A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AVALIAÇÃO I - PRIMEIROS SOCORROS

Pré-visualização | Página 1 de 2

Programas para Grupos Especiais/Primeiros Socorros (Avaliação I)
	Nota da Prova: 10,00
	
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A obesidade infantil exige uma abordagem multidisciplinar, analisando-se os fatores desencadeantes, o estilo de vida e as limitações apresentadas em cada faixa etária, para se definir as estratégias de tratamento. O enfoque inicial é baseado na mudança de hábitos e comportamentos, acompanhamento médico e atividade física com supervisão de um profissional. Sobre a prática de atividades físicas com crianças, analise as sentenças a seguir:
I- A criança obesa deve perder peso semanalmente.
II- O programa de exercícios deve ser iniciada com intensidade leve, evoluindo à medida que a criança adquira condicionamento e adaptação ao exercício.
III- A criança deve realizar exercícios todos os dias.
IV- A criatividade do professor de Educação Física é ponto fundamental para a conquista dos objetivos propostos à criança.
V- A participação e o envolvimento dos pais é fator coadjuvante na dedicação da criança ao programa de exercícios.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	2.
	No ramo da atividade física, consideramos que crianças, gestantes, adolescentes e mulheres também podem ser considerados grupos especiais, pois requerem uma série de recomendações exclusivas para prática de exercícios físicos. Mesmo com o acompanha-mento de um profissional, estes grupos requerem atenção quanto à quantidade e à intensidade de exercício prescrito. Sobre uma população especial, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Ciclistas.
	 b)
	Gestantes.
	 c)
	Cardiopatas.
	 d)
	Hipertensos.
	3.
	A atividade física é um dos grandes aliados aos profissionais no tratamento e redução da obesidade infantil, que atualmente atinge milhões de crianças no mundo. A obesidade infantil é considerada um problema de saúde pública, que exige um enfoque multidisciplinar, preservando a fase da infância e na busca dos objetivos propostos. Prescrever atividade física a uma criança vai além das regras da fisiologia e das ciências médicas, exige dedicação e muita criatividade do professor de Educação Física no processo. Sobre a prescrição de atividades físicas à criança obesa, analise as sentenças a seguir:
I- A prática de exercícios pela criança deve ser intensivo.
II- A prática de exercícios pela criança provoca efeitos como a diminuição do apetite.
III- A prática de exercícios pela criança melhora a ação da insulina e reduz as gorduras.
IV- A prática de exercícios pela criança provoca redução do peso corporal.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	4.
	Quando falamos em estratificação de riscos, relacionados à atividade física, nos referimos a fazer uma análise dos iniciantes de atividade física e seus limites quanto ao exercício, para que não sofram lesões coronarianas e possam praticar a atividade física com segurança. Quanto às categorias da estratégia de estratificação de riscos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os indivíduos aparentemente saudáveis são sintomáticos e aparentemente saudáveis.
	 b)
	Os indivíduos com risco aumentado para doenças coronarianas apresentam todos os fatores de risco coronário (diabetes, hipertensão, obesidade, estresse, estilo de vida não saudável, doença cardíaca diagnosticada).
	 c)
	Os indivíduos com doença diagnosticada apresentam doença cardiovascular ou pulmonar diagnosticada, limitando a realização de atividade física e exigindo uma avaliação minuciosa do profissional.
	 d)
	A estratégia de estratificação de risco não auxilia o educador físico na hora da avaliação e prescrição da atividade física.
	5.
	Sempre que um acidentado não tiver possibilidades de cuidar de si mesmo, a prestação de primeiros socorros deve ser realizada por um socorrista treinado, pois um atendimento mal realizado pode prejudicar o quadro do acidentado. Sobre as regras gerais para atendimento inicial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pode-se oferecer líquidos em algumas situações, como insolação. 
(    ) Deve ser efetuada uma avaliação lenta e rigorosa do acidentado.
(    ) Evitar que curiosos fiquem em torno do acidentado.
(    ) Se a vítima estiver consciente, deve-se fazer com que fique em pé, para poder ser deslocada ao hospital.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	A prescrição de atividades físicas à gestante é um momento delicado e que exige uma avaliação completa e rigorosa de seu quadro atual, visando oferecer um programa de exercícios que previnam morbidades e desconfortos decorrentes da gestação com a máxima segurança tanto para a mãe quanto para o bebê que está em desenvolvimento e necessita de suporte nutricional e circulatório constantemente. Acerca as diretrizes do Ministério da Saúde, sobre a prescrição de exercícios para gestantes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O professor de Educação Física deve exigir o atestado médico para prescrever exercícios à gestante.
(    ) O professor de Educação Física deve avaliar o nível de conhecimento da mulher sobre sua gestação e sobre os benefícios da atividade física.
(    ) O professor de Educação Física deve fazer uma avaliação minuciosa, pois pode detectar alterações que não foram percebidas pelo obstetra, devendo encaminhar essas informações ao médico responsável através da paciente.
(    ) Doenças como cérvix incompetente, doença pulmonar restritiva, gestação múltipla, parto prematuro, pré eclampsia são indicações absolutas para atividade física.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	7.
	O sedentarismo tem afetado todas as faixas etárias no Brasil, com consequente aumento do sobrepeso e obesidade, afetando a qualidade de vida e a saúde das pessoas. Quando pensamos em melhorar a saúde e diminuir o sedentarismo, uma das grandes estratégias é a realização de atividades físicas regulares, sendo que estas devem ser realizadas semanalmente, por um período predefinido, para que se chegue aos resultados esperados. Quanto à realização de atividades físicas regulares, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os exercícios geram benefícios somente se forem realizados aos finais de semana, por longas horas e em jejum.
	 b)
	O exercício físico só traz benefícios se realizado após as refeições.
	 c)
	Os indivíduos que querem obter os benefícios da atividade física devem realizar exercícios todos os dias.
	 d)
	Os indivíduos com idades entre os 18 e 65 anos devem praticar exercício aeróbio de intensidade moderada, num mínimo de 30 minutos nos cinco dias da semana ou exercício aeróbio vigoroso num mínimo de 20 minutos, três vezes por semana.
	8.
	O educador físico adquire, no decorrer do seu curso superior, uma formação profissional dentro da base teórica e prática, para que, no decorrer da vida profissional, possa aplicá-las na comunidade. A prescrição de exercícios físicos deve se basear no conhecimento científico, considerando as condutas e os procedimentos de prevenção e práticas específicas. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O educador físico deve associar todos os fatores biopsicossociais que influenciam a adesão e a manutenção do exercício físico nos níveis adequados.
II- O educador físico precisa mensurar os resultados da prescrição do exercício para populações especiais, sem considerar os fatores biopsicossociais.
III- Compete ao educador físico conhecer cada fase da idade e das diversas doenças desenvolvidas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.