Buscar

REO 5

Prévia do material em texto

Claudinei junior coutinho Correa ---- 202010459 -- CLEBER PAULO ANDRADA ANCONI (13A) –Atividade REO 5...
1) Como foi estabelecido o Prêmio Nobel? Qual foi a grande invenção de Alfred Nobel? Por que demorou um certo tempo até a primeira premiação (Nobel)? 
RESPOSTA: sueco Alfred Bernhard Nobel (1833-1896), ficou milionário com a invenção da dinamite pediu em testamento que a renda de sua fortuna fosse usada para premiar 'aqueles que, no ano anterior, tivessem conferido maior benefício à humanidade'. Cinco anos após sua morte, a fundação que administra seus bens criou o prêmio que leva seu nome.
2) Qual foi o primeiro Químico a receber o prêmio Nobel? Qual foi sua contribuição?
RESPOSTA: Jacobus Henricus van 't Hoff foi o primeiro a receber o premio nobel em 1901 por sua descoberta das leis da dinâmica química e pressão osmótica nas soluções
3) Qual foi a ideia espacial desenvolvida por van’t Hoff, em relação ao carbono?
RESPOSTA: Le Bel e van’t Hoff diziam que o carbono quando estiver ligado a outros quatro átomos, ele será considerado tetraédrico
4) Qual foi a ideia de Alfred Werner sobre a formação de compostos de coordenação? 
RESPOSTA: a ideia foi o centros metálicos estão circunvizinhados por grupos, chamados de ligantes. Os tipos de grupos que podem circunvizinhar um átomo metálico ou um cátion são de natureza variável, podendo ser ânions ou moléculas neutras.
5) Por qual motivo Arrhenius foi agraciado com o Nobel? Em qual ano? 
RESPOSTA: Svante August Arrhenius (químico sueco) Recebeu o Nobel de Química de 1903 em reconhecimento dos serviços extraordinários concedidos ao avanço da Química pela sua teoria “electrolítica da dissociação".
6) Por qual formulação Nernst ficou conhecido? Qual foi a motivação de sua premiação Nobel? 
RESPOSTA: Walther Nernst Trabalhou nos campos da eletroquímica, termodinâmica, química do estado sólido e fotoquímica. As suas descobertas incluem a equação de Nernst. a equação de Nernst é a relação quantitativa que permite calcular a força eletromotriz de uma pilha para concentrações de íons diferentes de uma unidade. Também usado para cálculos em titulação de oxidação-redução. Nernst também Desenvolveu o chamado "teorema do calor", segundo o qual a entropia de uma matéria tende a anular-se quando sua temperatura se aproxima do zero absoluto, constituindo a terceira lei da termodinâmica
7) Por qual contribuição Fritz Haber foi agraciado com o Nobel? Em que ano? Qual é a importância de seu trabalho no contexto atual? 
RESPOSTA: Fritz Haber foi um químico alemão, laureado com o Nobel de Química de 1918, pela descoberta da síntese do amoníaco, importante para fertilizantes e explosivos
8) Quais cientistas foram agraciados pela descoberta da radioatividade? Que ano ocorreu? Foi prêmio de Física ou Química?
RESPOSTA: Em 1895, o cientista alemão Wilhelm K. descobriu de modo acidental a existência dos raios X, que receberam esse nome por ainda serem muito misteriosos. Ele fez vários testes e descobriu que era possível sensibilizar uma chapa fotográfica com os raios X. Tanto que foi possível que ele visse a impressão dos ossos de sua mão e de sua aliança.
Antoine Henri Becquerel (1852-1908) também passou a trabalhar com materiais fluorescentes, para descobrir se eles também emitiam raios X. Porém, o que ele acabou descobrindo, em 1896, foi que os minérios com os quais ele estava trabalhando, que eram o sulfato duplo de potássio e a uralina di-hidratada (K2UO2(SO4)2 . 2 H2O), conseguiam impressionar um filme fotográfico na ausência de luz solar, sem precisar estar fluorescente. Portanto, ele concluiu que essa propriedade não era equivalente aos raios X de Röentgen.
Com a ajuda dos cientistas Pierre Curie (1859-1906) e sua esposa Marie Curie (1867-1934), Becquerel descobriu que essa propriedade era característica não só da uralina, mas de todos os compostos que tinham em sua constituição o elemento urânio. Dessa forma, soube-se que o urânio era um elemento que espontaneamente emite radiação. E foi dada a essa propriedade a denominação radioatividade.
Esse mesmo casal estudou incessantemente as propriedades da radioatividade e juntos acabaram por descobrir outros elementos muito mais radioativos que o urânio. Esses elementos são o polônio e o rádio.
9) Qual contribuição publicada em 1916 por Lewis ainda é empregada atualmente?
RESPOSTA: Em 1916, Lewis publicou seu artigo seminal. Neste, sugeria que a ligação química era um par de elétrons compartilhado ou realizada em conjunto por dois átomos. ... Tal teoria foi logo aceita como sendo a Teoria de Langmuir-Lewis, um dos conceitos mais fundamentais na história da química. E sabemos que utilizamos isso ate hoje.
10) Cite a obra fundamental em livro de Linus Pauling?
RESPOSTA: livro de texto The Nature of the Chemical Bond, publicado em 1939. Falam sobre  a natureza da ligação química, suas contribuições, o diagrama de Linus Pauling, é vastamente utilizado em livros didáticos. Por meio do diagrama é possível realizar a distribuição dos elétrons pelos subníveis da eletrosfera. Os subníveis estão em ordem crescente de energia. O diagrama de Pauling é um ótimo auxiliar na distribuição dos elétrons pelos subníveis da eletrosfera.
