Buscar

Prova Discursiva Final Educação Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

cadêmico:
	(936331)
	
	Disciplina:
	Educação Ambiental (GAM13)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639193) ( peso.:4,00)
	Prova:
	20704644
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Em sala de aula, busca-se refletir sobre Educação Ambiental e, para isso, é necessário levar em consideração que o tema não pode ser trabalhado de superficialmente. É possível identificar que existe uma variedade de temas que podem ser discutidos nas escolas como: lixo, reciclagem, coleta seletiva, uso e abusos da água etc. São realizados vários projetos e os alunos continuam selecionando e guardando os objetos de forma errada ou desperdiçando a água, pois se percebe que há informação, mas não conscientização. Provavelmente o aspecto mais difícil de ser trabalhado nas escolas é pensar a Educação Ambiental como tema transversal, pois implica na gestão de modelos mais compatíveis com a realidade. Disserte como a Educação Ambiental pode ser trabalhada na escola de forma eficiente, realmente como tema transversal.
	Resposta Esperada:
Todas as escolas trabalham valores implicados na Educação Ambiental possibilitando exemplos e bons modelos de projetos. Capacitar os professores para trabalhar os conceitos (e não projetos isolados em que apenas os profissionais da área de Geografia, Ciências/Biologia e ou Pedagogia acabam desenvolvendo) é uma boa estratégia de trabalho e faz-se necessário entender que a EA deve permear por todos as áreas. Buscar parcerias com a comunidade por meio de visitas a empresas, espaços ambientais, hortas comunitárias, rios ou córregos próximos a escola, palestras, documentários etc. Promover campanhas para conscientizar a comunidade local e pensar a Educação Ambiental como transdisciplinar, ir além dos conteúdos trabalhados no livro didático.
	2.
	Os coletivos jovens são espaços de interlocuções, instituídos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Secretaria Nacional da Juventude, com o objetivo de estimular e mobilizar os jovens para participarem das Conferências Nacionais do Meio Ambiente. Vale ressaltar que esse coletivo faz parte de programas integrados de Educação Ambiental nas escolas, contemplando quatro dimensões: a capacitação, a inclusão digital, a organização social e a pesquisa-ação. A partir desta questão, disserte sobre as quatro dimensões apresentadas e relacione-as com a importância de utilizar essa proposta de trabalho na comunidade/escola que você está inserido.
	Resposta Esperada:
A capacitação diz respeito à formação/preparação de professores e estudantes para atuarem com afinco a proposta de educação ambiental em escolas e na comunidade local. Já a inclusão digital possibilita o espaço informatizado para a realização de pesquisas, conversa on-line, aplicativos e divulgação sobre as atividades desenvolvidas. A organização social tem por objetivo instituir conselhos de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas escolas, possibilitando ir além das atividades propostas pelos currículos escolares e enquanto a pesquisa-ação possibilita o incentivo a projetos de pesquisa, relacionando a teoria com a prática, com o viés do coletivo, possibilitando a transformação do conhecimento. Nesse sentido, as quatro dimensões permitem entender a importância do trabalho coletivo, pois as atividades necessitam ser planejadas e refletidas durante e após o processo de execução. Cada etapa é indispensável para que aconteça a construção de um processo permanente de Educação Ambiental. A formação de profissionais, espaços informatizados, a organização social e a capacidade de pesquisa possibilitam a realização de projetos sociais e ambientais em prol de uma sociedade mais saudável.
Parte inferior do formulário

Continue navegando