Buscar

texto sistema operacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O computador tem ampliado as maneiras de comunicação dos homens, executando as tarefas de uma maneira mais rápida e prática. Facilitando assim a sua vida e dando assim mais conforto e praticidade nas atividades do dia-a-dia, que é aonde se encaixam melhor os computadores pessoais, pois possuem mais facilidade de carregar no seu dia-a-dia. Já os supercomputadores são maquinas com alta performance, que podem realizar trilhões de cálculos em poucos minutos, eles ocupam um grande espaço físico por causa da grande quantidade de hardware que se interligam com os seus milhares de processadores. Eles têm a maioria das aplicações em áreas de pesquisa com grande quantidade de processamento, são esses os Mainframes se destacam por terem alto poder de processamento e muita capacidade de memória, e controlam atividades com grande volume de dados, sendo de custo bastante elevado.
Um computador operando totalmente em nuvem seria uma espécie de terminal físico, sem dependência de um disco rígido, que buscaria na nuvem todo o material necessário para funcionar: programas, arquivos e até comandos básicos de controle. A ideia é que o computador funcionasse como um enorme navegador.
Os códigos do sistema operacional ficariam armazenados na nuvem e precisariam de um software pequeno, como um navegador, para iniciar e se conectar à Internet.
Essa nova proposta sugere que não há a necessidade de se ter uma máquina superequipada, com softwares pesados que realizam inúmeras tarefas dispensáveis, sendo que a maioria das empresas já mantém dados essenciais como e-mails, contatos, calendários e outras funções básicas armazenadas na nuvem. Ao contar com soluções profissionais de nuvem em todos os níveis, se torna possível que os funcionários os acessem de qualquer dispositivo e em qualquer lugar, de modo seguro.
Um sistema operacional baseado na nuvem seria, claro, menos flexível do que os softwares já conhecidos no mercado, mas poderia também agilizar processos internos, já que o computador não precisaria estar rodando diversas outras funções não utilizadas ao mesmo tempo – economizando assim, espaço na memória RAM. Outras vantagens desse modelo é o baixo custo e a otimização de processos, uma vez que atualizações de máquinas e servidores se tornariam dispensáveis.
O principal objetivo de se trabalhar com sistemas operacionais em nuvem é manter tudo na cloud de forma fácil e intuitiva para o usuário, e eficiente, segura e econômica para as empresas. Na prática, para o usuário pouca coisa muda, preservando a sensação de estar acessando softwares locais.
A essência do cloud computing sempre foi a diminuição da infraestrutura física. Apesar disso levar tempo para se tornar algo efetivo e real nas empresas, um sistema operacional baseado na nuvem, contando com um serviço profissional e desenvolvido especialmente para o ambiente corporativo, é um passo importante no caminho da transformação digital de um negócio.
Os Sistemas embarcados revolucionam o mundo continuamente melhorando a vida das pessoas. Basta olhar ao redor e perceber que eles estão em quase todos os lugares e que suas aplicações impulsionaram o desenvolvimento tecnológico de todas as áreas de conhecimento humano. Mas o que um sistema embarcado consegue fazer? 
Um sistema embarcado salva vidas em marcapassos, garante a segurança dos transportes em computadores aviônicos e freios ABS, também aproxima as pessoas através de satélites e equipamentos de Telecom, agrega conforto ao dia a dia com impressoras, TVs e players de mídia, e, ainda deixa a nossa vida mais divertida com os consoles de games. Sistema embarcado também é aplicado em sistemas de rede elétrica, em sistemas bélicos, em rea tores nucleares, enfim, eles estão presentes em quase todos os eletrônicos.

Continue navegando