Buscar

resenha do filme um homem entre gigantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dr. Bennet Omalu (Will Smith), neuropatologista forense, diagnostica um severo trauma cerebral em um jogador de futebol americano e, investigando o assunto, descobre se tratar de um mal comum entre os profissionais do esporte. Determinado a reverter o quadro e expôr para o mundo a grave situação, ele trava uma guerra contra a poderosa NFL.
A ETC (Encefalopatia Traumática Crônica) é um trauma cerebral causado por repetidas concussões, um mal comum entre profissionais do esporte. Baseado em fatos reais, o longa “Um Homem entre Gigantes” (“Concussion”, no título original) conta a história do neuropatologista forense Dr. Bennet Omalu, que descobriu a doença em 2002 e causou um alvoroço com uma das maiores instituições do mundo.
Seu primeiro diagnóstico foi em um jogador profissional de futebol americano e, depois de vários estudos investigando o caso, percebeu que a ETC atingia muitos jogadores que costumavam bater a cabeça durante os jogos. A descoberta foi feita enquanto Bennet examinava o corpo de um jogador de futebol da NFL, que morreu de um ataque cardíaco aos 50 anos.
O cérebro de alguém que sofre de ETC vai se deteriorando e começa a perder massa. O trauma também causa o acúmulo de uma proteína chamada tau, algo similar ao que acontece no cérebro de pacientes com o Mal de Alzheimer, o que acaba interferindo nas funções cerebrais. A doença pode causar perda de memória, dificuldade de equilíbrio, comportamento impulsivo, agressivo e depressão.
O Dr. Omalu decide que é importante que todos saibam de sua descoberta e faz de tudo para expor a verdade. Com isso ele acaba enfrentando a Liga Nacional de Futebol Americano, que tem um dos campeonatos mais lucrativos do mundo. A instituição, é claro, não quer se envolver em nenhum escândalo, mesmo que isso signifique continuar arriscando a vida de seus jogadores. O neuropatologista então se vê sozinho lutando contra a maioria nesta batalha.
.

Continue navegando