Buscar

Projeto E Praticas Educacionais- Formulario de atividades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROJETOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS II
FORMULÁRIO DA ATIVIDADE II
Aluno (a):Elizabeth Dias de Souza Seraphim
Polo: Nova Iguaçu - RJ
Nome do local selecionado: Biblioteca Parque Estadual
Link para acesso ao local selecionado: http://www.bibliotecasparque.rj.gov.br/
1º. MOMENTO – ATIVIDADE PEDAGÓGICA
Nessa etapa, após conhecer o lugar, o estudante deve refletir sobre o potencial pedagógico que o espaço visitado possui e propor uma atividade a ser desenvolvida lá ou a partir de lá. Relacione esta atividade com o seu curso de Licenciatura e um determinado conteúdo curricular da disciplina na Educação Básica.
	
	
ANO DE ESCOLARIDADE: 1° ano do ensino fundamental
TIPO DE ATIVIDADE: Contação de Histórias
OBJETIVO GERAL: Disseminar a magia das histórias da literatura infantil, com ludicidade, envolvendo e desenvolvendo o gosto, o prazer e o encantamento dos alunos pelo mundo mágico da leitura.
OBJETIVO ESPECÍFICOS : Identificar a importância da leitura com histórias infantis, juvenis, dos contos, dos causos, das fabulas, mitos, lendas, cordéis; Experimentar a leitura encantada e lúdica, saboreando pelo prazer de ouvir as histórias lidas e contadas; Envolver-se no mundo mágico da leitura, através de recursos atrativos, lúdicos e cativantes; Compreender o mundo mágico e imaginário da leitura como algo a ser descoberto, algo a alicerçar o conhecimento do mundo que nos cerca; Utilizar a leitura lúdica e a contação de histórias como algo favorável para o desenvolvimento da leitura com gosto e espontaneidade; Avaliar as diversas histórias lidas e contadas com ludicidade e encantamento, como algo necessário a alicerçar e a desenvolver o gosto e o prazer dos alunos pelo mundo mágico da leitura;
METODOLOGIA: Os alunos serão levados até a Biblioteca Infantil onde ocorrerá a Contação de Histórias e trabalhos na área de Linguagens (Língua Portuguesa e Artes).:
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado. Escuta atenta 
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário. Características da conversação espontânea 
(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma
 (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas. Apreciação estética/Estilo 
(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais. Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos. Oralidade Contagem de histórias 
(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.
(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.).
(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. 
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE: 
O Professor levará os alunos a conhecer a Biblioteca Parque Estadual. Ao chegarem na área Infantil da biblioteca com mediação da professora, ocorrerá a contação de histórias pré-selecionadas através de livros, fantoches, dedoches e avental de histórias. Após a contação serão distribuídos desenhos com relação as histórias contadas para que eles pintem. Num terceiro terá a distribuição de massinha e através dela recontarão as histórias ouvidas que mais gostaram. E num último momento eles escolherão a história que mais gostaram para o restante da turma, um de cada vez.
AVALIAÇÃO: 
 Serão avaliadas as capacidades de conhecimentos e compreensão dos alunos diante das histórias lidas e contadas, diante das informações identificadas interpretadas e/ou reconhecidas, pelo interesse em ouvir, sentir e presenciar momentos mágicos das histórias.
2º. MOMENTO – OBSERVAÇÕES DO ESTUDANTE SOBRE A EXPERIÊNCIA
Nessa etapa, o estudante deve elaborar um texto sobre suas impressões pessoais nessa disciplina, considerando a sua experiência de preparação, observação de campo e proposta pedagógica. Registre em seu texto o que lhe foi proporcionado e acrescentado como aprendizagem pessoal e profissional.
	
	
Essa experiencia foi de grande valor como estudante e futura pedagoga. Pesquisei diversos locais, e me encantei pela Biblioteca Parque Estadual, a parte da Biblioteca Infantil é encantadora e fiquei imaginando os alunos naquele local encantados com tantas histórias e cultura, pois almejamos que nossos alunos sejam leitores, nós enquanto responsáveis pelo processo-ensino aprendizagem, envolvemos nossos alunos com a escuta de bons textos, de bons livros ou com magia da contação de histórias e causos do interesses deles? A magia e o encantamento que uma história lida ou contada pode causar em qualquer pessoa quando ouve, é algo que aos poucos temos que ir acordando e passando esse mesmo gosto dos tempos em que ouvíamos as histórias e os causos contados ou lidos pelos nossos pais, avós ou professores. Penso que a leitura não deve ser trabalhada apenas com intuito de cobranças e produções, mas em primeiro lugar, devem-se buscar mecanismos pedagógicos para o desenvolvimento livre e autônomo da mesma. Quando almejamos alunos leitores, produtores e escritores devemos encantá-los e seduzi-los com leituras próprias, encantadoras e marcantes. Quando realizamos o ato da leitura, devemos demonstrar encanto ao ler ou ao contar, internalizar os personagens e o narrador, vivenciar com alegria a ato da leitura. Então diante disso comecei com a pesquisa para preparação da proposta pedagógica, com muita leitura e dentro de uma Biblioteca Infantil veio a minha mente a contação de Histórias sempre muito encantadora para as crianças. Cursar essa disciplina foi de muito aprendizado para meu futuro profissional , me preparando para tantas atividades e propostas que montarei ao longo de minha carreira e através dela vi, observei que a escola não é o único lugar para aprender e nem o único local de atuação de um pedagogo.

Continue navegando