Buscar

Três Sociólogos Clássicos

Prévia do material em texto

Três Sociólogos Clássicos
 Émile Durkheim: Analisou interações sociais, estudou as estruturas da sociedade, identificou o pretexto de muitos conflitos, e, desta forma, determinou o objeto de estudo da sociologia.
 Sociólogo funcionalista, ou seja, definia a sociedade como um organismo vivo e compreendia a função do indivíduo em meio ao todo, formando assim a chamada corrente sociológica (ideologia que defende como valioso todo e qualquer fenômeno social).
 A sociedade é impregnada de fatos sociais, que ela mesma produz, para definir o comportamento, ações e emoções do indivíduo, isto é, a sociedade é que determina o indivíduo. Esses fatos sociais são sempre externos (a sociedade é quem produz), gerais (reconhecidos como ideais por todos), e coercitivos (o sujeito que não cumprir com os padrões impostos será punido de alguma forma).
 Curiosidade: Émile Durkheim definia o suicídio como um fato social e ainda o definia em 3 tipos: Anômico, egoísta e altruísta.
 Max Weber: É impossível estudar a sociedade sem levar em consideração os gostos e vontades de si mesmo.
 Somos nós, indivíduos com vontade própria, que modificam a sociedade, e não o contrário. Como tal, Max Weber definia as modificações do indivíduo na sociedade como ações sociais, sendo estas determinadas por sentimentos, costumes, objetivos, valores, religião, etc. 
 Definia o capitalismo como fruto da fé Protestante. Deste modo, as particularidades do capitalismo (trabalho árduo, disciplina, frugalidade) são uma subscrição dos valores impostos pelo Calvinismo.
 Karl Marx: A história é gerada pelo materialismo, sendo ele histórico e dialético. A maior prova de contraditoriedade do materialismo são as sequelas do capitalismo no mundo. O trabalhador braçal vende a sua força de trabalho por um preço irrisório, enquanto o grande empresário ganha exageradamente por fazer, talvez, até menos esforço do que os empregados. 
 Os seres humanos são os sujeitos da história e devem guiar as transformações tomando os meios de produção.
 “Até agora os filósofos se preocuparam em interpretar o mundo. O que importa é transforma-lo” Karl Marx.

Continue navegando