Buscar

Texto Expositivo

Prévia do material em texto

Texto expositivo
Profa. Valéssia Paulo
O texto expositivo 
O texto expositivo é nada mais, nada menos do que um texto que existe para ajudar na apresentação de um conceito, ou na exposição de uma ideia. Esse tipo de material e a vida acadêmica, aliás, estão intrinsicamente conectados, já que nesse espaço é comum que ocorram seminários, congressos, palestras, conferências e entrevistas, onde essa forma de expressão acaba sendo muito comum.
Esse tipo de texto serve justamente para que o locutor (que é aqui o emissor da mensagem) possa explanar sobre determinado assunto que tenha vontade, contando com recursos fundamentais, como por exemplo:
A capacidade de conceituar;
A simplicidade para comparar;
A possibilidade de definir;
A praticidade para enumerar;
A oportunidade de informar.
A facilidade para descrever;
Características
Apresenta informações sobre um objeto, um fato ou um assunto específico fazendo uma descrição e enumeração de características. 
A exposição deve permitir que o leitor identifique claramente o tema central do texto. 
Quando o assunto é novo, é importante a apresentação do maior volume possível de informações. 
Características dos textos expositivos:
No texto expositivo, o objetivo central do locutor (emissor) é explanar sobre determinado assunto, a partir de alguns recursos linguísticos, tais como:
conceituação: exposição dos conceitos relacionados a um determinado tema.
informação: reunião de conhecimentos e dados relacionados com o tema.
descrição: análise mais minimalista de aspectos referentes ao tema.
definição: explicação e definição sobre os temas relacionados com o assunto abordado.
comparação: relação entre dois ou mais conceitos distintos e que podem se complementar.
enumeração: ordenação dos itens essenciais relacionados com o tema abordado e especificação de cada um deles.
Linguagem
Objetiva;
Clara;
Direta;
 Com a apresentação de dados e informações objetivas (pesquisas, estatísticas etc).
classificação dos textos expositivos
O texto expositivo argumentativo – Esse tipo de texto não se limita apenas a conceituar algo, você irá usar argumentos para defender essa ideia de forma mais funcional e convincente.
(Não é à toa que quem opta por esse tipo de texto acaba precisando buscar vários autores e teorias para fazer comparações, conceituações e uma defesa mais ampla e intensa da sua tese.)
O texto expositivo informativo – Aqui, você irá apenas apresentar algo com o máximo de neutralidade possível de forma clara e direta, e tentando sempre se manter bastante neutro ao longo de todo o processo.
exemplos de textos expositivos
Os verbetes de dicionários;
As enciclopédias;
Resumos;
Palestras;
Seminário;
As entrevistas.
As entrevistas – Nas entrevistas os entrevistadores perguntam aos entrevistados, afim de obter informações específicas. Os textos que saem como resposta são, entre outras coisas, textos expositivos argumentativos, porque explicam uma questão, mas se apoiam em argumentos e em experiências para se fundamentar e, portanto, sobreviver.
Os verbetes de dicionários – Poucos exemplos são mais claros do que o dos verbetes de dicionário quando estamos falando de textos expositivos. Eles servem justamente para definir, aclarar e explicar um termo específico, de forma clara e concisa, sem dar opinião e sem colocar a própria visão dentro da explicação.
A história é narrada por Rodrigo S.M. (narrador-personagem), um escritor à espera da morte. Ele é uma das peças-chave do livro. Ao longo da obra ele reflete os seus sentimentos e os de Macabéa, a protagonista da obra.
Nordestina órfã de pai e mãe, e criada por uma tia que a maltratava muito, Macabéa é uma alagoana pobre de 19 anos que possui um corpo franzino e só come cachorro quente. Além disso, ela é feia, virgem, tímida, solitária, ignorante, alienada e de poucas palavras.
Quando vai morar no Rio de Janeiro, consegue um emprego de datilógrafa na cidade. Chega a ser despedida pelo patrão, seu Raimundo, que por fim, tem compaixão de Macabéa, deixando-a permanecer com o trabalho.
No Rio de Janeiro, Macabéa mora numa pensão e divide o quarto com três moças. Todas elas são balconistas das Lojas Americanas e chamadas de “as três Marias”: Maria da Penha, Maria da Graça e Maria José.
Um de seus maiores prazeres nas horas vagas é ouvir seu rádio relógio, emprestado de uma das Marias.
Mesmo destituída de beleza, Macabéa (ou Maca, seu apelido) consegue encontrar um namorado, o nordestino ambicioso e metalúrgico Olímpico de Jesus Moreira Chaves. O namoro termina quando Glória, ao contrário de Macabéa, bonita e esperta, rouba seu namorado.
Quando vai à Cartomante, uma impostora chamada Madame Carlota, Macabéa descobre por meia das cartas sua “sorte”. No entanto, ao sair de lá, atravessa a rua muito contente pelas palavras que acabara de ouvir, sendo atropelada por um Mercedes Benz amarelo.
É ali que ocorre sua "hora da estrela", o momento em que todos a enxergam e ela se sente uma estrela de cinema. A obra possui uma grande ironia em seu término, visto que só no momento da morte é que Macabéa obtém a grandeza do ser.
Resumo do livro: 
A Hora da Estrela de Clarisse Lispector

Continue navegando