Buscar

Liturgia e Catequese

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Escola Catequética – 20/09/2017
Catequista: Angel Bagio Cidade: Indianópolis/PR
Trabalho
Liturgia e Catequese
O ser humano não é constituído apenas de espírito, mas também de corpo. Desse modo, a fé não é apenas racional, mas também sensorial. O Diretório Diocesano da Catequese, citando o Diretório Nacional de Catequese (DNC), diz que “a expressão ritual trabalha com ações simbólicas e estas atingem o ser humano como um todo, em suas diversas dimensões: sensorial, afetiva, mental, espiritual, individual, comunitária e social” (DNC, n. 116).
A catequese, portando, enquanto transmissora da mensagem cristã deve interagir com o ser humano, tanto em sua dimensão exterior como interior. Tratando-se da dimensão exterior, essa transmissão se dá através dos símbolos presentes nas celebrações litúrgicas. Esses símbolos podem se expressar através de coisas materiais, como alfaias, velas e paramentos, através de gestos, como o sinal da cruz, a incensação, o estender das mãos do sacerdote, as genuflexões e inclinações e ainda com a voz humana, como as Orações Presidenciais e os cantos. No que tange à dimensão interior, a escuta e meditação da Palavra de Deus proclamada, a oração pessoal e o silêncio são essenciais. 
É missão da catequese explicar e iniciar os catequizandos na fé litúrgica, para que, compreendendo os elementos litúrgicos, tenham uma participação ativa, tão desejada pelo Concílio Vaticano II. Se a liturgia é parte essencial da fé cristã, então a catequese deve se tornar propriamente litúrgica. “A liturgia, com seu conjunto de sinais, palavras, ritos, em seus diversos significados, requer da catequese uma iniciação gradativa e perseverante para ser compreendida e vivenciada” (DNC, n. 120). Logo, liturgia e catequese se complementam.
A Igreja, preocupada com a educação de seus filhos, produziu o Rito da Iniciação Cristã de Adultos (RICA), justamente para aprofundar a relação entre liturgia e catequese. O RICA é um instrumento litúrgico de preparação para a recepção dos sacramentos de iniciação cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia) destinado aos adultos. Seus ritos possuem caráter pedagógico e gradual, de forma que o adulto que deseje inserir-se na Igreja, possa fazê-lo conscientemente e com certo espaço de tempo. A essa inserção de adultos na fé chamamos Catecumenato.
Por fim, o Diretório Diocesano de Catequese cita algumas condições para que a litúrgica seja eficazmente catequética, como a boa preparação da liturgia, o foco litúrgico no Mistério Pascal de Cristo como o centro do domingo cristão, a recordação da história da salvação, em especial a da Virgem Maria, a prática penitencial e a explicação do sentido teológico da religiosidade popular.

Continue navegando

Outros materiais