Buscar

Desafio - PROVA BRASILl

Prévia do material em texto

2
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas: Aprendizagem e desenvolvimento social, Didática Alfabetização e Letramento, Direitos Humanos, História da Educação e Pedagogia, Introdução à Educação Virtual. 
São Bernardo do Campo/SP
Maio/20
 
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas: Aprendizagem e desenvolvimento social, Didática Alfabetização e Letramento, Direitos Humanos, História da Educação e Pedagogia, Introdução à Educação Virtual. 
 
Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação nas disciplinas de Disciplinas: Psicologias da Educação e Teorias da Aprendizagem e Redes Sociais e Comunicação, no Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo.
São Bernardo do Campo/SP
Maio/2016
 
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 	 3
PROVA BRASIL O QUE É?	 4
OBJETIVO	 4
O QUE AVALIADO		 5
COMO É CALCULADA A NOTA	 6
EDSON DANILLO DOTTO EMEB/ MUNICIPAL SAO BERNARDO DO 
CAMPO – SP	 6
INDICADORES CONTEXTUAIS		 7
NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA..........................................................................9
CONCLUSÃO.......................................................................................................11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................12
INTRODUÇÃO
A Prova Brasil faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e tem como principal objetivo avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas, de forma que cada unidade escolar receba os resultados. A intenção é produzir informações que subsidiem políticas e ações para a melhoria da qualidade do ensino, a redução das desigualdades e a democratização da gestão da educação pública. Este Caderno da Prova Brasil 2013 apresenta informações técnicas e pedagógicas sobre essa avaliação com a finalidade de colaborar para a análise e apropriação dos resultados pela comunidade escolar, com ênfase na relevância pedagógica e na contextualização desses resultados. Além do Caderno da Prova Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza os boletins eletrônicos1 de cada escola. Nos boletins, são apresentados os resultados obtidos pela escola em Língua Portuguesa e Matemática, bem como a taxa de participação na avaliação e indicadores contextuais, que informam sobre as condições em que ocorre o trabalho escolar. Nesta edição, foram disponibilizados o Indicador de Nível Socioeconômico e o Indicador de Formação Docente, bem como o perfi l das “Escolas Similares”, que oferece uma referência para a escola analisar seus resultados. Este caderno está organizado da seguinte forma: inicialmente, apresentam-se informações sobre a Prova Brasil, suas Matrizes de Referência, testes, questionários contextuais e escalas de proficiência de Língua Portuguesa e Matemática. A seguir, relata-se como foi a aplicação da Prova Brasil 2013, quais informações e resultados de desempenho são divulgados e como é realizada a divulgação destes. Ao final, são oferecidas indicações sobre como a escola pode analisar e interpretar pedagogicamente seus resultados, de forma a se apropriar das informações produzidas pela Prova Brasil e utilizá-las em suas reflexões, seu planejamento e trabalho pedagógico.
	
