Buscar

Simulado de O Contexto Socioeducacional Na Perspectiva Da Inclusao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado de O Contexto Socioeducacional Na Perspectiva Da Inclusao
Simulado MjY5MDk4MTg4MjIxNTg4OTYwMDQy
Realizado em 08/05/2020 14:22
Aluno(a) SHIRLEY DE MOURA ARAÚJO
Parte superior do formulário
Questão 225 de O Contexto Socioeducacional Na Perspectiva Da Inclusao
1ª) Para Barbosa (2005) a cultura também “poderia ser o mais eficiente caminho para estimular a consciência cultural do indivíduo, começando pelo reconhecimento e apreciação da cultura local”. Essa afirmação nos leva a refletir sobre as dimensões da vida social e a produção de novos conhecimentos que geram a renovação das práticas culturais, nos espaços de aprendizagem formal e informal. Pensando os espaços educativos também como espaço para a construção da cultura, analise criteriosamente as afirmações abaixo: I - Nos dias de hoje a produção do conhecimento via processo educativo não reflete as características e singularidades de cada aluno. II - A escola atual não é o espaço para uma construção cultural mesclada pela diversidade humana. Os professores ainda desconhecem essa questão. III - A produção de cultura está associada a um contexto de inclusão, em que há a integração e a participação de todos em um processo dinâmico, enriquecido através do diálogo e das trocas. IV - A cultura passa por transformações de geração a geração, construindo a história humana. V - A cultura é o resultado das diferenciadas posturas, idéias, valores e crenças do indivíduo que nela está imerso. Tendo em vista as considerações sobe os objetivos, assinale a (as) assertiva (as) correta (s):
I, II e III
I, III e IV
I, II, III e V
III, IV e V
Nenhuma das Alternativas
Questão 224 de O Contexto Socioeducacional Na Perspectiva Da Inclusao
2ª) escolas e classes de educação bilíngue, abertas a alunos surdos e ouvintes, com professores bilíngues, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental; II – escolas bilíngues ou escolas comuns da rede regular de ensino, abertas a alunos surdos e ouvintes, para os anos finais do ensino fundamental, ensino médio ou educação profissional, com docentes das diferentes áreas do conhecimento, cientes da singularidade Lingüística dos alunos surdos, bem como com a presença de tradutores e intérpretes de Libras/Língua Portuguesa. Este é um trecho de uma Lei referente: I - À Garantia do Direito à Educação das Pessoas Surdas ou com Deficiência Auditiva. II - Ao Artigo 23 do DECRETO Nº 5. 626. III - A organização das pessoas surdas ou com deficiência auditiva. IV - As Instituições Federais de Ensino responsáveis pela Educação Básica V - A formação do professor bilíngue VI - A formação do tradutor e intérprete de Libras/Língua Portuguesa. Assinale a (as) assertiva (as) correta (s), tendo em vista os estudos sobre a Legislação para o ensino de LIBRAS:
I, II e III
I, III e IV
I, II, III e V
I, II, IV e V
Nenhuma das Alternativas
Questão 229 de O Contexto Socioeducacional Na Perspectiva Da Inclusao
3ª) “Ações que valorizem as diferentes etnias e culturas devem, sim, fazer parte do dia-a-dia de todos os colégios. Mas isso não é tudo. É preciso que os alunos aprendam a repudiar todo e qualquer tipo de discriminação, seja ela baseada em diferenças de cultura, raça, classe social, nacionalidade, idade ou preferência sexual, entre outras tantas. A Pluralidade Cultural é uma área do conhecimento. Esta é a fala de Conceição Aparecida de Jesus, uma das autoras dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª série. Isso reflete o papel da escola como espaço para a luta contra o preconceito. Seguindo essa ótica vejamos as seguintes considerações: I - A discriminação afeta a auto-estima do estudante. Isso se reflete no aprendizado, mas no Brasil ainda não chega a ser uma das causas da evasão. II - Se a construção da auto-imagem do jovem em nosso país prevê que o negro se sinta submisso e o branco, superior, sempre haverá problemas para a sociedade como um todo, e a escola deve ficar isenta dessa responsabilidade deixando essa questão para os movimento sociais. III - Práticas pedagógicas, envolvendo os alunos nesses temas necessários de serem trabalhados, dificultam a aceitação e reconhecimento do diferente, e não consegue afastar o fantasma do preconceito e formar jovens mais tolerantes. IV - No espaço da escola dificilmente nasce a compreensão da realidade diversa da sociedade e os princípios da inclusão. Os ambientes educacionais não são flexíveis e sensíveis às necessidades singulares de cada aluno. VI - Na educação da criança é mais difícil ainda iniciar o aprendizado sobre o entendimento das diferenças, o respeito e o apoio, na promoção da harmonia na diversidade humana. Mediante a análise das afirmações assinale a (as) assertiva (as) correta (s):
