Buscar

Questões Minerais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DISCIPLINA DE BROMATOLOGIA
AULA DE MINERAIS: Composição e análise 
Exercícios de fixação - GABARITO
1) Quanto às afirmativas abaixo, marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) A determinação do conteúdo mineral fixo, conhecido como análise de cinzas, é realizado pela queima da matéria orgânica da amostra em estufa à 550°C logo, após a secagem do material. 
( ) Os minerais são componentes minoritários em relação aos outros compostos orgânicos da composição centesimal de alimentos.
( ) Os minerais são elementos essenciais a vida estando presente nos alimentos sob forma de sais livres prontamente disponíveis para absorção pela dieta.
( ) Diversos fatores afetam a concentração de minerais em alimentos, dentre eles o processamento pode ser responsável por perdas ou pela incorporação desses elementos na composição de alimentos.
2) O conteúdo mineral fixo de alimentos pode ser determinado por via úmida ou por via seca. Cada um deles possui aplicações específicas. Além disso, na análise de minerais podemos aplicar métodos instrumentais de análise para a quantificação individual de elementos. Pensando nessas informações complete o quadro abaixo. Para isso, utilize as siglas descritas abaixo para indicar qual é a melhor escolha analítica em cada situação descrita:
CS: Determinação de cinzas secas por incineração;
CI: Determinação de cinzas insolúveis em ácido;
CU-F: Determinação de conteúdo individual de minerais por fotometria de chama ou espectrometria de emissão atômica;
CU-A: Determinação do conteúdo individual de minerais por espectrometria de absorção atômica;
 
	Situação
	Análise
	Detecção de contaminação por areia em amostras de chá para venda à granel
	
	Padronização de análise de rotina para a determinação do teor total de minerais em amostras de farinha de trigo como insumo de uma indústria de biscoitos
	
	Análise de lítio em polpa de frutas 
	
	Determinação da concentração de cádmio em leite de animais alimentados com volumoso (silagem, feno e capim verde) suspeitos de contaminação acidental por esse metal. Observação: 5 a 10% do metal é excretado pelo leite.
	
	Quantificação de Na e K em amostras em bebidas isotônicas
	
	Análise de composição nutricional de novo alimento enriquecido com cálcio.
	
Estudo de caso:
Você trabalha como supervisor de laboratório de análise química de alimentos, incluindo análises de composição centesimal. Recentemente, está treinando nova funcionária na realização de análise do conteúdo mineral fixo em alimentos por incineração (Determinação de cinzas em alimentos). 
Na entrega do primeiro relatório de análise, os resultados de cinzas foram negativos. Sabendo que as balanças do laboratório são constantemente calibradas, você recomenda que a analista repita o procedimento. Nesse momento, você salienta sobre a importância do uso de cadinhos devidamente calcinados e pesados adequadamente. Cuidados descritos no POP da análise em questão.
Em um segundo retorno, os laudos de análise possuem dados muito elevados com relação ao valor esperado para aquele tipo de amostra. Você questiona a analista e o seguinte relato é feito: “Considerando que os minerais são constituintes minoritários na amostra, a quantidade de amostra para a análise foi aumentada.” A primeira suspeita são erros de interpretação das pesagens e cálculo. Porém, com os cálculos estão corretos.
Responda:
1) Quais os possíveis erros cometidos durante o primeiro momento da análise? Por que eles geram resultados negativos na análise de cinzas?
2) No segundo momento, o resultado pode estar superestimado? Por quê? Qual deveria ser a próxima pergunta do supervisor? E qual a nova instrução ao funcionário(a)?

Outros materiais