Buscar

Álcoois: Propriedades, Aplicações e Obtenção

Prévia do material em texto

Álcoois 
Amanda Christine
Beatriz Nunes
Brenda Carvalho
Danielle Souza
Bancada 1 – Turma A
(2º ano Química) 
Trabalho de SICO 
Professora Angela 
SÚMARIO
2
Dados sobre o composto
Propriedades
Aplicações
Métodos de obtenção
Etanol
Dados sobre o composto
Os álcoois são compostos que possuem um ou mais grupos hidroxila ligados a carbono sp3:
R- OH
Quando a hidroxila está ligada a um carbono sp2 de sistema aromático, o composto é denominado de fenol:
3
OH
Dados sobre o composto
Quando estiver ligado a um carbono sp2 de sistema não aromático, o composto é denominado de enol:
4
C=C
OH
R
R’
R’’
Força intermolecular: 
As moléculas dos álcoois são atraídas umas às outras por meio de ligações de hidrogênio: o tipo de força intermolecular mais intenso que existe.
Propriedades
Pontos de fusão e ebulição: 
São elevados, pois as ligações de hidrogênio que as moléculas dos álcoois realizam umas com as outras são forças eletrostáticas muito intensas. Portanto, precisa-se de muita energia para romper essas ligações.
5
Propriedades
Polaridade:
Os álcoois possuem uma parte da molécula polar (a parte que possui o grupo OH) e outra apolar (a cadeia carbônica)
Solubilidade: 
Os álcoois de cadeia curta, que possuem maior tendência polar, são bastante solúveis em água, porque suas moléculas realizam ligações de hidrogênio com as moléculas de água.
6
Propriedades
Estado físico: 
Os monoálcoois de 12 carbonos ou menos são líquidos; acima disso, são sólidos. Os poliálcoois com 5 carbonos ou menos são líquidos, e com 6 carbonos ou mais são sólidos.
Densidade: 
A maioria dos monoálcoois é menos densa que a água líquida. Para citar um exemplo, a densidade do álcool é de 0,79 g/cm3, sendo que a da água é maior (1,0 g/cm3). 
7
Aplicações do álcool
O etanol ou álcool etílico (C2H6O) é o tipo de álcool utilizado nas bebidas alcoólicas e nos combustíveis.
O metanol ou álcool metílico (CH3OH) é utilizado como solvente na indústria farmacêutica e também como combustível de carros de corrida. 
8
Aplicações do álcool
Há também o álcool iodado, que é usado como um antisséptico, e o álcool isopropílico, que é usado para limpar aparelhos eletrônicos.
A glicerina ou glicerol, por sua vez, é usada em produtos de cosmética. Enquanto o xilitol é um poliálcool usado como adoçante natural
9
Figura do isopropílico
Obtenção do Álcool
O etanol não é um produto encontrado de forma pura na natureza. Para produzi-lo, é necessário extrair o álcool de outras substâncias. A forma mais simples e comum de obtê-lo é através das moléculas de açúcar, encontradas em vegetais como cana-de açúcar, milho, beterraba, batata, trigo e mandioca. O processo que utiliza essas matérias-primas é chamado de fermentação.
10
 Processo de fermentação
1º) Colheita da cana-de-açúcar: Isso pode ser feito com colheitadeiras mecânicas ou de forma manual através da queima da palha que envolve a base do vegetal e do corte do caule. Cerca de uma tonelada de cana-de-açúcar colhida dá origem a 70 litros de etanol.
11
2º) Moagem da cana-de-açúcar: A cana é triturada nas moendas das usinas, liberando assim o seu caldo conhecido como garapa.
12
3º) Produção do melaço: A garapa é aquecida a cerca de 105ºC e produz o melaço, isto é, uma solução de cerca de 40% de sacarose. Essa parte é importante para deixar o caldo o mais puro possível e, assim, não haver contaminantes na próxima etapa.
4º) Fermentação: O melaço é levado para sofrer fermentação. Isso é feito por inocular o micro-organismo (levedura) Saccharomyces cerevisae, que, na presença de sacarose, produz uma enzima denominada invertase. 
13
Depois esse micro-organismo origina outra enzima, a zimase, que catalisa a transformação da glicose e da frutose em etanol:
5º) Destilação: Na fermentação do melaço, obtém-se o chamado mosto fermentado, que, por sua vez, é levado para a destilação fracionada, que é um processo de separação dos componentes de misturas homogêneas. Assim, por meio dessa técnica, obtém-se o álcool comum a 96 ºGL (graus Gay-Lussac), o que significa que ele possui 96% de etanol e 4% de água.
14
Para medir a pureza do álcool fabricado, costuma-se utilizar um alcoômetro, que é um aparelho com as graduações na parte externa de seu tubo de vidro e com chumbo na parte inferior que fica submerso em um líquido
Utilidades do Etanol
No Brasil, o etanol é muito utilizado como combustível de motores de explosão.
O etanol também é muito importante no meio médico, onde é utilizado, bem como outros álcoois também são, no extermínio de vida microbiana nociva;
É usado também na produção de biodiesel, onde o óleo da mamona reage com o etanol, gerando éster etílico e glicerina.
Há utilização também na produção de bebidas alcoólicas e de produtos farmacêuticos e de perfumaria.
15
	Referências
16
https://alunosonline.uol.com.br/quimica/propriedades-dos-alcoois.html
 Acesso em 23 de agosto de 2020
ARAGUAIA, Mariana. "Álcool"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/drogas/alcool.htm.
 Acesso em 22 de agosto de 2020
https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/processo-producao-alcool.htm
 Acesso em 25 de agosto de 2020
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/metodos-preparacao-dos-alcoois.htm
 Acesso em 24 de agosto de 2020
https://br.advfn.com/investimentos/commodities/etanol/utilidades
 Acesso em 25 de agosto de 2020

Continue navegando