I, II e V
I, IV e V
I, II, III e V
I, II, IV e V
Nenhuma das Alternativas
Questão 226 de O Contexto Socioeducacional Na Perspectiva Da Inclusao
4ª) “A presente Declaração Universal dos Diretos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição”. Este é um trecho da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Analise e aponte as afirmações que realmente contemplam o se humano na garantia dos seus direitos. I - Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. II - Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas. III - Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. Gozam de iguais direitos em relação ao casamento, sua duração e sua dissolução. Exceto aos homossexuais. IV - Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação. V - Ninguém será sujeito a interferências na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataques à sua honra e reputação. Toda pessoa tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.
I, II, IV e V
I, II e IV
II, III e IV
II,III, IV e V
Nenhuma das Alternativas
Questão 233 de O Contexto Socioeducacional Na Perspectiva Da Inclusao
5ª) “A integração de crianças com deficiências deverá fazer parte dos planos nacionais de educação para todos, a educação de todas as pessoas, de todas as regiões do país e de qualquer condição econômica, tanto nas escolas públicas como nas particulares” (DECLARAÇÃO DE SALAMANCA, 1994, p. 25). A referida Declaração tem papel de destaque nos avanços ocorridos a partir das discussões que ampliaram os olhares dos educadores, conscientizando-os para buscarem caminhos e soluções, integrando os indivíduos com deficiências no ensino regular, de forma a incluí-los na escola, na sociedade como um todo. Reflita sobre as afirmações abaixo tendo como base na Declaração apresentada e aponte a (as) assertiva (as) correta (s): I - A partir da proposta dessa Declaração, somam-se esforços que têm percorrido um longo caminho no sentido de um atendimento mais humano e mais inclusivo para os educandos com necessidades especiais. II - Embora a passos lentos os avanços ocorrem como no caso da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Na Lei n°9394/96 a Educação Especial passa a ser tratada como modalidade de educação.III - A Educação Inclusiva também significa a modificação da sociedade para atender as pessoas com necessidades especiais em busca do seu desenvolvimento e exercício de sua cidadania e abarca tanto a postura da escola e dos educadores em geral. IV - Tendo em vista a ampliação da educação para todos, com condições igualitárias ao alcance do educando, na década de 1990 ocorrem eventos que garantem avanços também para a Educação Especial. V - As determinações e eventos a partir da Declaração de Salamanca demarcam novos rumos e estratégias na luta contra a exclusão e a busca pela integração dos alunos com necessidades especiais no âmbito do ensino regular. Porém isso ocorre somente fora do Brasil, em países mais desenvolvidos.
I, II e V
I, IV e V
I, II, III e IV
II,III, IV e V
Nenhuma das Alternativas
Questão 232 de O Contexto Socioeducacional Na Perspectiva Da Inclusao
6ª) O ensino de LIBRAS tem uma estrutura legal que dá suporte a disseminação da língua de sinais em amparo a comunidade dos surdos, ampliando os direitos e as possibilidades de inclusão em todos os aspectos. Assim, a Lei Nº 10.436, de 24 de Abril 2002, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, com algumas determinações. Analise-as e aponte a (as) assertiva (as) correta (s): I - Art. 2º - Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil. II - Art. 4º Somente o sistema educacional federal deve garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, conforme legislação vigente. III - Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. IV - Art. 3º As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor. V - Parágrafo único. A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.
I, III, IV e V
I, II e IV
I, III e IV
II,III, IV e V
Nenhuma das Alternativas
Questão 230 de O Contexto Socioeducacional Na Perspectiva Da Inclusao
