Buscar

trabalho Direitos Humanos; Direitos Sociais e Serviço Social

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional - UNINTER
Bacharelado em Serviço Social
Sandra dos Santos Batista Nunes RU: 2907237
Orientador Educacional do Polo: Raquel Silva Santos RU: 2585916
PORTO VELHO – RO 
2019
Sandra dos Santos Batista Nunes RU: 2907237
Fundamentos de Antropologia 
	
SILVA, Sidney Antonio da. A migração dos símbolos. Diálogo intercultural e processos identitários entre os bolivianos em São Paulo. Revista São Paulo Perspectiva, v. 19, n. 3, p. 77- 83, jul./set. 2005
 (
Este trabalho tem como objetivo a obtenção de nota parcial nas disciplinas de 
Cidadania Direitos Humanos; Direitos Sociais e Serviço Social
 do Centro Universitário Internacional – UNINTER. Prof.ª Raquel Silva Santos.
)
PORTO VELHO – RO
2019
INTRODUÇÃO
Direitos sociais podem ser definidos como direitos fundamentais à sociedade para uma vida digna e saudável, como seguridade social, assistência, educação, dentre outros. Neste trabalho irei falar de cidadania, direitos humanos, direitos sociais e serviços sociais. Qual o significado de Cidadania? Cidadania é o exercício de direitos e deveres políticos e sociais estabelecidos na constituição de um país, por parte de pessoas (indivíduos que compõem uma nação. E em especial falarei aqui do direito da criança e do adolescente. 
Cidadania; Direitos Humanos; Direitos Sociais e Serviço Social
CIDADANIA:
A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade. Essa expressão vem do latim Civita, que quer dizer cidade. Antigamente, cidadão era aquele que fazia parte da cidade, tendo direitos e deveres por nela habitar. Atualmente, esse conceito extrapola os limites urbanos, podendo ser compreendido no espaço rural. De uma forma simplificada, é possível dizer que a palavra nada tem a ver com a individualidade, porque ela faz jus ao todo, ou seja, ao coletivo. 
A cidadania pode ser definida como paridade, ou seja, igualdade da coletividade. Ela é o elemento que viabiliza a igualdade de direitos em uma sociedade, mesmo que apenas formalmente. 
 	A expressão da cidadania freqüentemente está associada ao campo do Direito, em que existe uma série de legislações voltadas para os direitos e deveres que o cidadão possui. Entre os deveres, destaca-se o voto eleitoral (que também é um direito), o zelo pelo espaço e o cumprimento das leis. Entre os direitos, destaca-se o de ir e vir, bem como o de ter acesso à saúde, moradia, alimentação e educação.
O conceito de cidadania também está relacionado à nacionalidade do indivíduo, isto é, à legalidade de sua permanência em um determinado território administrado por um Estado Nacional. Fala-se, por exemplo, de cidadania brasileira, cidadania portuguesa e cidadania americana.
Em casos de descumprimento aos deveres, o indivíduo poderá ter parte de sua cidadania caçada, a exemplo de presidiários que possuem o direito de votar vetado, entre outras limitações impostas pela lei penal. 
A cidadania pode ser dividida em formal e substantiva. É formal quando se refere à nacionalidade de uma pessoa e a seu pertencimento a uma nação. É substantiva quando se refere aos direitos civis, políticos e sociais. 
Para isso vale a pena mencionar Marshall, sociólogo britânico que conceituou a cidadania por meio dos direitos civis (liberdade individual, pensamentos, fé, propriedade e justiça), políticos (participação efetiva na política ou no poder político), e sociais (acesso as políticas públicas e condições econômicas para uma vida digna).
Cabe ressaltar que esse papel embutido à cidadania ainda não traduz sua real importância. Não é possível conceituar a cidadania de forma unilateral, porque ela é ampla e abrangente. 
DIREITOS HUMANOS
Direitos humanos são os todos os direitos relacionados à garantia de uma vida digna a todas as pessoas. Os direitos humanos são direitos que são garantidos à pessoa pelo simples fato de ser humana.
Assim, os direitos humanos são todos direitos e liberdades básicas, considerados fundamentais para dignidade. Eles devem ser garantidos a todos os cidadãos, de qualquer parte do mundo e sem qualquer tipo de discriminação, como cor, religião, nacionalidade, gênero, orientação sexual e política.
