Buscar

Iluminação artificial- tipos

Prévia do material em texto

Disciplina: Iluminação de Interiores
Identificação da tarefa: Tarefa 3. Unidade 2. Envio de arquivo
Pontuação: 10 pontos
Tarefa 3
Análise crítica de iluminação em ambientes interiores
AMBIENTE 01: SALA DE CASA DE PRAIA
Na sala da casa de praia foram utilizados vários tipos de iluminação. É possível identificar as seguintes através das fotos: 1. Luz wall washer (dicróica LED), localizada no teto próximo a parede revestida com pedra, com função de lavar a superfície e valorizar a textura produzida pelo revestimento em pedra natural; 2. Luz indireta através do pendente da mesa de jantar, que tem no seu interior lâmpadas fluorescentes que jogam a luz para cima e a mesma é rebatida no teto, iluminando o ambiente de refeição sem gerar ofuscamento, além de ser uma peça decorativa, já que dialoga com a decoração praiana, com sua cúpula com forma orgânica e material com coloração que lembra uma fibra natural; 3. Luz direta de efeito no ponto central (AR70 LED) do ambiente de estar com facho de luz direcionado para mesa de centro, valorizando o mobiliário e peças de decoração, como o vaso e artigo em formato de concha; e, 4. Luminária de mesa próxima a parede lateral do sofá com cúpula que produz uma luz difusa, filtrada pelo tecido da luminária.
Os pontos positivos do ambiente seriam: a coloração amarelada em todas as luminárias (4500k) proporcionando aconchego para o espaço; ambiente de refeições sem ofuscamento na visão de quem utiliza o aposento, já que a iluminação do pendente gera uma luz indireta; e, valorização da proposta de decoração com revestimento de pedra natural, confirmando o clima praiano da ambientação.
Como ponto negativo destacaria as luminárias com lâmpada dicróica localizadas próximas ao ar condicionado com a intenção de gerar um wall washer na parede. Quando ligada, o facho de luz incidirá no aparelho de ar condicionado e não valorizará o ambiente. Acredito que a eliminação dos pontos próximos ao ar condicionado valorizaria o projeto e tornaria o projeto de iluminação mais coerente.
Figura 1: Ambiente de Jantar de Casa de Praia (Auto do Projeto: PMZ Arquitetura)
Figura 2: Ambiente de Estar de Casa de Praia (Autor do Projeto: PMZ Arquitetura)
Figura 3: Sala de Estar e Jantar de Casa de Praia (Autor do projeto: PMZ Arquitetura)
AMBIENTE 02: QUARTO ADOLESCENTE
No quarto apresentado existem basicamente duas atividades realizadas. A primeira, descanso; a segunda, leitura/ trabalho. Apesar do caráter de leitura/ trabalho, que mesmo de forma pontual, existe no ambiente, foi utilizada uma coloração mais quente na maior parte das luminárias.
Para o ponto geral (pendente com oito lâmpadas tipo bulbo LED) e luminária da mesa (lâmpada filamento LED) foi utilizada a temperatura de cor branco neutro (4500k), já que essas correspondem a iluminação geral e de trabalho, que precisam responder a necessidade de um pouco mais de concentração do usuário.
Já com relação a a iluminação  built-in no mobiliário (Fita de LED), utilizada para dar função de balizador e destaque para peças de decoração, a temperatura utilizada foi mais fria (6500k), valorizando a peças brancas e quebrando a monotonia do ambiente. 
Os pontos positivos do ambiente é que atende a necessidade de produzir um local de descanso e tranquilidade, já que foi adotada a iluminação com um tom mais amarelado. Além disso, a utilização da fita de LED no mobiliário próximo ao piso, gerou uma espécie de balizador, que contorna o móvel e direciona o trajeto do usuário.
Em contrapartida, a utilização de um ponto de luz na luminária de mesa com lâmpada de filamento acaba não suprindo a necessidade de iluminação para a área de trabalho (por trás da cama). As lâmpadas de filamento são consideradas um objeto de decoração por si só, mas não iluminam de maneira satisfatória um local de trabalho.  Seria necessário a substituição da lâmpada por uma de bulbo, por exemplo, ou a inclusão de outros pontos no teto que auxiliassem a utilização dessa área para leitura.
Figura 4: Quarto Adolescente (Autor do Projeto: PMZ Arquitetura)
Figura 5: Quarto Adolescente (Autor do projeto: PMZ Arquitetura)

Continue navegando