7ª) “Diversidade sempre, desde a Educação Infantil. Valorizar diferentes raças e gêneros e pessoas com deficiência é trabalho para todo dia. Materiais adequados são um bom aliado nessa tarefa. Preconceitos, rótulos, discriminação. É inevitável: desde muito cedo, os pequenos entram em contato com esses discursos negativos. Para que eles saibam lidar com a diferença com sensibilidade e equilíbrio, é preciso que tenham familiaridade com a diversidade - e não apenas em projetos com duração definida ou em datas comemorativas, como ainda é habitual em vários lugares”. Este é um trecho de uma matéria publicada na Revista Nova Escola por Ana Rita Martins (www.revistaescola.abril.com.br). Encontre nas afirmações abaixo, considerações relacionadas a esse texto. I - A escola reúne no seu espaço o encontro das diferentes presenças. É uma instituição que abriga inúmeros elementos pela situação de diversidade que se encontra: é um ambiente marcado por símbolos, rituais, crenças, culturas e valores diversos. II - Na educação da criança, deve-se prolongar o máximo possível o aprendizado sobre o entendimento das diferenças, o respeito e o apoio, na promoção da harmonia na diversidade humana, pois a criança ainda está imatura para essas questões. III - A escola deve ser o espaço democrático para o diálogo, as discussões e as trocas no sentido de buscar solução e condições cada vez melhores para promover a inclusão. No entanto não convém que as crianças participem, para não serem influenciadas precocemente. IV - O espaço escolar possui ricas possibilidades de promover o encontro dos diferentes, na valorização do potencial e da capacidade de cada aluno, de cada criança, favorecendo o exercício da conscientização e da cidadania, e assim possibilitando a inclusão. V - O espaço educativo escolar evidencia que cada indivíduo possui suas singularidades como pessoa humana. Na relação entre alunos e educadores existe também essa diversidade. Com base nas análises das considerações acima aponte a (as) assertiva (as) correta (s):
I, II e V
III, IV e V
I, IV e V
I,II, V e V
Nenhuma das Alternativas
Certo
Certo
Questão 231 de O Contexto Socioeducacional Na Perspectiva Da Inclusao
8ª) "A escola é um espaço privilegiado para aprender a resolver conflitos e conviver com a diferença. A escola não é uma ilha, e entre alunos e professores estão presentes as mesmas relações de uma sociedade que estimula o individualismo e vê a solidariedade como se fosse um favor e a tolerância como covardia. A nós, educadores, usualmente defensivos, cabe uma posição mais consciente e deliberada contra essa cultura de agressividade, começando por identificar e combater atitudes que comprometem o convívio escolar e envenenam a vida social. O preconceito não é só coisa de grupos sectários, como skinheads, pois surge, às vezes, da tola pretensão de valorizar a si mesmo ao depreciar diferentes escolhas religiosas, estéticas, desportivas ou musicais. Ele pode se manifestar, às vezes, disfarçado de humor, como na humilhação - ou bullying - de um estudante por seu sotaque regional ou pela forma como se veste”. Este é um trecho de uma matéria publicada na Revista Nova Escola por Luis Carlos de Menezes/2008. Reflita sobre a postura da escola e do professor frente a questão das diferenças e aponte as considerações pertinentes ao assunto: I - Muitas formas de intolerância resultam de visões e superstições presentes nas relações familiares e afetivas e de valores disseminados na sociedade. Em oposição a isso, a escola deve estimular crianças e jovens a identificá-las em piadas, notícias, torcidas esportivas, filmes de ação e novelas e discutir suas origens sociais e históricas. II - A escola é um espaço de diversidade privilegiado para aprender a resolver conflitos e saborear a graça do convívio com a diferença. É assim que ela combate os preconceitos. III - A resistência da escola em realizar mudanças e transformações, gera verdadeiros entraves a consolidação do processo inclusivo, ao estabelecer categorias das pessoas por suas diferenças sociais, econômicas, psíquicas, físicas, culturais, religiosas, raciais, ideológicas e de gênero. IV - Os grupos culturais e étnicos trazem à tona questionamentos, indagações e até mesmo limitações aos educadores mediante à dinâmica interna da escola. O professor em sua maioria tem grandes barreiras e não consegue lidar com essa problemática e a escola não oferece suporte para trabalhar o reconhecimento da diferença e a construção da igualdade. V - Frente a essas questões a escola enfrenta atualmente a pluralidade de culturas, na tentativa de reconhecer os diferentes sujeitos socioculturais que a frequentam, dando voz a manifestação e valorização das diferenças.
I, II e V
I, II e IV
I, II, III e V
II,III, IV e V
Nenhuma das Alternativas
Questão 228 de O Contexto Socioeducacional Na Perspectiva Da Inclusao
