Buscar

2 QUESTÕES DISCURSIVAS (Ética, Política e Sociedade)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A ideia de ser cidadão tem uma história de desenvolvimento através dos tempos da civilização. Muito parecido com o conceito contemporâneo, na Grécia antiga, o conceito de cidadania estava ligado à ideia de cidade e de reunião de pessoas para decidir sobre questões comuns de um determinado grupo. Nesse contexto, descreva o que significa ser cidadão nos tempos atuais.
	Resposta Esperada:
Ser cidadão é contribuir para uma sociedade mais justa e humana. É compreender a realidade dos direitos e deveres das pessoas. 
Significa ter consciência de que a sociedade pode melhorar e fazer parte dessa construção. É fazer parte do movimento para um novo cidadão.
O conceito atual de cidadão está ligado à ideia de participação social em debates e decisões comuns e não de isolamento. Está ligado aos valores que a sociedade elege como éticos e morais.
O conceito atual de cidadão evoluiu para um sentido mais abrangente de ser com os termos de: participação, comprometimento com causas humanitárias, autonomia, criticidade e direitos humanos.
	2.
	Conforme a imagem apresenta, a liberdade é um conceito complexo e, às vezes, idealista. Diversos autores trataram de maneira diferenciada a dimensão da liberdade na condição humana, pois a ética administra a relação administrativa da liberdade entre as pessoas. Descreva como a liberdade pode estar interligada à ética na relação entre homem e sociedade.
FONTE: Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/-SY5LjKN5RN0/TbnyzSy2ItI/
AAAAAAAAAPM/-dUboZCakJk/s1600/cameras755.jpg>. Acesso em: 5 dez. 2014.
	
	Resposta Esperada:
A ética constrói uma relação de controle e administração sobre as ações do homem na sociedade. Assim, a liberdade fica restrita e limitada ao direcionamento que nossas reflexões podem conduzir nossas atitudes. O livre-arbítrio, dessa maneira, é limitado pela ética.
Através da interferência da ética, a felicidade e os interesses individuais ficam subordinados à felicidade coletiva e o ideal do bem comum. A ética faz da liberdade um instrumento a serviço de um ideal comum.
A liberdade pode ser compreendida como uma capacidade humana orientada conforme a exigência de cada época, costume e cultura.
O princípio ético sobre a liberdade pressupõe regras e normas para que a ação humana de liberdade não seja uma ação descontrolada e irresponsável. Assim, a liberdade passa a constituir escolhas feitas a partir de um referencial ético e moral, comum em um contexto e tempo histórico.
A liberdade como uma capacidade humana pode ser um passo consciente de movimentos entre membros de uma sociedade, cujas escolhas estão sempre condicionadas às mudanças.

Continue navegando