Buscar

prova1lenciaturaem foco

Prévia do material em texto

A perspectiva intercultural surge da necessidade de dar um novo rumo ao que propõe o monoculturalismo, que defende a ideia do compartilhamento dos povos em uma mesma cultura. A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura e o contexto oferecem os símbolos que se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem.
(    ) A cultura e o contexto de diferentes sistemas simbólicos se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem.
(    ) A cultura e o contexto não oferecem os símbolos que se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem.
(    ) A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) V - V - F - V.
	
	c) V - F - V - F.
	
	d) F - V - V - F.
	 
	 
	2.
	A ideia de sociedades multiculturais partem da integração de países e culturas diferentes, que acompanhadas de ações e estratégias políticas, apoiam na prática toda essa diversidade. A essa ação chamamos de:
	
	a) Socialismo.
	
	b) Intercultura.
	
	c) Realismo.
	
	d) Multiculturalismo.
	 
	 
	3.
	O estudo sobre a diversidade abrange entendimentos mais complexos que perpassam os diferentes contexto. A complexidade se estende quando envolve a análise da cultura e das multiculturas. Sobre os desafios do estudo da diversidade numa sociedade plural, analise as sentenças a seguir:
I- Compreender a formação da identidade do indivíduo, ou de um determinado grupo e a sua expressão coletiva.
II- Compreender a política de inclusão no espaço educativo e a sua expressão individual.
III- Compreender as vivências coletivas e a sua expressão cultural. 
IV- Compreender os fenômenos do ser humano e a sua expressão individual.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença I está correta.
	
	b) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	c) Somente a sentença III está correta.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	 
	 
	4.
	A formação cultural auxilia na humanização dos sentidos, em que o sujeito compreende o ser e o estar no mundo de forma mais sensível e percebe as particularidades existentes nas salas de aula, como captar a cultura local e do outro. No entanto, são lugares como o museu de arte que constituem sujeitos mais sociáveis e provocam percepções que vão além da interconectividade com a educação formal, podendo proporcionar aprendizagem, tanto cognitiva como afetiva. A arte se dirige a todos para ser sentida e compreendida. Por isso, ela é tão democrática. É impacto emocional, confronto de ideias, de histórias, de imaginação e fantasia. Contudo, ela é uma área de conhecimento, como a filosofia, pois é provocativa, reflexiva e inovadora, acompanhando a história da humanidade, que é transformadora e enriquece o capital cultural humano. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A educação formal é aquela que é constituída de metodologia, avaliação, habilidades e competências e, por fim, uma certificação que possa levar a outro nível de estudo - ensino fundamental, graduação e especialização.
II- A educação formal é aquela que é constituída de metodologia, avaliação, habilidades e competências. 
III- A educação formal é aquela que é constituída de metodologia, avaliação, habilidades e competências, mas sem uma certificação que possa levar a outro nível de estudo - ensino fundamental, graduação e especialização.
IV- A educação formal é aquela que é constituída de metodologia e avaliação. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) Somente a sentença I está correta.
	
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I e IV estão corretas.
	 
	 
	5.
	Pesquisas na área da educação apontam para a questão do preconceito entre gêneros e raças e sua influência no desempenho escolar, bem como na formação da identidade do aluno. Nesse sentido, é necessário o cuidado com as ações do profissional da educação, em especial aquele que está diariamente com o aluno, colaborando (positivamente ou não) para a construção de sua identidade. Essa identidade implica uma relação com as diferenças. Com relação às práticas que favorecem a diversidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Práticas que valorizem a diversidade estão pautadas em uma concepção de valores humanos, que primam pela cidadania, em busca do respeito às etnias e suas diferenças culturais.
(    ) Falar do respeito à diversidade por si só não resolve, pois as atitudes manifestadas e a forma de agir do professor terão maior influência na formação do aluno.
(    ) A coerência entre a prática e o discurso sobre a valorização da diversidade pouco implicam na formação do aluno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V.
	
	b) F - F - F.
	
	c) V - V - F.
	
	d) V - F - V.
	 
