Buscar

FUNDAMENTOS DA NEUROFISIOLOGIA E NEUROPSCICOLOGIA DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	É evidente a importância do neuropsicólogo escolar como consultor da equipe de planejamento educacional. Considerando os consultantes específicos, o neuropsicólogo escolar desenvolve possíveis papéis e funções relativas. No caso de o consultante ser uma criança com um déficit neurológico conhecido ou suspeito, descreva quais seriam os possíveis papéis e funções do neuropsicólogo escolar como consultor.
	Resposta Esperada:
O neuropsicólogo escolar como consultor poderia fornecer serviços de avaliação diagnóstica à criança para determinar os pontos fortes e fracos neurocognitivos da criança e vincular esses resultados para proporcionar um ótimo ambiente de aprendizagem. Além disso, ele pode fornecer à criança apoio emocional relacionado a problemas educacionais ou comportamentais. Poderá fornecer à criança informações sobre sua dificuldade e estratégias para acomodar essa dificuldade.
	2.
	A neuropsicologia tem ramificações que alcançam muitas outras facetas do conhecimento, entre elas o desenvolvimento da criança e sua competência escolar. O conhecimento da interação do ser humano com o ambiente abre caminho para a neurogenética e a neurociência do desenvolvimento cognitivo. Descreva essas duas áreas de investigação, a neurogenética e a neurociência do desenvolvimento cognitivo.
	Resposta Esperada:
A neurogenética está interessada em compreender como os fatores genéticos interagem ao longo do desenvolvimento para moldar os circuitos neurais. É uma ciência recente, relaciona especificamente o genoma com cognição e comportamento. Vários genes contribuem para o fenótipo, e cada um pode relacionar-se a aspectos como a linguagem e a socialização. A relação se dá entre o fenótipo cognitivo/comportamental como resultado da interação entre o material genético e as experiências do ambiente. A neurociência do desenvolvimento cognitivo vai centrar-se nas relações entre o desenvolvimento cerebral, da criança, por exemplo, e as aquisições cognitivas. Aqui surgem os estudos dos vários transtornos da aprendizagem, pois o processo de aprendizagem do cérebro humano envolve funções cognitivas. Estas, requisitam circuitos de redes neurais, que ao interagiram com o ambiente, modificam o nosso desempenho e produzem novas sinapses.

Continue navegando