Buscar

Modelo Keynesiano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Macro P!
What Is the Crowding Out Effect?
The crowding out effect is an economic theory arguing that rising public sector spending drives down or even eliminates private sector spending.
O governo vendesse títulos ao público para substituir as receitas perdidas pelo corte nos impostos, ocorreria o mesmo processo de deslocamento (crowding-out) que no caso de um aumento dos gastos governamentais financiado por títulos. A taxa de juros de equilíbrio subiria, o investimento cairia e haveria também um aumento da poupança induzido pela taxa de juros, fazendo com que o consumo voltasse ao patamar anterior ao corte nos impostos. No caso de uma redução de impostos, como no aumento dos gastos governamentais, a demanda agregada não seria afetada.
-Papel da Moeda no modelo Neoclássico :
Abordagem de Cambridge :
Os motivos para se demandar moeda são o transacional e o precacional 
Teoria quantitativa da moeda :
Teoria clássica que afirma que o nível de preços é proporcional à quantidade de moeda.
Pressupostos do modelo keynesiano :
1) O equilíbrio se encontra abaixo do pleno emprego; 
O ajuste do equilíbrio se da mediante as variações da produção. Quando a demanda cai as empresas ajustam a sua produção reduzindo-a. Quando a demanda sobe, como há recursos subutilizados a produção subirá, de modo que demanda e oferta se igualem.
2) A demanda do trabalho depende das expectativas de vendas dos empresários;
3) Vou desemprego previsto nesse modelo é involuntário (demanda gera a oferta) – Princípio da demanda efetiva, que é o inverso da lei de Say.
4) O investimento privado é a variável mais instável da demanda, logo o governo deve realizar política econômica para contrabalancear as variações do investimento privado. (Crowding-in)
5) A principal política econômica na visão keynesiana tradicional- é a política fiscal 
6) O mercado dispõem de falhas, logo o governo deve sempre intervir – A falha é a rigidez salarial
7) A moeda é considerada um ativo. Portanto, alterações na oferta da moeda podem conduzir mudanças nas variáveis reais ( Produto e Emprego)
Multiplicador dos gastos :
O multiplicador dos gastos representa quanto o produto (y) irá variar ,quando houver uma mudança nos componentes autônomos da demanda (C,I,G).
Lembrar que qualquer mudança em um desses componentes irá gerar uma mudança proporcionalmente maior no produto.
Lembrar que quando as empresas aumentam o investimento, por exemplo ,elas contratam mais, gerando mais renda e consequentemente mais consumo para vários setores da economia (há um efeito em cadeia do aumento do gasto inicial para o produto(Y)
- Quanto maior a propensão a consumir, maiores os gastos, maior o estímulo à atividade econômica e, se a economia estiver com recursos desempregados, provoca uma elevação do nível de produção e de renda. Agora, quanto maior a propensão a poupar, maiores os vazamentos de renda e o efeito multiplicador é menor. Assim, o multiplicador guarda relação direta com a PMgC e inversa com a PMgS.
Multiplicador dos impostos :
No modelo keynesiano, a demanda agregada é a base para determinação do produto. Portanto, quanto maior for variação da demanda maior será variação do produto. 
Lembrar que os componentes Co,Io e G são componentes diretos da demanda ,ou seja ,se tais componentes aumentarem ou diminuírem em 1 unidade monetária a demanda agregada irá variar exatamente na mesma proporção ,fazendo com que o produto varie em uma proporção maior.
Já os impostos são um componente indiretos da demanda. Desse modo quando o imposto varia a demanda agregada irá variar em uma proporção menor o que levará em uma variação menor do produto.
Se governo vender títulos ao público para substituir as receitas perdidas pelo corte nos impostos, ocorreria um aumento dos gastos governamentais financiado por títulos. A taxa de juros de equilíbrio subiria, o investimento cairia e haveria também um aumento da poupança induzido pela taxa de juros, fazendo com que o consumo voltasse ao patamar anterior ao corte nos impostos. 
O efeito do crowding out ocorre devido ao aumento na taxa de juros, o que dificulta o investimento do setor privado, porque o custo de capital de terceiros será maior.
De acordo com a Teoria Quantitativa da Moeda , o nível de preços é proporcional à quantidade de moeda , em um caso de emissão monetária ocorreria uma aumento no nível de preço da economia. Na abordagem de Cambridge, a emissão de moeda iria gerar um desequilíbrio no mercado monetário e este excesso de moeda seria utilizado para maiores gastos com bens e serviços e para equilibrar o mercado de bens e serviços seria necessário aumentar o nível geral de preços.

Outros materiais