	 
	6.
	Diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características. Sobre a diversidade étnica, assinale a alterativa CORRETA:
	
	a) As populações indígenas brasileiras foram classificadas, corretamente, como primitivas pelos colonizadores, porque são naturalmente mais vagarosas e atrasadas.
	
	b) Os grupos biológicos de indivíduos que compartilham de uma história comum, feita de laços linguísticos e culturais, são tidos como pertencentes da mesma etnia.
	
	c) Alguns elementos culturais, como o futebol, as comidas típicas e o carnaval, não podem ser objetos da análise sociológica por mascarar a desigualdade existente nas relações sociais.
	
	d) Os termos raça, etnia e cultura têm o mesmo significado analítico, no contexto brasileiro, quando utilizados por sociólogos e antropólogos.
	 
	 
	7.
	Trata-se de um programa com intuito de resgatar a cultura, pois é considerado um patrimônio da história mundial. A valorização desta cultura é uma questão de inclusão, de ética e compromisso com gerações castigadas pela discriminação. Por conta disso, tais programas desenvolvidos pelo governo tentam suprir essa "deficiência" nas escolas. Sobre esse programa, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Programa de desenvolvimento do cidadão.
	
	b) O Programa Ética e Cidadania.
	
	c) O pacto contra desigualdades sociais.
	
	d) O programa da etnicidade e orientação.
	 
	 
	8.
	Cultura e educação são entendimentos complementares, apesar de que, muitas vezes, possam parecer contraditórios. Por exemplo, "a farra do boi", no litoral de Santa Catarina, tradição que traz desrespeito aos animais. Nesse sentido, podemos entender que cultura não apenas é herança, mas uma construção coletiva em processo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A cultura é uma construção coletiva. 
II- A cultura não necessita de um conhecimento da tradição.
III- A cultura não é uma questão de ser, mas de se tornar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença I está correta.
	
	b) As sentenças I e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I e II estão corretas.
	
	d) Somente a sentença III está correta.
	 
	 
	9.
	Implementar uma política de inclusão é muito mais que ser permissivo. Nesse sentido, ter acesso aos sujeitos negados nos faz pensar e estruturar condições para que essa inclusão saia do papel e verdadeiramente se aplique em nosso cotidiano. Para isso, tal estratégia preconiza o respeito à rotina da população, tanto do campo quanto indígena e quilombolas, organizando situações de aprendizagem que se articulam juntamente às culturas dessas comunidades, desde a estrutura física até a pedagógica, atendendo assim à diversidade. Sobre como podemos analisar e praticar políticas mais inclusivas, assinale a alternativaCORRETA:
	
	a) O desenvolvimento pedagógico e o surgimento de práticas que nos levam a zelar pela integridade e respeito para direitos adquiridos com lutas e glórias.
	
	b) Desenvolver currículos e propostas pedagógicas específicas para educação escolar para as escolas do campo e para as comunidades indígenas e quilombolas, incluindo os conteúdos culturais.
	
	c) Gerar ações no ambiente escolar que geram discrepância e dificuldades de relacionamentos.
	
	d) O não desenvolvimento de práticas e propostas que se tornam pedagógicas.
	 
	 
	10.
	A educação não formal é uma atividade com uma intencionalidade, mas com outra organização, sistema e tempo, podendo ser encontrada nos trabalhos comunitários e atividades culturais, bem como na escola e nas atividades extracurriculares que integram os conhecimentos da educação formal. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O grande desafio da escola não é investir na superação da discriminação.
II- O grande desafio da escola é investir na superação da discriminação.
III- A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo e o multiculturalismo
IV- A discriminação surgiu de interpretações deturpadas com a finalidade de manipular a opinião e justificar a escravidão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	d) Somente a sentença I está correta.
	 
	 
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.

Continue navegando