Buscar

AVALIAÇÃO II - GESTÃO E ANÁLISE DE CUSTOS

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Gestão e Análise de Custos (ADG58)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:655443) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	22161371
Parte superior do formulário
	1.
	A metodologia do custeio por atividades pode ser aplicada em qualquer tipo de organização, quer seja indústria, prestadora de serviços ou empresa comercial. Também pode ser aplicada em departamentos ou divisões específicas, estendendo-se, com a experiência, por toda a organização. Considerando as regras básicas para utilização da metodologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Avaliar a influência das atividades secundárias no produto final é desnecessário, ou seja, determinar se podem ser eliminadas ou pelo menos reduzidas não fazem parte do processo. 
(    ) Levantar os custos e os recursos associados a cada atividade (custo/atividade). 
(    ) Identificar as atividades que agregam valor ao produto. Podem ser atividades de suporte (área de finanças, treinamento etc.) e atividades secundárias (passíveis de ser eliminadas ou reduzidas, sem afetar o produto final). 
(    ) Identificar os direcionadores de custos, que são os parâmetros para a adequada apropriação. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) F - V - F - V.
	
	c) F - V - V - V.
	
	d) V - V - V - F.
	 
	 
	2.
	Custeio RKW (Reichskuratoriun fur Wirtschaftlichtkeit) é um processo de fixação de preço do produto com base na alocação dos custos fixos e variáveis, somados a eles também as despesas que a empresa apresenta. Surgiu na Alemanha, ao redor de 1900. No sistema RKW, além dos custos, são apropriadas as despesas aos produtos. O sistema é simples: distribuem-se aos produtos os custos diretos e indiretos, pelo custeio de absorção, e as despesas de vendas, administrativas, financeiras etc. Portanto, com relação ao método RKW, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Utilizado somente para auditoria externa.
	
	b) Utilizado somente para fins gerenciais.
	
	c) Utilizado somente para fins fiscais.
	
	d) Utilizado para auditorias externas e internas.
	 
	 
	3.
	O sistema GECON contribui como ferramenta de gestão para os responsáveis pela área de custos mensurar a otimização dos resultados e aumentar a eficiência operacional das empresas. O sistema GECON abrange alguns requisitos, tais como: o modelo de gestão, o processo de gestão e o sistema de informação. Os conceitos que dão suporte ao GECON representam características fundamentais referentes ao modelo utilizado com relação aos aspectos de avaliação de desempenho e resultados. Sobre essas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Eficácia empresarial e resultado econômico.
(    ) Formação do resultado econômico.
(    ) Preços de transferência com base no custo de oportunidade.
(    ) O papel dos colaboradores na otimização dos recursos da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - F - V.
	
	b) V - F - F - V.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) F - V - V - F.
	 
	 
	4.
	Os métodos de custeio são importantes, pois são utilizados para a apuração dos custos dos produtos, para a valorização dos seus estoques e na apuração do custo do produto vendido. Sobre os métodos de custeio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O método de custeio por absorção não depende do volume de produção.
(    ) Chegaremos ao custo total somando o custo fixo ao custo variável.
(    ) Multiplicando o custo unitário de um produto S pelo seu volume de produção, obter-se-á o custo total de produção.
(    ) Os métodos de custeios são irrelevantes para o balanço patrimonial da empresa.
(    ) Ao aumentar o volume de produção de um produto Y, necessariamente o custo total da produção de todas as quantidades desse produto Y se elevará durante determinado período.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V - F.
	
	b) F - V - V - F - V.
	
	c) F - F - F - V - V.
	
	d) V - V - F - F - V.
	 
	 
	5.
	No custeio por absorção, somente são apropriados aos produtos todos os custos de produção. As etapas para o levantamento dos custos dos produtos vendidos por esse método envolve separar os custos das despesas, apropriar os custos diretos e a apropriação dos custos indiretos. Considere os dados do quadro a seguir, extraídos da linha de produção de uma indústria. Considerando que o estoque inicial é zero e que a empresa vendeu 90% de sua produção, o valor do custo dos produtos vendidos, calculado pelo custeio por absorção, em reais, é:
	
	
	a) 3.600,00.
	
	b) 3.510,00.
	
	c) 3.900,00.
	
	d) 4.420,00.
	 
