A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Avaliação I - Relações Humanas e Sociais

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Relações Humanas e Sociais (FIL07)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX - ( peso.:1,50)
	
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os estudos acerca do processo de socialização até a década de 1960 refletiam sobre a escola e a família como instituições separadas. Acreditava então que essas cumpriam papéis diversos na socialização, em que a esfera familiar seria a base da transmissão da herança cultural, em caráter privado e permeado pelo afeto, enquanto que a escola seria o espaço público de formação moral, social e profissional do indivíduo. Entretanto, a partir daí, com o crescimento do mercado de bens simbólicos, o processo de socialização adquire novas feições. Com relação a essas novas características, analise as sentenças a seguir:
I- Consolida-se o monopólio do binômio escola/família na socialização do jovem.
II- Surge a cultura de massa que passa a publicizar diferentes estilos de vida.
III- O mercado difusor de informações passa a apresentar um caráter socializador.
IV- Restringem-se os modelos pedagógicos e diminuem os projetos educativos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	2.
	Dizemos dessa que consiste em uma das primeiras características do ser humano. Seria por meio dela que constituiríamos os princípios e valores morais e éticos que orientam nossos atos. A comensalidade seria uma das suas expressões mais prazerosa. A que estamos nos referindo?
	 a)
	Religião revelada.
	 b)
	Estratificação social.
	 c)
	Sociabilidade humana.
	 d)
	Sociedade moral.
	3.
	Por empatia pode-se compreender o estado de espírito a partir do qual uma pessoa se identifica com outra, procurando colocar-se em seu lugar, presumindo sentir aquilo que a outra está sentido. Sobre as características que contribuem para criar um ambiente propício ao contato pessoal e, portanto, à empatia, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ambientes tranquilos.
(    ) Simpatia.
(    ) Tristeza.
(    ) Gostar de ouvir.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	4.
	A sociedade humana está estruturada de maneira a manter a ordem e o funcionamento das relações que acontecem nesses grupos humanos. Essa organização existente nos grupos se refere às estruturas sociais e humanas que cumprem um papel fundamental, pois uma sociedade deve estar estruturada no sentido de contemplar a todos aqueles que dela fazem parte. Nesse sentido, é fundamental compreendermos o que é e como funciona essa estrutura social. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Numa estrutura social, é possível perceber como está distribuída cada parte de um todo, ou seja, o papel do indivíduo na coletividade.
(    ) As estruturas sociais humanas são prejudiciais para a sociedade, pois, de certa forma, engessam o indivíduo, não abrindo espaço para a criatividade.
(    ) Dentro de uma estrutura social, percebemos que cada indivíduo possui um papel social, em que cada um de nós possui funções diferentes que contribuem para a formação estrutural da sociedade. 
(    ) O desenvolvimento de uma estrutura social não é capaz de dar o mínimo de estabilidade para os grupos humanos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	5.
	O homem relaciona-se com outros indivíduos em sociedade. E esse relacionamento varia quanto ao nível. Sobre tais níveis relacionais, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um dos níveis de relação entre os indivíduos:
	 a)
	Individualidade.
	 b)
	Afetividade.
	 c)
	Confiabilidade.
	 d)
	Sociabilidade.
	6.
	O ser humano está constantemente se relacionando com o meio em que vive, com as coisas que usa e cria e com as pessoas que o cerca. É pelas relações sociais que o ser humano desenvolve o seu ser e firma a sua existência, ou seja, é o seu modo de ser e de atuar criando e recriando o mundo em que está inserido. Esse processo o torna capaz de se refazer frente às mudanças que são suscitadas pelas próprias relações que estabelece com os outros. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O ser humano é um ser em evolução e sua tendência natural é sair do egocentrismo.
II- O ser humano tem a necessidade de pertencer a um determinado grupo social, seja a família, a escola, o trabalho, entre outros.
III- Tanto o homem quanto a mulher são capazes de viverem sós e isolados, pois ambos precisam somente dos objetos da natureza e daqueles que conseguem fabricar.
IV- A necessidade de se relacionar que o homem possui é somente em razão da necessidade de bens materiais que precisa possuir e usufruir.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	A sociedade tem sido tipificada a partir de diferentes características. Poderíamos dizer que essa articula um espaço geográfico com uma determinada população, compartilhando de uma cultura e forma de vida e mantendo sua autonomia, autossuficiência e independência. Com relação às características próprias da sociedade, analise as sentenças a seguir:
I- A sociedade é universal e igual para todos em todo lugar.
II- A sociedade não é necessária à sobrevivência do indivíduo.
III- A convivência social é uma necessidade apenas psicológica.
IV- A sociedade é um sistema social que varia culturalmente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	8.
	A sociedade está dividida em classes sociais, sendo que cada indivíduo está enquadrado em alguma dessas classes. A sociologia busca, por meio de estudos, analisar esta composição social, no sentido de compreender a inter-relação existente entre as classes. Esta análise sociológica denominamos de:
	 a)
	Estratificação social.
	 b)
	Análise de ascensão.
	 c)
	Estudo de classes.
	 d)
	Mobilidade social.
	9.
	Nós seres humanos nos encontramos inseridos em um determinado contexto social. É nesse que desenvolvemos os papéis sociais dos diferentes grupos aos quais pertencemos. Cada papel social realiza uma determinada função na sociedade e esses denotam determinadas características. Essas seriam: pertencimento, intimidade, produtividade, estabilidade e adaptabilidade. Com relação ao exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O pertencimento esta implicado com ter traços únicos.
(    ) A intimidade gera ocasiões de contato na rede social.
(    ) A produtividade está relacionada ao senso de utilidade.
(    ) A estabilidade oferece oportunidade para criatividade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	10.
	O processo de socialização ocorre logo nos primeiros anos de vida, pois os contatos que o ser humano tem com o mundo à sua volta e aquilo que faz parte dele contribuem para o desenvolvimento de sua percepção sobre o mundo, as pessoas e a vida. Nesse sentido, desde o seu início, nossa socialização é influenciada por agentes externos. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Grupo de amigos populares.
II- Pais e avós.
III- Escola.
IV- Elvis Presley.
(    ) Esse agente serve de modelo de comportamento e de atitude ao longo de toda a vida do indivíduo.
(    ) Esse agente é representado por grupos que apresentam características de destaque social, invejáveis e espelháveis