Buscar

teste 02

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	A família é responsável por um processo de socialização secundária.
	
	
	Há apenas duas ciências sociais básicas - Antropologia e Sociologia. A Antropologia estuda as diferentes culturas no mundo. Já a Sociologia estuda as relações estabelecidas entre os homens por meio das instituições sociais (escola, família, Estado, sindicato, empresa).
	
	
	O homem é um ser social, sendo o processo de socialização inato. Ou seja, para se tornar um ser social o homem não precisa entrar em contato com outros homens.
	
	
	O ser humano aprende a cultura de sua época, de seu lugar através de um processo de socialização.
	
	
	A educação formal e informal é fundamental para a socialização do homem. Todavia, a importância da educação formal se sobrepõe àquela da educação informal, podendo até mesmo substituí-la.
	
Explicação:
O ser humano aprende a cultura de sua época, de seu lugar através de um processo de socialização.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O processo da industrialização e a expansão das cidades influenciaram, em muito, o desenvolvimento do sistema educacional. Até as primeiras décadas do século XIX, a maioria da população não tinha acesso a nenhum tipo de educação escolar. Porém, com a rápida expansão da economia industrial, houve uma enorme demanda de um ensino especializado capaz de formar uma mão de obra instruída (GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 396). De acordo com as informações do texto acima, podemos concluir que:
	
	
	
	Os hábitos sociais e as experiências práticas do trabalho não são conteúdos tratados pela educação escolar.
	
	
	O processo de industrialização e de desenvolvimento do sistema capitalista impediu a expansão escolar.
	
	
	A expansão escolar está associada a demandas colocadas pela vida nas cidades e pelas novas formas de organização do trabalho.
	
	
	Os saberes escolares vieram substituir outras formas de saber, construídos na família e na comunidade como um todo.
	
	
	O fenômeno da industrialização não interferiu no papel da escola, pois o treinamento da mão de obra especializada é uma prerrogativa das diferentes categorias profissionais.
	
Explicação:
A revolução industrial (sec. XIX) provocou intensa migração do campo para a cidade e consequente processo de mudanças sociais e econômicas, houve também a necessidade de expansão escolar e como destaca Baliero (2014: p, 16) ¿nessa mesma época (...) houve um processo de revitalização da universidade (...) configurando-se a disciplinarização e a profissionalização do conhecimento.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A Sociologia e as outras ciências têm em comum:
	
	
	
	Ideologias e fatos sociais.
	
	
	Realidades sociais e ostracismo.
	
	
	Estratégias metodológicas e problemas.
	
	
	Ideologias e desigualdades sociais.
	
	
	Campo de estudo claramente definido e recursos metodológicos delimitados.
	
Explicação: A sociologia não é a única ciência a pesquisar o homem em sociedade, outras áreas do conhecimento humano também se voltam para a compreensão do homem entre a história, a psicologia social, a economia e outras. O que essas ciências possuem em comum são as estratégias metodológicas e os problemas.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Para Auguste Comte, criador da doutrina positivista, se existiam as leis da Física, da Química, da Biologia, por que não aceitar a existência das leis da sociedade, cuja compreensão caberia a Sociologia ou Física Social? Esta visão das Ciências Sociais, apoiada na metodologia de trabalho das chamadas ciências exatas e da natureza levaria Comte a elaborar a Lei dos Três Estados, segundo a qual a humanidade evoluiria a partir dos seguintes estados:
	
	
	
	teológico, metafísico e positivo.
	
	
	teocêntrico, geocêntrico e antropocêntrico.
	
	
	primitivo, medievo e moderno.
	
	
	paleolítico, mesolítico e neolítico.
	
	
	horda, grupo e civilização.
	
Explicação:
teológico, metafísico e positivo.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A Sociologia surge no século XIX e absorvem toda a ideologia inerente à desta época. O pensamento dos primeiros estudiosos é marcado pela influência das :
	
	
	
	Revoluções do Proletariado e Industrial.
	
	
	Revoluções Francesa e Digital.
	
	
	Revoluções Burguesa e Industrial.
	
	
	Revoluções Francesa e Industrial.
	
	
	Revoluções Russa e Industrial.
	
Explicação:
A sociologia, como ciência, estudada por Augusto Comte no século XIX foi influenciada pelo cenário intelectual, social e político  em  meados do século XVIII, tais como  a  Revolução Francesa e a  Revolução  Industrial  na Inglaterra. Os primeiros estudiosos da Sociologia, também, foram influenciados pela ideologia destes movimentos da história.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Para Auguste Comte, seria natural que a sociedade, em toda parte, evoluísse da mesma maneira e no mesmo sentido, resultando daí que a humanidade em geral caminha para um mesmo tipo de sociedade, mais avançada. De tais ideias surgiu a classificação das sociedades, denominada a Lei dos Três Estados, na qual as sociedades passariam por estágios de evolução. Esses estágios  partiriam de concepções místicas, construções teóricas de natureza filosófica e deliberações pautadas na ciência, que seriam respectivamente:
	
	
	
	Metafísico, Positivo e  Teológico.
	
	
	Teológico, Positivo e Metafísico.
	
	
	Teológico, Metafísico e Positivo.
	
	
	Positivo, Metafísico e Teológico.
	
	
	Positivo , Teológico  e  Metafísico.
	
Explicação:
A teoria positivista de Augusto Comte propunha a Lei dos Três Estados e , segundo Japiassu e Marcondes (1996), considerava três etapas: a teológica, a  metafísica e a positiva. As  chamadas ciências positivas  surgem apenas quando a humanidade atinge a terceira etapa que é pautada nas verdades deliberadas pela ciência.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		¿Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, o opressor e o oprimido permaneceram em constante oposição um ao outro, levada a efeito numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou, cada vez, ou pela reconstituição revolucionária de toda a sociedade ou pela destruição das classes em conflito¿ (Manifesto Comunista) De acordo com o que foi defendido no Manifesto Comunista de 1848, Marx e Engels propunham que o motor da História da humanidade era:
	
	
	
	a evolução material da sociedade.
	
	
	a predestinação divina.
	
	
	as ideias desenvolvidas pelos homens.
	
	
	a luta de classes.
	
	
	desenvolvimento das forças produtivas.
	
Explicação:
a luta de classes.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A Sociologia surgiu como uma ciência social que tomava as ciências naturais como modelo. Os princípios de objetividade e neutralidade científicas do Positivismo são uma expressão disso. No entanto, as Ciências Humanas e Sociais se diferem das Ciências Naturais.
Nesse sentido podemos afirmar:
I. O objeto de estudo das Ciências Sociais é complexo e inconstante, os fenômenos sociais variam no tempo e no espaço.
II. Há uma estreita relação entre sujeito-objeto nas Ciências Sociais posto que os cientistas sociais estão estudando fenômenos humanos e, dessa forma, o pesquisador é também objeto de estudo.
III. O pesquisador nas Ciências Sociais pode ser igualmente neutro ao desenvolver seu trabalho pois como pesquisador não sofre influência social ou cultural qualquer.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	
	As alternativas I e II estãocorretas
	
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	
	Todas as alternativas estão corretas

Continue navegando