11) Pauling foi agraciado com Prêmio Nobel da Paz. Explique essa premiação.
RESPOSTA: Pauling Foi premiado 2 vezes no premio Nobel o primeiro foi em 1954 por causa do seu trabalho relativo à natureza das ligações químicas. Também efetuou importantes contribuições relativas à determinação da estrutura de proteínas e cristais, sendo considerado um dos fundadores da Biologia Molecular. E o segundo Nobel da Paz de 1962, pela sua campanha contra os testes nucleares e é a única personalidade a ter recebido dois Prémios Nobel não compartilhados. As outras personalidades que receberam dois Prémios Nobel foram Marie Curie (Física e Química), John Bardeen (ambos em Física)
12) Por qual contribuição Pauling recebeu o Nobel de Química? 
RESPOSTA: em 1954,recebeu o Nobel de Química pelo seu trabalho relativo à natureza das ligações químicas. E o segundo Nobel da Paz de 1962, pela sua campanha contra os testes nucleares
13) Cite pelo menos duas contribuições conceituais de Pauling empregadas ainda hoje. 
RESPOSTA: o diagrama de Linus Pauling, é vastamente utilizado em livros didáticos até hoje. Pauling contribuiu também, juntamente com outros investigadores, para o fabrico de anticorpos artificiais, e para um substituto do plasma sanguíneo.
14) O método de datação por carbono 14 foi desenvolvido por qual cientista? Esse foi agraciado? Por que esse método é importante? Explique seu formalismo. Qual seria um ponto inconveniente do método? 
RESPOSTA: A técnica do carbono-14 foi descoberta na década de 1940 por Willard Libby. Esse método e importante pois com a datação por carbono-14 é uma técnica que permite aos cientistas de diversas áreas do conhecimento determinar a idade de sedimentos, fósseis humanos ou vegetais, desde que contenha átomos de carbono em sua composição.
Funciona da seguinte maneira: O carbono 14 é formado a partir da colisão entre raios cósmicos e o nitrogênio 14, encontrando na atmosfera terrestre. O tempo de meia vida do carbono 14 (14C) é de 5730 anos. Isto significa que se um organismo morreu há 5730 anos terá a metade do conteúdo de 14C.
O tempo de meia vida de um elemento radioisótopo é o tempo necessário para que se desintegre a metade de sua massa, que pode ocorrer em segundos ou em bilhões de anos, dependendo do grau de intensidade do radioisótopo. Ou seja, se tivermos 200 g de massa de um elemento radioativo, cujo tempo de meia vida é de 10 anos, após esses 10 anos o elemento terá 100 g de massa. Assim sendo, a idade radiocarbono da amostra fóssil pode ser obtida comparando a radioatividade específica 14C/12C desta amostra. Nesse caso, quanto menor é a quantidade de carbono 14 encontrada na amostra mais antiga.
15) Do que se trata a difração de raios-X? Quais cientistas (pai e filho) foram agraciados com Nobel por seu uso e aplicação? Do que se trata a premiaçãode Dorothy Crowfoot-Hodgkin? Explique sua importância.
RESPOSTA: Difração de raios X é um fenômeno no qual os átomos de um cristal, em virtude de seu espaçamento uniforme, causam um padrão de interferência das ondas presentes em um feixe incidente de raios X. Em 1912, o físico alemão Von Laue sugeriu que, se os átomos apresentam uma estrutura cristalina (átomos organizados de forma a apresentarem periodicidade ao longo do espaço) e se os raios X eram ondas eletromagnéticas com comprimento de onda menor que os espaços interatômicos, então os núcleos atômicos que concentram a massa dos átomos poderiam difratar os raios X, formando franjas de difração. Quando Laue fez passar um feixe de raios X por uma amostra monocristalina e pôs um filme fotográfico após a amostra, o resultado foi que, após revelar o filme, ele apresentava pontos sensibilizados pelos raios X difratados. As experiências de Laue despertaram grande interesse nos físicos ingleses, W. H. Bragg e seu filho W. L. Bragg, que formularam, ainda em 1913, uma equação extremamente simples para prever os ângulos onde seriam encontrados os picos de intensidade máxima de difração. Assim, conhecendo-se as distâncias interatômicas, poderiam ser resolvidas os problemas envolvidos na determinação da estrutura cristalina. Dessa forma, os Bragg determinaram sua primeira estrutura, a do NaCl Transformando a difração de raios X na primeira ferramenta eficiente para determinar a estrutura atômica dos materiais, fazendo com que a técnica obtivesse rapidamente grande popularidade entre os institutos de pesquisa.
Dorothy Crowfoot Hodgkin: Dorothy avançou a técnica cristalografia de raios X, método utilizado para determinar estruturas tridimensionais de biomoléculas. Entre suas mais importantes descobertas está a estrutura da penicilina, que Ernst Boris Chain e Edward Abraham tinham presumido anteriormente e a estrutura da vitamina B12, pela qual ela se tornou a terceira mulher a ganhar o Nobel em Química de 1964.

Continue navegando