9ª) Para Moreira e Candau (2005), “a escola é uma instituição construída historicamente no contexto da modernidade, considerada como mediação privilegiada para desenvolver uma função social fundamental: transmitir cultura, oferecer às novas gerações o que de mais significativo culturalmente produziu a humanidade. Essa afirmação suscita várias questões: Que entendemos por produções culturais significativas? Quem define os aspectos da cultura,das diferentes culturas que devem fazer parte dos conteúdos escolares? Como se têm dado as mudanças e transformações nessas seleções? Quais os aspectos que têm exercido maior influência nesses processos? Como se configuram em cada contexto concreto?” (p. 41). Tomando como base as questões levantadas pelas autoras, analise e reflita sobre as afirmações e assinale as que considera pertinentes. I - O processo educativo abrange as relações entre escola e cultura e insere a educação na cultura da humanidade, situando-a no momento histórico em que se encontra. A escola como instituição cultural, abriga todo tipo de diversidade em um processo contínuo e complexo de inclusão. II - A escola como espaço formador não tem dado conta das diversidades apresentadas, ou por falta de uma estrutura pedagógica, ou por falta de condições físicas devido a falta de verba do governo. III - A escola nesse contexto reconfigura-se em forma de tensões e conflitos sinalizando os desafios do mundo atual em um cenário de fragilidades e incertezas. Um espaço marcado por conflitos e diálogo entre diferentes culturas. IV - Frente a essas questões a escola enfrenta atualmente a pluralidade de culturas, na tentativa de reconhecer os diferentes sujeitos socioculturais que a frequentam, dando voz a manifestação e valorização das diferenças. V - Sempre voltada a homogeneização e a padronização, a escola não está acostumada a lidar com as diferenças. A diversidade das culturas e a pluralidade religiosa tem sido o grande desafio da escola hoje.
I, II, III, e IV
I, II e IV
I, III e IV
II,III, IV e V
Nenhuma das Alternativas
Questão 227 de O Contexto Socioeducacional Na Perspectiva Da Inclusao
10ª) A Pluralidade Cultural é conteúdo importante do currículo da Escola Gappe, em Campo Grande. "Ao entrar em contato com a diversidade, os estudantes aprendem a respeitá-la", justifica Stael Gutierrez, coordenadora de Educação Infantil e 1º série. Por isso, um dos objetivos é fazer com que os alunos conheçam índios e imigrantes que habitam a cidade. Dentro desse espírito, a professora Élida Souza desenvolveu com a classe de 4 anos o projeto Crianças de Todo o Mundo. "Trouxemos vários estrangeiros para mostrar um pouco da cultura de seus países." Gente que nasceu na Escócia, na França, no Japão e no Paraguai foi até a sala de aula. Elina Souza, assessora de Língua Portuguesa da Gappe, integra a grande colônia paraguaia na capital sul-matogrossense. "Esse povo exerce enorme influência na nossa cultura", enfatiza Stael. Como todos os outros visitantes, ela levou roupas e objetos típicos para mostrar às crianças, fotos de locais turísticos e a receita de um prato, que foi preparado e saboreado e ensinou uma música e uma dança. O texto acima relata experiências em uma escola publicadas na Revista Nova Escola/2011. Faz-nos refletir sobre o papel da escola frente ao respeito às diferenças. Analise e considere as afirmações que reforçam essa ideia. I - A escola deve ser o espaço democrático para o diálogo, as discussões e as trocas no sentido de buscar solução e condições cada vez melhores para promover a inclusão e o respeito às diferenças. II - A escola além de sua função social e política, e do compromisso com a transmissão dos conhecimentos historicamente acumulados e colaborar com a formação das novas gerações, deve superar essa visão, e abarcar atitudes de equalizadora das diferenças e desigualdades. III - A educação é um instrumento que pode aparar ou minimizar as posturas preconceituosas e discriminatórias, levando em conta as especificidades que constituem a diversidade cultural. IV - É característico da modernidade o descaso e desrespeito pela diferença. As diferenças na verdade, devem ser enaltecidas, em um contexto de igualdades, em que as diferenças nem sempre trazem o aspecto de inferiorização. V - O engajamento das lutas pelo direito e pelo reconhecimento das diferenças precisa estar articulado com reais formas de promoção do ser humano no interior de sua história, por meio principalmente da boa vontade dos políticos.
I, II, III, e IV
I, II e IV
I, III e IV
II,III, IV e V
Nenhuma das Alternativas
Simulado de O Contexto Socioeducacional Na 
Perspectiva Da Inclusao
 
