Buscar

TERCEIRO SETOR PROVA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Terceiro Setor, Responsabilidade Social e o Desenvolvimento Sustentável (SES33)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:656703) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22199501
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	É considerada uma empresa socialmente responsável aquela que incorpora à sua conduta a honestidade e o cumprimento de seus deveres com a sociedade. Apesar de nem todas as empresas de fato o fazerem por realmente acreditarem nesse ideal, o fato é que atualmente há uma pressão externa para que a responsabilidade social seja realidade em todas as corporações. Assinale a alternativa CORRETA que indica o motivo que leva as empresas a praticarem a responsabilidade social:
	 a)
	As empresas relacionam-se com diferentes grupos de interesse, os chamamos stakeholders, que afetam e são afetados pelas atividades empresais e acabam pressionando essa postura frente à sociedade.
	 b)
	Porque existem pessoas que observam as empresas para divulgar seus feitos de responsabilidade social.
	 c)
	Porque limpa a imagem da empresa a participar do ranking mundial de responsabilidade social realizado uma vez por ano nos EUA.
	 d)
	A empresa é obrigada a assumir essa postura por estar constantemente ligada a campanhas políticas.
	2.
	Ao voltarmos a atenção para a percepção de nosso cotidiano, seja pessoal ou profissional, no âmbito da vida humana, percebemos que a educação e a cultura na qual estamos inseridos influenciam extraordinariamente nosso pensar e agir. Nesse sentido, o que teoricamente a ética busca esclarecer?
	 a)
	Uma visão gótica da realidade humana.
	 b)
	O comportamento cultural do ser humano.
	 c)
	O comportamento da sociedade capitalista detentora do poder.
	 d)
	O certo e o errado na conduta humana.
	3.
	Durante a sua existência, a humanidade evoluiu em muitos aspectos positivos, e que geram valor de forma sustentável para todos cidadãos. No entanto, inúmeros problemas sociais negativos prejudicaram e/ou prejudicam as pessoas, por exemplo, durante as grandes guerras mundiais, onde os problemas tornam-se ainda mais visíveis. Após a Segunda Guerra Mundial, os países aliados tinham objetivos em comum, e que poderiam ajudar para o desenvolvimento social, criando um mundo mais:
	 a)
	Complexo.
	 b)
	Potente.
	 c)
	Moderno.
	 d)
	Justo.
	4.
	No Brasil, o aumento dos problemas sociais e a emergência de alternativas para o enfrentamento dessa realidade trazem à tona a discussão sobre a responsabilidade social das empresas. Assim, o mundo corporativo está adotando estratégias através da criação ou desenvolvimento de projetos sociais. No entanto, sabe-se que tal estratégia também contribui para valorização e reconhecimento da empresa. Qual é essa estratégia?
	 a)
	Gestão empresarial.
	 b)
	Técnicas de aprimoramento social.
	 c)
	Marketing social.
	 d)
	Ação de voluntariado.
	5.
	A sociedade vem evoluindo à medida que os meios de produção absorvem menos mão de obra e resultam na maior produtividade, a ordem inversa do capitalismo. As manifestações movidas pela Igreja Católica tiveram uma conotação importante no período colonial. Partindo desse pressuposto, qual é a prática que iniciou a partir dessas manifestações?
	 a)
	Ações para a fundação de ONGs.
	 b)
	Ações envolvendo o trabalho voluntário.
	 c)
	Atitudes de gestão social.
	 d)
	Ações que envolvem o terceiro setor.
	6.
	O Assistente Social é contratado para desempenhar, dentre outras funções, a mobilização das classes empobrecidas para a adesão às chamadas estratégias de publicização no âmbito do atendimento às necessidades sociais. Este texto destaca a importância do Assistente Social articulado com:
	 a)
	As estratégias empresariais.
	 b)
	A política econômica, exclusivamente.
	 c)
	A  globalização.
	 d)
	Terceiro Setor e responsabilidade social.
	7.
	Com a ineficiência do Estado no sentido de minimizar os problemas sociais, a sociedade civil obrigou-se a se organizar. Nesse sentido, é possível identificar que existem diversas tentativas de definição do terceiro setor, motivo de intenso debate e polêmica, sobretudo nos anos 90. A partir desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A expressão terceiro setor se consolidou no sentido de propor novas estratégias de ação social na economia de mercado e ações financeiras.
	 b)
	Em alguns casos específicos, o terceiro setor também pode ser considerado como segundo setor, por consolidar iniciativas de cooperativas.
	 c)
	O crescimento do terceiro setor vem em virtude da abrangência e crescimento de diversas ideologias religiosas que investem na área social.
	 d)
	O conceito mais aceito atualmente sobre o terceiro setor é o de uma esfera de atuação pública, não estatal, formada a partir de iniciativas privadas voluntárias, sem fins lucrativos, no sentido do bem comum.
	8.
	Para que ocorra o desenvolvimento sustentável, é necessário que haja uma harmonização entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente, a justiça social (acesso a serviços públicos de qualidade), a qualidade de vida e o uso racional dos recursos da natureza, principalmente da água. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
I- O desenvolvimento sustentável tem como lógica a preocupação, não unicamente com a prosperidade econômica, e sim com o meio ambiente e com a qualidade de vida na sociedade e preservação do planeta. Isso envolve aspectos sociais, culturais, ecológicos, representando a busca por um equilíbrio entre todas as áreas.
II- O desenvolvimento sustentável é o tipo de desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
III- O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
IV- O desenvolvimento sustentável é um tema específico e exclusivo ligado à preservação ambiental especificamente.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	9.
	O conceito de responsabilidade social não é facil de ser definido devido à sua amplitude. Entretanto, o discurso geral está relacionado principalmente à área privada, ou seja, ações de cunho empresarial, que promovam o bem-estar social. Esta prática empresarial é voluntária, não deve ser implicada por ações obrigatórias impostas pelo governo ou por incentivos externos. Sobre a responsabilidade social, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para ser considerado socialmente responsável, as empresas devem apresentar menor transparência com seus parceiros.
	 b)
	As ações devem ser sempre focadas em certos públicos em detrimento de outros.
	 c)
	Está relacionada à redução de impactos negativos na sociedade e meio ambiente.
	 d)
	Está exclusivamente relacionada à lucratividade que as empresas esperam obter com seus negócios.
	10.
	Os seres humanos são dotados de capacidades, eles desenvolvem estratégias de sobrevivência, bem como os meios de produção compatíveis com as necessidades de uma coletividade. Com relação ao surgimento da responsabilidade social, analise as sentenças a seguir:
I- O termo responsabilidade social (RS) tem sido pauta de diversas discussões pela sociedade mundial e brasileira nas últimas décadas.
II- As características de empresas éticas e socialmente responsáveis surgiram nas organizações que atendem às expectativas do governo.
III- Em virtude dos problemas ambientais e às desigualdades sociais existentes no mundo, variados grupos notaram a existência da necessidade de serem realizadas ações para a promoção da sustentabilidade ambiental, social e econômica.
IV- Vários acontecimentos históricos marcaram as primeiras ações de responsabilidade social pelo mundo. Um deles, ocorrido na Europa, tratava-se de um movimento a favor da prestação de contas sobre os recursos humanosà disposição da empresa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
Parte inferior do formulário

Continue navegando