Direitos humanos é o conjunto de garantias e valores universais que tem como objetivo garantir a dignidade, que pode ser definida com um conjunto mínimo de condições de uma vida digna. São direitos humanos básicos: direito à vida, à liberdade de expressão de opinião e de religião, direito à saúde, à educação e ao trabalho.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) os direitos humanos são garantias de proteção das pessoas contra ações ou falta de ações dos governos que possam colocar em risco a dignidade humana.
DIREITOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL
	 O serviço social tem ampliado seus estudos referentes a políticas sociais. Isso porque estas são estratégias relevantes para se obter respostas mais claras quando do enfrentamento da questão social e de suas repercussões, principalmente no cenário contemporâneo. A questão social é a base de intervenção do serviço social e exige cada vez mais novas respostas às demandas dos cidadãos, o que enseja a busca por subsídios teóricos para melhorar compreender essa realidade contraditória .
Também podem ser “mecanismos eficientes para a democratização do acesso a bens e serviços para população e também atuam como condições necessárias ao desenvolvimento econômico e social. 
O profissional em serviço social deve, então, buscar, intransigentemente, a defesa do acesso aos direitos sociais dos cidadãos, que são garantidos constitucionalmente e regularmente pela legislação ordinária ou complementar.
Ao reconhecer os direitos sociais do cidadão como constitucionais, ou seja, inalienáveis, o poder público deve ofertá-los mediante ao estabelecimento de políticas públicas e sociais, a fim de que seja possível efetivar a conquista da cidadania pela construção da igualdade social e pela universalização de seu acesso.
Considerando que até o advento da CF/1998 havia apenas políticas de controle, fragmentadas, seletivas e excludentes, atualmente, o projeto ético – político do serviço social representa um compromisso com a nova ordem vigente, resultado das conquistas da sociedade e da implementação dos direitos constitucionais.
	Direitos da criança e do adolescente 
 É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar a criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária, alem de coloca- los a salvo de toda a forma de negligencia, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (Art. 227 da CF/1988).
Desde então surgiu o código de menores e o estatuto da criança e do adolescente (ECA), lei federal 8.069 de 1990. A partir disso, independente de sua classe social, crianças e adolescentes estão submetidos a uma mesma legislação e são entendidos como cidadãos. 
No de correr dos tempos a política dos direitos da criança e do adolescente passou por transformações importantes. Antes tinha caráter repressor, punitivo e discriminatório; agora, a perspectiva é de garantia dos direitos e da prioridade absoluta, com as crianças e os adolescentes considerados sujeitos de direitos, ou melhor, crianças cidadãs e adolescentes cidadãos.
 O primeiro código de menores, instituído em 1927, deu inicio a formulação de modelos de atendimento, mas não acarretou melhorias nas condições de pobreza ou miséria, nem mudanças nas condições de vida da criança. Ao contrário, o código criminalizava a pobreza,, ou seja, submetia submetia os menores a medidas judiciais sempre que sua conduta fosse enquadrada no que está definido em lei, tratando-os em pé de igualdade com os menores infratores. Fica evidente que não tinha nenhum compromisso com a resolução do problema do menor, pois apenas trazia soluções paliativas, sem nada transformar. 
	 
ReferenciasBibliográfica.
BRANCO, Amélia Aparecida Lopes Vieira
Serviço social, direito e cidadania/ Amélia Aparecida Lopes Vieira Branco, Gustavo Fernandes Emilio, Nilza Pinheiro Dos Santos. Curitiba: Intersaberes, 2017. (Série profissional em serviço social)
O livro está disponível na biblioteca virtual: https://bv4.digitalpages.com.br/?term=servi%25C3%25A7o%2520social%2520direito%2520e%2520cidadania&searchpage=1&filtro=autores#/autor/10578/BRANCO,%20Am%C3%A9lia%20Aparecida%20Lopes%20Vieira
Cidadania:
https://www.significados.com.br/cidadania/
 
Direitos humanos: 
https://www.significados.com.br/direitos-humanos/

Continue navegando