Buscar

Relatório BRINQUEDOTECA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DA ATIVIDADE
	Disciplina: Psicologia da Educação e da Aprendizagem
	A data da aplicação e/ou observação: 16/05/2018
	O tema escolhido: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
	A exposição da Atividade Caça-palavras foi elaborada para crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), pois estimula a concentração e a associação das figuras ao seu nome/sílabas. Esse jogo desafia as crianças a procurar e a compreender novas palavras, além de enriquecer o vocabulário.
O jogo alia o conhecimento à brincadeira, deixando tudo mais divertido e gostoso de ser aprendido. Como as mais diversas brincadeiras fazem parte da rotina infantil, essa fusão entre brincadeira e aprendizado é uma maneira de atrair a atenção da criança.
Piaget (1999) e Vygotsky (2004) são unânimes em suas teorias sobre a importância da utilização dos jogos no processo de ensino aprendizagem. Para Piaget os jogos tem dupla função: Consolidam as estruturas já formadas (aprendizagens adquiridas); Dão prazer e/ou equilíbrio emocional à criança.
Em nossa exposição realizada no dia 16 de maio de 2018, recebemos cerca de 30 pessoas de diversas faixas etárias para poderem brincar com o Caça-palavras. Durante a atividade, os participantes estavam bem participativos, fazendo com atenção o que foi proposto, e tendo a oportunidade de exercitar a concentração. Por meio do jogo reconheceram as sílabas e formaram palavras, dessa forma puderam perceber como é importante o processo de alfabetização, pois exige que leiam as palavras, ao procurá-las no diagrama. Também fizeram a associação entre os objetos e seus nomes. Foi unânime a aprovação, cerca de 30 pessoas jogaram e puderam observar que é um jogo que demanda concentração e raciocínio para sua conclusão.
No decorrer da atividade, ouvimos experiências de pessoas que trabalham com crianças que tem dificuldade de aprendizagem, e de como o Caça-palavras pode ser útil para esses alunos, para estimular a concentração e fazer com que o aprendizado seja feito de forma mais prazerosa.
Este trabalho nos proporcionou novas reflexões acerca de novas formas de trabalho que associam os jogos e as brincadeiras ao contexto escolar, não apenas para crianças, mas também para adolescentes e adultos, a fim de tornar o processo de aprendizagem mais significativo.
Referências:
PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 1999.
VIGOTSKY, L.S. Teoria e método em Psicologia. São Paulo. Martins Fontes, 2004.

Continue navegando