Simulado
 
MjY5MDk4MTg4MjIxNTg4OTYwMDQy
 
Realizado em
 
08/05/2020 14:22
 
Aluno(a)
 
SHIRLEY DE MOURA ARAÚJO
 
Questão 225 de O Contexto Socioeducacional
 
Na 
Perspectiva Da Inclusao
 
1Ş)
 
Para Barbosa (2005) a cultura também “poderia ser o 
mais eficiente caminho para estimular a conscięncia 
cultural do indivíduo, começando pelo reconhecimento e 
apreciaçăo da cultura local”. Essa afirmaçăo nos leva a 
refletir sobre as dimensőes da vida soci
al e a produçăo 
de novos conhecimentos que geram a renovaçăo das 
práticas culturais, nos espaços de aprendizagem formal 
e informal. Pensando os espaços educativos também 
como espaço para a construçăo da cultura, analise 
criteriosamente as afirmaçőes abaixo
: I 
-
 
Nos dias de 
hoje a produçăo do conhecimento via processo 
educativo năo reflete as características e singularidades 
de cada aluno. II 
-
 
A escola atual năo é o espaço para 
uma construçăo cultural mesclada pela diversidade 
humana. Os professores ainda d
esconhecem essa 
questăo. III 
-
 
A produçăo de cultura está associada a um 
contexto de inclusăo, em que há a integraçăo e a 
participaçăo de todos em um processo dinâmico, 
enriquecido através do diálogo e das trocas. IV 
-
 
A 
cultura passa por transformaçőes de
 
geraçăo a geraçăo, 
construindo a história humana. V 
-
 
A cultura é o 
resultado das diferenciadas posturas, idéias, valores e 
crenças do indivíduo que nela está imerso. Tendo em 
vista as consideraçőes sobe os objetivos, assinale a (as) 
assertiva (as) corret
a (s):
 
I, II e III
 
I, III e IV
 
I, II, III e V
 
III, IV e V
 
Nenhuma das Alternativas
 
Questão 224 de O Contexto Socioeducacional Na 
Perspectiva Da Inclusao
 
2ª) escolas e classes de educação bilíngue, abertas a 
alunos surdos e ouvintes, com professores bi
língues, na 
educação infantil e nos anos iniciais do ensino 
fundamental; II 
–
 
escolas bilíngues ou escolas comuns 
da rede regular de ensino, abertas a alunos surdos e 
ouvintes, para os anos finais do ensino fundamental, 
ensino médio ou educação profissiona
l, com docentes 
das diferentes áreas do conhecimento, cientes da 
singularidade Lingüística dos alunos surdos, bem como 
com a presença de tradutores e intérpretes de 
Libras/Língua Portuguesa. Este é um trecho de uma Lei 
referente: I 
-
 
