Buscar

Discursiva Gestão e Saneamento Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pitágoras Betim
Disciplina: Gestão e Saneamento Ambiental
Aluno: 
Atividade Discursiva
 Uma das formas paliativas para "livrar-se" do lixo é a sua acumulação em terrenos baldios, normalmente em regiões afastadas dos centros urbanos, chamados de lixões, como mostra a figura. 
 
Qual a principal ameaça à saúde pública com relação aos animais que ele atrai?
 Lixão, local em que o lixo é depositado sem qualquer tipo de tratamento. Isso significa que nada é planejado para receber os resíduos sem agredir o meio ambiente. O lixão é fonte de poluição: o chorume liberado pelo lixo e outras substâncias podem contaminar o solo e a água. O aterro sanitário foi desenvolvido pela vigilância sanitária para amenizar a proliferação de doenças geradas por causa do lixo, os resíduos a céu aberto favorecem a proliferação de aves, ratos, insetos e animais peçonhentos no local. 
 Os lixões, além de causarem problemas ambientais, de saúde pública e sociais, também leva problemas a comunidade ao redor com mau odores devido a decomposição de materiais, já para as pessoas que sobrevivem de coleta nestes locais, estão sujeitas a contaminação por manipular o lixo, essas pessoas não utilizam itens de segurança, estão à todo momento expostas a vários acidentes, como cortes com vidros quebrados pisoteio em material perfuro cortante, e à contaminação por agentes ali depositados.
Entre essas doenças podemos destacar:
Febre Tifóide
Causada pela bactéria Salmonella typhi, a doença é transmitida por bactéria por meio do consumo de água e alimentos contaminados com fezes humanas ou urina contendo a Salmonella typhi ou pelo contato direto. Provoca febre prolongada, alterações no funcionamento do intestino, aumento do fígado e do baço e confusão mental progressiva, podendo levar à morte.
Dermatite de contato
Se trata de uma inflamação de pele com erupções alérgica resultante do contato direto com uma substância em particular que causam reação alérgica ou inflamatória, como ácidos, detergentes, solventes, produtos vencidos ou estragados, adesivos, cosméticos e outras substâncias químicas que podem ser encontradas em lixões.
Cólera
Infecção intestinal aguda causada pela bactéria Vibrio cholera e, a qual tem a capacidade de se multiplicar em grande velocidade dentro do intestino humano, com isso ela é capaz de produzir uma toxina que causa diarreia. O contágio se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados.
Leptospirose
A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas.
Toxoplasmose é uma doença infecciosa não contagiosa adquirida na maioria dos casos por via oral – ou seja, ela ingestão de carnes cruas ou mal passadas de hospedeiros intermediários que contêm cistos do protozoário.
 Também não podemos esquecer as aves, suas fezes são fonte contaminação por diversas doenças, fungos e bactérias são causados por fezes dessas aves que habitam estes locais, além de ter uma carga microbiana muito grande, quando essas vezes secam o vento leva partículas pelo ar e as pessoas que compartilham estes locais acabam aspirando estes particulados, uma das doenças já foi citada acima, é a toxoplasmose. 
 Devemos lembrar que os catadores também estão sujeitos a fatores psicológicos, a grande maioria sobrevive do que coleta em lixões e por acabam sendo excluídos pela sociedade e, muitas vezes, é humilhada por frequentar estes locais. Causando para muitos catadores, uma vida de sofrimento psicológico e até mesmo levar ao vício, dependência química e em seguida uma possível depressão.
Um meio de acabar com isso é um investimento em coleta seletiva na região, inserir essas pessoas em plano de segregação de material reciclado, onde será gerado emprego digo e formal para essas pessoas, eliminará o contato com essas doenças pois passaram a trabalhar com EPI’s, redução de mau odor e transmissão de doenças. Também pode ser implantado o aterro sanitário, que falaremos sobre isso em uma outra oportunidade, mas ambos projetos precisam da iniciativa privada e do poder público, pois só assim conseguiremos resolver esse tipo de problema em nosso país
Fontes:
https://escolaeducacao.com.br/6-doencas-causadas-pelo-lixo/
https://alunosonline.uol.com.br/biologia/problemas-causados-pelos-lixoes.html
https://saude.gov.br/saude-de-a-z/leptospirose
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/toxoplasmose-3/

Continue navegando