Prova Brasil o que é?
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.
As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.
Além disso, os dados também estão disponíveis para  toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país.
Objetivo:
O intuito é avaliar e conhecer o sistema educacional brasileiro com profundidade. "A Prova Brasil possui um grande objetivo: avaliar como anda o direito de aprender dos alunos em cada escola, município, estado e no País", explica Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, secretária de Educação Básica do MEC em 2009. A prova é aplicada em alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do e do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas rurais e urbanas de todo o Brasil, que tenham mais de 20 anos por série.
O que é avaliado:
Ao contrário do que muitos pensam a Prova Brasil não se preocupa em avaliar o aluno individualmente, e sim o sistema de ensino de cada escola, promovendo um balanço da situação educacional no país. A prova, aplicada em alunos do primeiro e último ano do Ensino Fundamental, não engloba todo o conteúdo do currículo escolar, mas sim as competências que alunos das faixas etárias em questão devem dominar. 
"É muito importante que todos participem, pois reunindo os níveis de aprendizagem atingidos pelos alunos de uma determinada escola, teremos uma fotografia do ensino-aprendizagem da escola", explica Maria do Pilar, que ratifica a importância da prova também em escala nacional. "Posteriormente, reunindo os níveis de aprendizagem das escolas do município teremos um álbum da rede de ensino, e assim por diante, até termos um grande retrato da educação brasileira", completa. 
Até então, os alunos eram avaliados em duas competências: a de leitura e interpretação de textos e a resolução de problemas matemáticos. Enquanto a prova de matemática foca competências relacionadas a tratamento da informação, grandezas, medidas, espaço, forma, números e operações, a prova de língua portuguesa visa avaliar o aluno no que diz respeito à capacidade de leitura, absorção, interpretação e crítica. 
Neste ano, porem, foi incluída a avaliação da disciplina de ciências para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. 
De acordo com portaria divulgada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela elaboração e aplicação da prova, a aplicação dos testes dessa disciplina terá "caráter experimental", com o objetivo de validar as matrizes propostas - ainda não divulgadas pelo órgão.
Como é calculada a nota:
Como o intuito das provas não é o de avaliar os alunos, não são apresentados boletins individuais de desempenho para a Prova Brasil e Saeb. As notas serão dadas às escolas, às redes (municipal, estadual e federal) e aos sistemas (público e privado). 
As notas da Prova Brasil e do Saeb vão de 0 a 500. Os alunos são distribuídos em 4 níveis em uma escala de proficiência: Insuficiente, Básico, Proficiente e Avançado. Para o 5º ano do Ensino Fundamental,os alunos nos níveis proficiente e avançado são aqueles que obtiveram desempenho igual ou superior a 200 pontos em Português e 225 pontos em Matemática. Para o 9º ano do Ensino Fundamental, os alunos nos níveis proficiente e avançado são aqueles que obtiveram desempenho igual ou superior a 275 em Português e 300 pontos em Matemática. 
Cada escola participante recebe um material com sua nota, a nota média do município, do estado e do país. Esse material traz também a explicação do significado da nota alcançada: ou seja, o que a média dos alunos sabe e o que ainda precisa aprender.
EDSON DANILLO DOTTO EMEB / MUNICIPAL SAO BERNARDO DO CAMPO - SP
As avaliações da Aneb e Anresc (Prova Brasil) são acompanhadas de questionários que são aplicados aos alunos, professores, diretores, além de haver um questionário preenchido pelos aplicadores.
Os Questionários da Aneb e Anresc (Prova Brasil) servem como instrumentos de coleta de informações sobre aspectos da vida escolar, do nível socioeconômico, capital social e cultural dos alunos. Professores de Língua Portuguesa e Matemática e os diretores das escolas, também são convidados a responder questionários que possibilitam conhecer a formação profissional, práticas pedagógicas, nível socioeconômico e cultural, estilos de liderança e formas de gestão. Os questionários destinados aos professores e diretores são entregues pelos aplicadores antes da realização do teste e devem ser recolhidos ao final da prova.
Na mesma ocasião, é preenchido pelos aplicadores dos testes um formulário sobre a escola levantando dados sobre as condições de infraestrutura, segurança e condições dos recursos pedagógicos disponíveis.
O levantamento destes dados é fundamental para que a análise da Anresc (Prova Brasil) possa levar em consideração o contexto dos alunos e da escola. Uma das possibilidades a partir destes dados é o desenvolvimento de estudos dos fatores associados ao desempenho dos alunos.
Nível 6: Desempenho maior ou igual a 250 e menor que 275
Identificar opinião e informação explícita em fábulas, contos, crônicas e reportagens. Identificar informação explícita em reportagens com ou sem o auxílio de recursos gráficos. Reconhecer a finalidade de verbetes, fábulas, charges e reportagens. Reconhecer relação de causa e consequência e relação entre pronomes e seus referentes em poemas, fábulas e contos. Inferir assunto principal e sentido de expressão em poemas, fábulas, contos, crônicas, reportagens e tirinhas. Inferir informação em contos e reportagens. Inferir efeito.
Nível 5: Desempenho maior ou igual a 225 e menor que 250