À Garantia do Direito 
à Educação das 
Pessoas Surdas ou com Deficiência Auditiva. II 
-
 
Ao 
Artigo 23 do DECRETO Nº 5. 626. III 
-
 
A organização 
das pessoas surdas ou com deficiência auditiva. IV 
-
 
As 
Instituições Federais de Ensino responsáveis pela 
Educação Básica V 
-
 
A formação 
do professor bilíngue 
VI 
-
 
A formação do tradutor e intérprete de Libras/Língua 
Portuguesa. Assinale a (as) assertiva (as) correta (s), 
tendo em vista os estudos sobre a Legislação para o 
ensino de LIBRAS:
 
I, II e III
 
I, III e IV
 
I, II, III e V
 
I, II, 
IV e V
 
Nenhuma das Alternativas
 
Questão 229 de O Contexto Socioeducacional Na 
Perspectiva Da Inclusao
 
3ª)
 
“Ações que valorizem as diferentes etnias e culturas 
devem, sim, fazer parte do dia
-
a
-
dia de todos os 
colégios. Mas isso não é tudo. É preciso que os alunos 
aprendam a repudiar todo e qualquer tipo de 
discriminação, seja ela baseada em diferenças de 
cultu
ra, raça, classe social, nacionalidade, idade ou 
preferência sexual, entre outras tantas. A Pluralidade 
Cultural é uma área do conhecimento. Esta é a fala de 
Conceição Aparecida de Jesus, uma das autoras dos 
Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª sér
ie. Isso 
reflete o papel da escola como espaço para a luta contra 
o preconceito. Seguindo essa ótica vejamos as seguintes 
considerações: I 
-
 
A discriminação afeta a auto
-
estima do 
estudante. Isso se reflete no aprendizado, mas no Brasil 
ainda não chega a s
er uma das causas da evasão. II 
-
 
Se a construção da auto
-
imagem do jovem emnosso 
país prevê que o negro se sinta submisso e o branco, 
superior, sempre haverá problemas para a sociedade 
como um todo, e a escola deve ficar isenta dessa 
responsabilidade dei
xando essa questão para os 
movimento sociais. III 
-
 
Práticas pedagógicas, 
envolvendo os alunos nesses temas necessários de 
serem trabalhados, dificultam a aceitação e 
reconhecimento do diferente, e não consegue afastar o 
fantasma do preconceito e formar jo
vens mais tolerantes. 
IV 
-
 
No espaço da escola dificilmente nasce a 
compreensão da realidade diversa da sociedade e os 
princípios da inclusão. Os ambientes educacionais não 
são flexíveis e sensíveis às necessidades singulares de 
cada aluno. VI 
-
 
Na educaçã
o da criança é mais difícil 
ainda iniciar o aprendizado sobre o entendimento das 
diferenças, o respeito e o apoio, na promoção da 
harmonia na diversidade humana. Mediante a análise 
das afirmações assinale a (as) assertiva (as) correta (s):
 
I, II e V
 
I, I
V e V
 
I, II, III e V
 
I, II, IV e V
 
Nenhuma das Alternativas
 
Questão 226 de O Contexto Socioeducacional Na 
Perspectiva Da Inclusao
 
4ª)
 
“A presente Declaração Universal dos Diretos 
Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos 
os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada 
indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em 
mente esta Declaração, se esforce, através do ensi
no e 
da educação, por promover o respeito a esses direitos e 
liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de 
caráter nacional e internacional, por assegurar o seu 
reconhecimento e a sua observância universais e 
efetivos, tanto entre os povos dos próp
rios Estados
-
Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua 
jurisdição”. Este é um trecho da Declaração Universal 
dos Direitos Humanos. Analise e aponte as afirmações

Outros materiais