Buscar

passagem da Idade Média para a Idade Moderna

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Explique, de que maneira, o Ocidente, na passagem da Idade Média para a Idade Moderna — de uma estrutura feudal para uma capitalista — passou a valorizar a prática do lucro.
A autossuficiência feudal não era mais capaz de produzir alimentos e roupas para todos, havia necessidade de aumento da produção e aumento do comercio. O renascimento comercial e urbano provocou o processo do capitalismo, onde é muito valorizada a obtenção do lucro e detenção do capital.
Na Idade Média, a usura era utilizada como sinônimo de juros e era uma prática proibida, pois se acreditava que dinheiro não poderia gerar dinheiro (segundo a Igreja era pecado).
Hoje, na sociedade capitalista, a usura é a cobrança de taxas de juros muito acima da média de mercado e valores abusivos.
Avaliando a capitalismo na área da saúde, entendemos que o SUS infelizmente não funciona como deveria, não é possível ter acesso aos serviços de saúde de qualidade gratuitos. E muitas vezes as filas de espera são tão grandes, que pessoas morrem sem ser atendidas. Essas estatísticas levam as pessoas a serem obrigadas a possuírem planos de saúde, com certeza uma minoria que tem renda para aderir esses planos de saúde.
Ainda em um sistema bastante capitalista os planos de saúde cobram mais caros de acordo com a faixa etaría, hoje em dia a expectativa de vida do brasileiro e de 75 anos, ou seja, enquanto mais necessidade mais alta se paga. Observamos que as seguradoras de saúde no Brasil são máquinas de ganhar dinheiro, explorando a classe médica e enganando seus segurados Por isso muitos médicos hoje em dia estão deixando de atender pelos planos, e optando por atender particular. Hoje em dia ter plano de saúde não e sinônimo de prioridade, porque na verdade quem ganha são as empresas donas das seguradoras, enquanto a população sempre perde. O desenvolvimento da sociedade brasileira demonstra que a atuação do Governo em algumas funções essenciais, como: segurança, saúde e educação, não têm apresentado benefícios à sociedade e como consequência resulta em desigualdades sociais. Contribuindo para o aumento da pobreza e da miséria em grandes proporções.

Continue navegando