolucionam à altura das demandas sociais e tecnológicas, mas são nele acessório e/ou instrumento que pode ou não inovar algo, a depender de seu lugar e uso no conjunto das ações docentes”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CECÍLIO, S.; SANTOS, J. F. Sociedade em rede: Trabalho docente e sociabilidades contemporâneas. In: CECÍLIO, S.; GARCIA, D. M. F (Org.). Formação e profissão docente em tempos digitais. p. 165-197. Campinas/SP: Alínea, 2009. p.179,180.
Considerando a afirmativa de Cecílio e Santos, pode-se afirmar a necessidade de preparação dos professores para incluir as tecnologias em sua prática pedagógica. Porém, essa preparação muitas vezes não é adequada ao contexto dos cursos cujo objetivo é a formação de professores para a utilização do computador. De acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar a respeito da falha de método, isto é, a respeito da contradição entre o que se diz e o que efetivamente se faz nesses contextos de formação, é correto afirmar que essa falha diz respeito ao fato de os cursos sobre tecnologias:
Nota: 10.0
	A	
Não deveriam limitar-se apenas à aprendizagem progressiva da informática, mas incluir o estudo das capacidades cognitivas que estão envolvidas na construção do conhecimento com a ajuda do computador.
Você acertou!
“Como falha de método, Moura qualifica a circunstância de que os cursos sobre tecnologias não deveriam limitar-se apenas à aprendizagem progressiva da informática, mas incluir o estudo das capacidades cognitivas envolvidas na construção do conhecimento com auxílio do computador” (livro-base, p. 79).
	B	
Levam em consideração a forma como os computadores podem ajudar a prática pedagógica.
	C	
Salientam a importância de os professores terem claro os objetivos cognitivos e pedagógicos do uso dos computadores na abordagem dos conteúdos escolares.
	D	
Privilegiam a construção do sentido sobre o uso do computador e suas aplicações no processo educativo.
	E	
Oportunizam o caráter de experiência cultural do uso do computador, e não apenas seu uso instrumental.
Questão 8/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Os primeiros dispositivos que surgiram para ajudar o homem a calcular tem sua origem perdida nos tempos. [...] capaz de resolver problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão de até 12 inteiros e que provavelmente já existia na Babilônia por volta do ano 3000 a.C. Foi muito utilizado pelas civilizações egípcia, grega e romana, tendo sido encontrado no Japão ao término da segunda guerra mundial”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível
em: FONSECA FILHO, Cléuzio. História da computação: O caminho do pensamento e da tecnologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 85. 
Ao longo da história do computador, notamos uma significativa evolução dessa tecnologia. Tendo isso em vista, de acordo os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, assinale a alternativa que apresenta o nome do instrumento que é considerado o primeiro dos computadores:
Nota: 10.0
	A	ENIAC
	B	Ábaco
Você acertou!
"Uma das ferramentas criadas pelo homem para auxiliá-lo no processo de contagem foi o ábaco. Esse instrumento se destaca pela sua simplicidade e eficiência. Trata-se de uma invenção tão simples e eficaz que passou inalterada de civilização para civilização. Esse instrumento consiste numa caixa na qual há contas móveis, transfixadas por hastes. No Japão, ele é denominado de soroban e, na China, de suànpan, o que significa 'bandeja de calcular'. O ábaco é considerado o primeiro dos computadores" (livro-base, p. 61).
	C	Relés
	D	Babbage
	E	Microcomputador
Questão 9/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia a afirmativa a seguir:
“Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e os muitos procedimentos tecnológicos. Mas também é importante que amplie, que aprenda a dominar as formas de comunicação interpessoal/grupal e as de comunicação audiovisual/telemática”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000. p. 32. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, as tecnologias podem ser classificadas em dois grandes grupos: tecnologias educacionais dependentes e tecnologias educacionais independentes. A esse respeito, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	O rádio é considerado uma tecnologia independente, pois sua utilização é de fácil acesso à população das diferentes camadas sociais.
	B	A televisão é uma tecnologia independente, pois necessita de elementos eletrônicos para funcionar.
	C	Televisão, computador e quadro de giz são tecnologias dependentes, pois precisam do professor para poder funcionar.
	D	Como exemplo de tecnologia dependente, temos o mural.
	E	O flanelógrafo é um exemplo de tecnologia independente.
Você acertou!
"Os autores Thiagarajam e Pasiga, citados por Leite (2003), dividem as tecnologias na escola em dois grandes grupos: independentes e dependentes. Estes consideram a dependência ou não dos elementos elétricos ou eletrônicos para a sua produção e/ou execução. Assim, no campo das tecnologias independentes, temos: cartaz, álbum seriado, flanelógrafo, mural, quadro de giz, entre outros; e, no campo das tecnologias dependentes, tempos: retroprojetor, televisão, videocassete, gravador, computador, rádio etc. As tecnologias dependentes podem ser caracterizadas como mediáticas, isto é, são mais do que simples suportes. Por exemplo, a televisão e o computador interferem em nosso modo de pensar, sentir, agir, nos relacionarmos socialmente e adquirir conhecimentos" (livro-base, p. 56).
 
Questão 10/10 - Novas Tecnologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Leia o excerto de texto a seguir: 
“García-Vera [...] sugere três temáticas sobre tecnologia e novas tecnologias que devem ser inseridas na formação do docente. Isso porque qualquer que seja a TIC empregada em sala de aula – livro didático, computador, projetor, softwares, entre outros – conotações políticas, econômicas, sociais e culturais sempre estarão presentes e cabe ao professor refletir sobre esses recursos tecnológicos empregados por ele".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRITO, Glaucia da Silva; BUENO, Raul Kleber de Souza; BUENO, RenateKottel. A inserção de tecnologias na prática docente: Fazendo o mesmo de forma diferente. 2012. IX ANPED SUL. <http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Educacao_Comunicacao_e_Tecnologias/Trabalho/06_08_55_372-7529-1-PB.pdf>. Acesso em 19 maio 2017.
A partir dos conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar sobre a dimensão sociocultural que García-Vera propõe na formação dos professores em relação às tecnologias, é correto afirmar que que, segundo essa dimensão:
Nota: 10.0
	A	O ser humano utiliza e incorpora os produtos tecnológicos às suas atividades e pensamento; dessa forma, altera o modo de fazer as atividades que antes realizava, mudando seu jeito de viver.
Você acertou!
“Dimensão sociocultural: implica conhecer as mudanças produzidas pelo desenvolvimento tecnológico no mundo do trabalho que levaram a novas relações entre espaço e tempo. O ser humano produz e utiliza os produtos tecnológicos e termina incorporando-os às suas atividades e ao seu pensamento. Com isso, desenvolve atividades de maneira diferente àquela que fazia antes e, consequentemente, muda sua forma de vida, ou seja, muda seu modo de se relacionar com os meios natural, social e cultural” (livro-base, p. 27).
	B	É preciso conhecer, pensar a história das lutas, interesses, alianças e desencontros que existem entre os diferentes elementos humanos e materiais até chegar aos produtos tecnológicos.
	C	É preciso conhecer o impacto das políticas e governos relacionados ao legislar, regular, orientar e controlar os processos e produtos do mundo do trabalho e do desenvolvimento tecnológico.
	D	A tecnologia tem sido utilizada para a manutenção dos grupos econômicos no poder.
	E	O poder econômico tem controle sobre as funções principais de cada tecnologia que surge no mundo do trabalho.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais