Buscar

Movimentos Sociais AV I

Prévia do material em texto

Odaise Martins Ferreira (1777878)
	
	Disciplina:
	Movimentos Sociais (SES28)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:639477) ( peso.:1,50)
	Prova:
	19008821
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No Brasil, na década de 1990, os movimentos sociais surgiram da organização popular, da luta pela moradia, pela reforma urbana, e do Fórum Nacional, entre outros fatos marcantes. Referente à temática Movimentos Sociais e assuntos correlatos no anos 1990, no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I- Os movimentos éticos e políticos iniciaram em 1990 e foram de grande importância na história, por contribuírem com o processo democrático.
II- Na década de 1990, surgiram outros movimentos sociais contrários às reformas estatais e à ação da cidadania e do desemprego. 
III- Fato marcante nos anos 1990 foi a luta pela moradia organizada por diferentes tipos de classes sociais.
IV- Movimento Artístico dos anos 1990, a Tropicália teve início com o Festival de Música Popular, que ocorreu na TV Tupi.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	2.
	No Brasil, os movimentos sociais foram historicamente marcados pela organização da população representada pela força social e identificada pelas diferentes tensões e diferentes grupos de interesses. Referente aos movimentos sociais entre 1920-1940 no país, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os movimentos sociais enfrentavam a crise da República Velha.
	 b)
	houve os avanços sociais, participação plena da mulher na vida pública, distribuição de renda, crescimento econômico e geração de emprego e renda.
	 c)
	O que se destacou foram os movimentos reivindicatórios e o andamento da política na sociedade religiosa.
	 d)
	surgiram da organização popular, a luta pela moradia, pela reforma urbana, Fórum Nacional e a participação popular, entre outros fatos marcantes.
	3.
	Os movimentos sociais no Brasil passaram a intensificar-se a partir da década de 1970, com fortes movimentos de oposição ao regime militar que então se encontrava em vigência, mantendo uma luta social e uma forte resistência. Sobre a temática Movimentos Sociais no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento social brasileiro de inspiração coletiva  cujo objetivo é a implantação da reforma agrária no Brasil.
(    ) O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) surgiu na década de 1990 da necessidade de organizar a reforma agrária e garantir moradia e a todos os proletariados do campo. 
(    ) Os movimentos nos espaços rural e urbano, em meados de 1950, adquiriram visibilidade através da realização de manifestações em espaços acadêmicos e militares .
(    ) O MST, na década de 1970, teve grande destaque, sobretudo, pela  participação membros do movimento nas disputas eleitorais brasileira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	4.
	Na América Latina, os movimentos indígenas reemergiram como a grande novidade no cenário das lutas e movimentos sociais. A luta dos indígenas, de resistência à colonização europeia e branca, é secular e isto tem levado a novas formas de lutas e resistências e principalmente pelo reconhecimento de seus direitos. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a uma de suas lutas legítimas:
	 a)
	Ao reconhecimento de sua fragilidade intelectual.
	 b)
	À redistribuição de terras apenas para os índios escolarizados.
	 c)
	A vender seus recursos naturais, como água e minérios, para a Europa.
	 d)
	À escolarização na própria língua.
	5.
	As ONGs (Organizações Não Governamentais) são organizações sem fins lucrativos e se caracterizam por ações solidárias de um determinado grupo de pessoas que são criadas para auxiliar um público-alvo, geralmente elas se mantêm com colaborações de pessoas físicas e jurídicas. Fazem parte de movimentos sociais e têm como princípio:
	 a)
	O desenvolvimento humano e o alargamento da participação nos Movimentos Sociais.
	 b)
	O crescimento humano e o alargamento da participação na política.
	 c)
	O crescimento humano e o alargamento da participação nas lutas de classe.
	 d)
	O desenvolvimento humano e o alargamento da participação na cidadania.
	6.
