Buscar

Movimentos Sociais AVII


Continue navegando


Prévia do material em texto

Odaise Martins Ferreira (1777878)
	
	Disciplina:
	Movimentos Sociais (SES28)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:639474) ( peso.:1,50)
	Prova:
	19843291
	Nota da Prova:
	6,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As Políticas de ajuste neoliberal têm sido adotadas no mundo inteiro. No Brasil, essas políticas ganham força na atual conjuntura, mediante a implementação de uma política macro econômica nociva aos interesses da classe trabalhadora e com rebatimentos para as políticas sociais. Referente às características das politicas sociais em um contexto neoliberal, analise as afirmativas a seguir:
I- Seletivas e desmercadorizantes, sendo implementadas por meio de práticas emergenciais e compensatórias públicas. 
II- Universais, descentralizadas e democráticas devido à ampliação da ação estatal. 
III- Eventuais e complementares, sendo implementadas por meio de práticas fragmentadas e compensatórias.  
IV- Democráticas, descentralizadas e complementares, devido à ampliação da ação estatal.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	2.
	A dinâmica de reordenamento capitalista impõe modificações sócio-históricas que incidem sobre a relação Estado e sociedade. Tal cenário redefine um padrão de respostas às expressões da questão social que interfere no acesso aos direitos . Na atualidade as estratégias para o enfrentamento da questão social tem sido tensionadas por projetos sociais distintos. Nesse processo, são fundamentais ações voltadas para o/a:
	 a)
	Desenvolvimento de um trabalho de base com os movimentos eclesiológicos.
	 b)
	Reforçar o caráter filantrópico e assistencialista dos programas sociais mercantilizados.
	 c)
	Subordinação dos direitos sociais a lógica orçamentária e a política econômica de corte neoliberal.
	 d)
	Fortalecimento dos sujeitos coletivos, dos direitos sociais e a necessidade de organização para a sua defesa.
	3.
	Com a introdução da política neoliberal no Brasil, nos anos 1990, a tendência no campo das políticas e direitos sociais tem sido de restrição de gastos públicos sob o argumento da crise fiscal do Estado. Nesse processo, a pauperização das políticas sociais materializa-se em:
	 a)
	Ações universalistas e uniformes mediante contribuição para ter acesso aos benefícios.
	 b)
	Programas que mantêm os direitos constitucionais intocáveis, desde que seja efetuado pagamento para ter acesso.
	 c)
	Ações fragmentadas e desarticuladas entre si, mas com perspectiva de assegurar os princípios de fé do sujeito.
	 d)
	Ações pontuais, fragmentadas, desarticuladas e pulverizadas direcionadas para combater os efeitos perversos da crise.
	4.
	Todas as profissões têm instrumentos que norteiam e potencializam sua prática profissional. No Serviço Social, também existe um documento de referência à intervenção: o Código de Ética do Serviço Social, que foi escrito em 1993. A profissão defende, através dos seus princípios, a aproximação com:
	 a)
	A população e a classe burguesa.
	 b)
	Os movimentos sociais e a Igreja.
	 c)
	A população e os movimentos sociais.
	 d)
	Os movimentos sociais e o mercado.
	5.
	Na sociabilidade do capital, o modo de conceber a pobreza e as políticas sociais está relacionado com diferentes perspectivas teóricas e de projetos de sociedade. Uma das concepções contemporâneas considera a pobreza em seu caráter multidimensional, que tem como um de seus determinantes a privação de capacidades. Nessa concepção, são apresentados e recomendados alguns dos instrumentos de enfrentamento a pobreza. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Aumento do gasto público e pleno emprego. 
II- Microcrédito e empoderamento. 
III- Políticas de ajuste fiscal e empoderamento. 
IV- Ajuste fiscal e  emprego. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	6.
	A democracia participativa é uma das formas que levam as pessoas a se tornarem corresponsáveis pelas decisões da sociedade, a melhorarem o seu nível de participação, a saber exercer os seus direitos enquanto cidadãos e também responsáveis pelas discussões e implementação de políticas públicas por meio dos conselhos diversos existentes. Refletindo sobre a democracia participativa, analise as sentenças a seguir:
I- Participar significa muito além da participação na votação periódica de quatro em quatro anos. Assim, a democracia participativa significa uma participação ampliada, em que o maior número de pessoas compartilhem, motivem-se e trabalhem nas soluções que lhe interessam e necessários para o bem comum e coletivo.
II- Falta de solidariedade e rigor ético, uma sociedade geradora de indiferença, individualismo, passividade, corrupção e hostilidade, acrítico não condiz com a democracia participativa.
III- É inegável que o sistema de representação social vive um processo de crise de legitimidade, que se expressa na apatia e não participação político-social, nos baixos índices de participação nos diversos conselhos de direito. 
IV- A democracia participativa, por seu potencial mobilizador e conscientizador, permite aos cidadãos apadrinhar o Estado, fazendo ações que competem ao poder público, como, por exemplo, executar medidas que o governo não consegue efetivar.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	7.
	Todos os processos administrativos vêm sendo remodelados, conforme as legislações vigentes. Estas norteiam o planejamento, a execução e a avaliação dos serviços prestados. Acerca do processo sócio-histórico nacional e do controle social, analise as sentenças a seguir:
I- O processo de redemocratização do país trouxe importantes avanços do ponto de vista legal, como a participação popular na gestão das políticas sociais.
II- É no fim da Ditadura Militar que se inicia o projeto neoliberal, cuja essência consiste na construção de uma sociedade pautada no aumento da participação, dos direitos e garantias sociais.
III- O projeto neoliberal, assim como a naturalização da ordem capitalista, tende a fazer com que as classes populares apenas aceitem, e não participem, do desenvolvimento de políticas sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	8.
	A sociedade vem se transformando à medida que evolui. Nesse sentido, questões morais que se referem a hábitos e costumes acabam se mesclando com questões éticas, que são norteadas pelas legislações. Sobre os conselhos de direito, analise as sentenças a seguir:
I- Os conselhos de direito viabilizam a participação da população, que utiliza os serviços prestados pelo Estado, através das políticas públicas.
II- Os conselhos de direito permitem o processo de articulação do Estado, das instituições e dos usuários das políticas públicas. 
III- A composição dos conselhos de direito deve ser majoritariamente composta por membros do Estado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	A participação política envolve a possibilidade de influenciar de forma efetiva as políticas locais, regionais, nacionais e internacionais. Calcada a partir da ação intencional para impactar na agenda pública, na participação legal do sistema representativo. A participação política ocorre também, pela participação nas estruturas,atividades, em grupos organizados e em manifestações orientadas a exercer influência na pauta dos atores políticos e institucionais dos governos.  Também há processos a partir da participação popular que  visa, definir, executar e acompanhar as políticas públicas e as políticas de governo. Referente à relação entre participação em política e processos populares, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Integração social dos órgãos de governo.
(    ) Controle social.
(    ) Ação social e comunitária pelo poder público.
(    ) Controle das políticas eclesiológicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	10.
	A Política Nacional de Assistência Social revela conteúdos, princípios, diretrizes e objetivos da assistência social no sistema de Proteção Social Brasileiro em consonância com a Lei Orgânica da Assistência Social. Sobre o principio da política de assistência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica. 
(    ) Universalização dos direitos sociais a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.
(    ) Participação da população, por meio de organização representativa religiosa, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.
(    ) Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo poder público e dos critérios para sua concessão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.