Buscar

AD2_seminario_de_pesquisa_em_historia-22_08_2015

Prévia do material em texto

AD2 seminario de pesquisa em historia
 de rosemayreac | trabalhosfeitos.com
 
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – 2015.1
UNIRIO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
AD2 
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ENSINO DE HISTÓRIA II
Aluna: Rosemayre Azevedo Conceição
Matricula: 11216090151
Polo: Cantagalo
 O planejamento didático é uma ferramenta de grande relevância para se garantir uma aula de qualidade; especificar o que vai ser trabalhado, como vai ser trabalhado, a clientela a que se destina, onde se espera chegar a parti dos objetivos traçados, como avaliar se os objetivos foram ou não alcançados. Portanto, o planejamento é uma baliza que garantira o bom andamento do trabalho didático (aula).
	Ao analisarmos os planos de aulas disponibilizados para analise nos deparamos com dois métodos distintos de planejar dois mais especifico e um menos especifico. Vejamos:
	O 1º plano que tem como tema RELAÇÕES ENTRE A REVOLUÇÃO FRANCESA E A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL observamos que este contempla todas as etapas de um “bom plano de aula” (pelo menos do meu ponto de vista); uma vez que este especifica bem seus objetivos deixando claro o que se pretende alcançar no final da(s) aula(s) traça um link explicito entre as questões emblemáticas da Revolução Francesa e a Independência do Brasil. O conteúdo da aula ou seja do material didático é O processo de Independência do Brasil; aorelaciona-lo com a Revolução francesa o professor coloca dentro de um conteúdo dois processos históricos que aconteceram sucessivamente dessa forma ele leva o educando a fomentar indagações e comparações que é via de fato um fator muito importante em se tratando do estudo de história. 
A Clientela a que se destina a aula da uma abrangência maior do tema é não podemos esquecer que um plano de aula deve ser flexível e adaptável é ao fornecer a clientela a que se destina o professor deixa explicito que o mesmo pode ser adaptado para cada um dos anos. Neste também se encontra o tempo estimado, ou melhor, números de aulas previstas e o material (recursos) que serão necessários para evolução da aula, este usa desde fontes de relatos historiográficos, como também usa os recursos tecnológicos que hoje fazem parte do dia a dia da vida escolar, buscando assim torna as aulas mais dinâmicas é participativas. A metodologia usada pelo professor na elaboração desta aula viabiliza uma explanação maior do conteúdo e permite usar a mesma como parte de um todo para se chegar a um fim especifico que é a fomentação do educando em relação aos fatos históricos a eles apresentados. A avaliação é feita em etapas tal como a explanação do tema cabe dizer que dessa forma pode-se aproveitar ou avaliar melhor a aquisição do conhecimento do educando e também se os objetivos propostos estão sendo ou não alcançados.
 O método avaliativo usado pelo professor viabiliza o aproveitamentototal do conhecimento adquirido pelo educando, fornecendo ao mesmo o direito de comunicar ou se expressar, representando algo que seja para o educando uma forma de se comunicar a partir do vocabulário formal a partir de uma linguagem "normalizada". Proporcionando ao Educando uma avaliação comprometida com a escola e que por outo lado contribui no processo de construção do caráter, da consciência e da cidadania, passando pela produção do conhecimento, fazendo com que o educando compreenda o mundo em que vive, para usufruir dele, mas, sobretudo que esteja preparado para transforma-lo. 
 	
	O 2º plano de aula que tem como tema COMO EXPLORAR O IMPÉRIO ROMANO COM "GLADIADOR" já não tem a mesma consistência do primeiro, seu objetivo é muito amplo mediante ao tema e o conteúdo (História Antiga e Sociedade Romana) que vai ser trabalhado, a clientela a que se destina também e a do 6º ao 9º ano este fato deixa margem para adequação conforme cada ano. A aula parti da exibição do filme o para depois entrar na temática do conteúdo, vejo neste uma grande falta de planejamento com vista no processo de ensino aprendizagem, pois este deixa a desejar na explanação dos recursos, da metodologia e até mesmo sua avaliação fica presa a um processo vago, pois o que podemos ver a parti do plano é que ele não vai muito além da visão preconcebida através do que se reporta no filme e no (conhecimento prévio do educando).
	Partido do ponto de visão que o conteúdo émuito abrangente caberia ao professor especificar em seu plano o tempo previsto para a exploração do conteúdo e mais recursos para levar um aprendizado mais contundente por parte dos educandos. Em suma o plano deixa a desejar em seu todo.
	O 3º plano de aula que tem como tema O CICLO DO OURO NO BRASIL, já neste percebemos a falta do conteúdo especifico e seus objetivos não foram disponibilizados organizadamente, ou melhor, de forma separada a permitir distinção entre eles; ficou como se fosse um objetivo único (geral). A clientela a que se destina e do 6º ao 9º ano, este fato deixa como já disse margem para adequação conforme cada ano; tem um tempo estimado para se trabalhar de seis aulas. Os recursos usados para se trabalhar nesta aula possibilitam um trabalho bem estruturado, pois as fontes de pesquisa serão fundamentais para a aquisição do conhecimento pertinente ao tema, vemos o uso dos recursos tecnológicos, sua metodologia de ensino e moderna baseada nas pesquisas, fomentando no educando uma visão crítica e a percepção de que não existe uma história verdadeira e única para tal usa Proposição de eixos temáticos, consultas a diversas fontes e perspectivas para estabelecer a relação entre o passado e o presente. A avaliação do mesmo também e feita em etapas tal como a explanação do tema cabe dizer que dessa forma pode se aproveitar ou avaliar melhor a aquisição do conhecimento do educando e também se os objetivos propostos estão sendo ou nãoalcançados.
	O plano de Aula, portanto, não é tão somente um registro do que vai ser trabalhado, mais um suporte para o professor, para a instituição educacional e para o educando de que a viabilidade de se trabalhar os conteúdos de forma organizado, tendo em si um objetivo a alcançar é neste foco que o professor que se planeja deixa aqueles que acham que basta apenas apresentar o conteúdo do currículo mínimo é o suficiente para o desenvolvimento cognitivo do aluno. Quando planejamos tendo em vista uma meta a alcançar nos focamos mais, nos preparamos , nos envolvemos mais com o que estamos apresentando para os nossos educandos, podemos dizer que somente planeja um professor que é verdadeiramente comprometido com o processo ensino aprendizagem e que busca fomentar no aluno um espírito de cidadania e de ser pensante mediante ao meio que o cerca.
[...] Para desenvolver a postura crítica da turma e dar aulas consistentes, é fundamental que o professor entenda esse processo. História é uma disciplina passível de múltiplas abordagens - que até há pouco tempo não estavam em sala de aula, mas que hoje devem ser vistas com destaque. Por isso, tornou-se premente o trabalho com diversas fontes e o relacionamento do passado com o presente para que se entenda que contra fatos há, sim, argumentos. Tudo depende do olhar que se lança sobre eles.
(Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/formacao/passado-presente-juntos-ensinar-428266.shtml?page=4)

Continue navegando