Espaço e forma: Localizar um ponto entre outros dois fixados, apresentados em uma figura composta por vários outros pontos. Reconhecer a planificação de um cubo dentre um conjunto de planificações apresentadas. Grandezas e medidas: Determinar a área de um terreno retangular representado em uma malha quadriculada. Determinar o horário final de um evento a partir do horário de inicio, dado em horas e minutos, e de um intervalo dado em quantidade de minutos superior a uma hora. Converter mais de uma hora inteira em minutos. Converter uma quantia dada em moedas de 5, 25 e 50 centavos e 1 real em cédulas de real. Estimar a altura de um determinado objeto com referência aos dados fornecidos por uma régua graduada em centímetros. Números e operações; álgebra e funções: Determinar o resultado da subtração, com recursos à ordem superior, entre números naturais de até cinco ordens, utilizando as ideias de retirar e comparar. Determinar o resultado da multiplicação de um número inteiro por um número representado na forma decimal, em contexto envolvendo o sistema monetário. Determinar o resultado da divisão de números naturais, com resto, por um número de uma ordem, usando noção de agrupamento. Resolver problemas envolvendo a análise do algoritmo da adição de dois números naturais. Resolver problemas, no sistema monetário nacional, envolvendo adição e subtração de cédulas e moedas. Resolver problemas que envolvam a metade e o triplo de números naturais. Localizar um número em uma reta numérica graduada onde estão expressos o primeiro e o último número representando um intervalo de tempo de dez anos, com dez subdivisões entre eles. Localizar um número racional dado em sua forma decimal em uma reta numérica graduada onde estão expressos diversos números naturais consecutivos, com dez subdivisões entre eles. Reconhecer o valor posicional do algarismo localizado na 4ª ordem de um número natural.
Reconhecer uma fração como representação da relação parte-todo, com apoio de um polígono dividido em oito partes ou mais. Associar um número natural às suas ordens e vice-versa.
Conclusão
Diante das informações aqui passadas referente a Prova Brasil e de sua importância para a avaliação dos alunos da rede pública,  concluímos que a escola Danilo Dotto, esteve em constante melhora desde o inicio das avaliações da prova Brasil, levando em consideração os aspectos mencionados, observa-se que os totais demonstrados nos gráficos de 2011 a 2013 obtiveram melhora no desempenho dos alunos.
Cada nível da escala apresenta as habilidade que os alunos desenvolveram, com base na média de desempenho e distribuição dos alunos de cada rede ou escola nesta escala e sua interpretação pedagógica, a rede ou a escola pode se comparar seus resultados com seus próprios objetivos, observando, por exemplo, até que ponto as habilidades que foram planejadas para serem trabalhadas com seus alunos foram alcançados. 
Sabemos que a Prova Brasil é uma ferramenta de extrema importância para verificar o grau de dificuldade dos alunos, visto que, as últimas notas estão demonstrando tal melhora.
Pode-se compreender de maneira mais aprofundada com essa pesquisa como funciona o Sistema de Avaliação da Educação básica e, sobretudo, a Prova Brasil nas escolas públicas, escolas e tem surtido efeitos positivos, tantos na gestão escolar, quanto no trabalho dos professores e, ainda na aprendizagem dos alunos.
Observa-se que esse sistema de avaliação desde sua criação em 1988 até os dias atuais passou por algumas transformações, na sua metodologia de aplicação, nos objetivos e na abrangência. Dentre elas institui-se a Prova Brasil tendo em vista aperfeiçoar a avaliação da educação básica.
A Prova Brasil tem influencia na pratica docente à medida que os professores revêem o que está sendo feito e o que precisa melhorar em relação ao processo de ensino e aprendizagem e tem efeitos positivos na aprendizagem dos alunos, pois os professores tomam conhecimento da situação do aluno e passa a trabalhar de maneira que eles avancem nos estudos. Também proporciona mudanças significativas na gestão e organização escolar. Os professores e a equipe pedagógica tornam-se mais unidas, planejam , desenvolve atividades mais elaboradas com base nas provas e trabalham em nível mais elevado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Disponibilizados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP: http://portal.inep.gov.br/web/saeb/resultados-2013
 Para tanto, faz-se necessário pesquisar e analisar, a Prova Brasil no contexto da avaliação externa em larga escala.
E informações e dúvidas sobre a Prova Brasil que encontrar também no site “todos pela educação”. Disponível em: http://www.todospelaeducacao.org.br/busca/?busca=prova+brasil&buscar=. Acesso em 04 de mar. de 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Prova Brasil: apresentação. [online] Brasília: MEC, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/prova-brasil Acesso em 04 de mar. 2016. UNESCO. 
Educação um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília: 2010. Disponível em: 
http://ftp.infoeuropa.eurocid.pt/database/000046001-000047000/000046258.pdf Acesso em 27 jun. 2013. 
Avaliações da educação básica em debate: ensino e matrizes curriculares de referência das avaliações em larga escala. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e PesquisasEducacionais Anísio Teixeira, 2013. 467 p. Disponível em file:///C:/Users/rosangela.pinto/Downloads/1444335131Avaliacoes_da_Educacao_Basica _em_Debate.pdf Acesso em 04 de mar. 2016.

Continue navegando