	Os movimentos sociais lutam por políticas sociais diversas, políticas necessárias para o bem comum coletivo que priorizam a igualdade social, a justiça social e a democracia. Muitos movimentos sociais podem ser: urbanos ou rurais, étnicos, especialmente dos indígenas, da classe operária, movimentos por questões ambientais, movimentos de gênero (mulheres, homoafetivos), movimentos de categorias de idade (criança, menores, idosos, aposentados), entre outros diversos existentes no mundo e no Brasil. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um movimento social existente em nossa realidade:
	 a)
	Movimento Social Teologia da Libertação de Leigos ?MSTL.
	 b)
	Movimento Cristão Colonialista Brasileiro ? MCB.
	 c)
	Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra ? MST.
	 d)
	Movimento dos Teólogos Indígenas ? MTI.
	7.
	No paradigma europeu de estudos sobre os movimentos sociais, encontram-se duas correntes de estudos: uma marxista e outra dos novos movimentos sociais. Uma das características marcantes da corrente marxista é:
	 a)
	O estudo das contradições existentes e as lutas entre as diferentes classes sociais.
	 b)
	A análise de movimentos sociais locais e periféricos.
	 c)
	O estudo da cultura e da identidade.
	 d)
	O estudo em âmbito político ou dos microprocessos da vida cotidiana.
	8.
	Uma das maneiras mais eficientes de despertar as pessoas e promover a sua participação é a mobilização social. Participar de um processo de mobilização social é um ato de escolha. É uma forma de construir na prática o projeto ético proposto por um coletivo. Ela se define em:
	 a)
	Organizações não governamentais, associações civis e autônomas, que não dependem do Estado ou de partidos políticos.
	 b)
	Compartilhar sonhos e desafios propõe ações para a melhoria da qualidade de vida de grupos de pessoas, e comunidade.
	 c)
	Suprir as necessidades da população através do assistencialismo e das organizações religiosas governamentais.
	 d)
	Parte do terceiro setor e são voltadas para se fazerem presentes e parceiras da sociedade civil e do poder público.
	9.
	A Proclamação da República no Brasil foi um dos mais importantes fatos da história do país. Nesse sentido, uma nova e importante fase da vida nacional foi iniciada, com desdobramentos históricos suficientes para justificar a menção recorrente a este fato. Nessa perspectiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O líder da revolução e primeiro presidente do período da Primeira República foi Getúlio Vargas.
(    ) O sistema republicano inaugurado no fim do século XIX não evitou futuras revoltas populares e instabilidade por conta da desigualdade.
(    ) A República brasileira substituiu o sistema monárquico, cujo último soberano foi D. Pedro II.
(    ) A República brasileira implantou um sistema socialista que, apesar das boas intenções, deu lugar a novos períodos de instabilidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	10.
	É histórica a relação de dependência que a América Latina possui com os países centrais, que veem no continente a possibilidade de exploração econômica, política e social com governos autoritários. Quando se estuda a história latino-americana ao longo do século XX, identificam-se três períodos diferenciados. Sobre esses períodos, analise as sentenças a seguir:I- Com características do século XIX, teve a predominância de um padrão de acumulação primário-exportador, ao qual correspondiam regimes políticos oligárquicos, em que as distintas frações das elites econômicas disputavam entre si a apropriação do Estado.
II- Desenvolve-se após a crise de 1929, em que vários países, como México, Chile, Argentina e Brasil, desenvolveram políticas voltadas para a industrialização, ainda que de forma atrasada e dependente.
III- É caracterizado pelo esgotamento do modelo econômico de substituição de exportações na década de 1990, com a consequente consolidação das grandes corporações nacionais nos espaços internacionais, principalmente nos países desenvolvidos.
IV- Ficou marcado, após a metade do século XX, pelo desenvolvimento da economia agrária familiar, e o êxodo urbano decorrente desta nova forma econômica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
Prova fina
Parte inferior do formulário

Continue navegando