	 
	6.
	Ao aplicarem o método de custeio por absorção, as empresas industriais poderão identificar alguns pontos negativos. Na prática, existem críticas com relação à adoção desse método de custeio, mesmo sendo uma obrigação legal para a determinação dos valores dos estoques. Sobre o Método de Custeio por Absorção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O método de custeio por absorção não se baseia nos princípios fundamentais de contabilidade.
(    ) Os valores dos custos apurados dos produtos não poderão ser analisados por unidade, devido a oscilações ou alterações no volume da produção da empresa.
(    ) A forma para o reconhecimento dos custos indiretos, nas empresas industriais, é feita com a aplicação de rateio, através do gerenciamento dos controles.
(    ) O método de custeio por absorção não permite oferecer informações suficientes para a tomada de decisões no processo de gestão, tratando de uma análise da relação Custo/Volume/Lucro.
(    ) O método de custeio por absorção determina, com base real, a análise do índice de retorno proposto pela margem de contribuição para cada produto. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F - V - F.
	
	b) F - V - V - V - F.
	
	c) V - F - V - F - F.
	
	d) V - F - V - V - V.
	 
	 
	7.
	O método de custeio GECON contribui como ferramenta de gestão para os responsáveis pela área de custos mensurar a otimização dos resultados e aumentar a eficiência operacional das empresas. O sistema GECON apresenta algumas características. Sobre essas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Eficácia empresarial e resultado econômico.
(    ) Formação do resultado econômico.
(    ) O papel dos gestores.
(    ) Resultado econômico em função dos preços.
(    ) Eficácia empresarial sem objetivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V - V.
	
	b) V - V - V - F - F.
	
	c) F - V - F - V - V.
	
	d) F - F - V - V - F.
	 
	 
	8.
	O custeio Baseado em Atividades (ABC), conforme Catelli e Gerreiro (1995), teve seu início em trabalhos pela General Eletric na década de 1960, posteriormente aperfeiçoado pelos professores Cooper e Kaplan na década de 1970. O método de custeio tem como metodologia alocar de forma mais acurada os custos e as despesas indiretas. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os objetos de custeio são conjuntos de atividades medidas pelos direcionadores de atividades.
II- Os produtos, sob a ótica do ABC, em seus estágios produtivos, passam por diversos processos, consumindo as atividades, e estas, por sua vez, consomem os recursos da empresa.
III- As atividades desenvolvidas são geradoras de custos nas empresas, enquanto os objetos de custos representam os recursos consumidos.
IV- Na metodologia, os recursos são totalmente transferidos para as atividades, para em seguida serem transferidas aos objetos de custos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CATELLI, Armando; GUERREIRO, Reinaldo. Uma análise crítica do sistema ABC - Activity-Based Costing. Revista Brasileira de Contabilidade, n. 97, jan./fev. 1995.
	
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	d)As sentenças III e IV estão corretas.
	 
	 
	9.
	Os custos de produção, diretos e indiretos, dentro de uma empresa são obtidos por meio da soma dos valores empregados em mão de obra direta e indireta e do que é gasto com materiais diretos e indiretos. Além de separar os custos diretos e indiretos, é possível ainda uni-los, no chamado Custos de Produção do Período (CPP), os quais levam em consideração o material direto, mão de obra direta e custo indireto de fabricação. Quando abordamos o custeio por absorção, o Custo de Produção no Período é composto por:
	
	
	a) Somente custos fixos.
	
	b) Somente custos variáveis.
	
	c) Custos fixos e custos variáveis.
	
	d) Somente despesas.
	 
	 
	10.
	O método de custeio ABC estabelece seu critério de registro dos recursos consumidos em função da atividade para direcionar esses custos ou recursos consumidos, estabelecendo-se desta maneira critérios referenciais de alocação de custos. Sobre as atividades em função dos custos, analise as sentenças a seguir:
I- As atividades são ações que a instituição aplica para oferecer um serviço ou produto. Logo, há atividades que podem ser diretamente vinculadas ao serviço.
II- As atividades vinculadas para um serviço podem ser relacionadas aos custos fixos que serão registrados sistematicamente através do método ABC.
III- Dentro dos serviços prestados há também atividades indiretas ou de apoio ao serviço prestado, tais como serviços de deslocamento aos funcionários. Serviços que podem ser atrelados às atividades vinculantes do serviço em si.
IV- Dentro dos serviços prestados existem atividades que nada têm a ver com o serviço prestado, tais como o serviço de transporte aos funcionários. Assim, eles não podem ser registrados dentro da estrutura de custos do serviço público, devem ser consideradas como serviços terceirizados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II e IV estão corretas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina