Buscar

Gestão e Análise de Custos 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Gestão e Análise de Custos (ADG58)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:648506) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	22040931
Parte superior do formulário
	1.
	Na nomenclatura de contabilidade de custos, uma das classificações que leva em conta a relação entre o valor total de um custo e o volume de atividade em uma unidade de tempo segrega os custos e as despesas em fixos ou variáveis. Considerando-se os conceitos de custos e as despesas fixas e variáveis, um exemplo de custo variável é:
	
	a) Material direto.
	
	b) Mão de obra indireta.
	
	c) Conta telefônica da fábrica.
	
	d) Aluguel.
	 
	 
	2.
	Sob a ótica contábil, os gastos são sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo têm que arcar, a fim de atingir seus objetivos, sendo considerados esses ditos objetivos, a obtenção direta de um produto ou serviço qualquer (como uma matéria-prima ou um serviço terceirizado dentro da organização) ou utilizados na obtenção de outros bens ou serviços a serem respectivamente fornecidos ou prestados (como, respectivamente, um processo sobre um conjunto de matérias-primas, visando a obter determinado produto para venda, ou um processo próprio terceirizado de uma etapa de produção). A empresa ?Fabrica Bem? identificou que seus maiores gastos em um determinado mês foram relacionados à mão de obra direta e aos impostos sobre a venda. Como esses gastos são considerados?
	
	a) Custo direto e custo variável.
	
	b) Custo direto e despesa variável.
	
	c) Despesa direta e despesa fixa.
	
	d) Custo indireto e custo variável.
	 
	 
	3.
	De grande importância para a gestão de negócios, a correta diferenciação dos gastos em custos e despesas se faz necessária, já que a contabilidade trata ambas de formas distintas. Contabilmente, os custos integram diretamente o valor dos estoques, já as despesas são deduzidas do resultado apenas na Demonstração do Resultado do Exercício. Sobre os conceitos de custos, analise as sentenças a seguir: 
I- O custo fixo é o custo que, em determinado período e volume de produção, não se altera em seu valor total, mas que unitariamente fica cada vez menor, quando se aumenta a produção.
II- O custo variável é o custo que não está diretamente relacionado e dependente do volume de produção.
III- Custo indireto é o custo incorrido em determinado produto, mensurável como parte do respectivo custo.
IV- Custo indireto é o custo de natureza mais genérica, o qual não se consegue mensurar como parte do respectivo custo, necessitando de rateio.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	 
	 
	4.
	O campo de atuação da contabilidade são as entidades, sejam elas com finalidade de lucro ou não, e procuram captar e evidenciar as diversas variações ocorridas na estrutura patrimonial e financeira, auxiliando a administração na tomada de decisão. No momento de elaborar balanços e demonstração de resultados, são utilizados princípios contábeis que podem vir a ser auditados pelo fisco. Com relação ao princípio da realização da receita, a empresa apurará o lucro ou o prejuízo quando:
	
	a) No momento do cadastro do cliente e seu limite de crédito.
	
	b) A partir da pré-venda ao cliente.
	
	c) No momento em que o produto entra na linha de fabricação.
	
	d) Os produtos ou serviços são disponibilizados ao consumidor.
	 
	 
	5.
	Com o significativo aumento da competitividade que vem ocorrendo na maioria dos mercados, a apuração dos custos torna-se altamente relevante para subsidiar a administração na formação do preço de venda dos seus produtos e serviços; atender à legislação fiscal vigente; e, fornecer informações gerenciais que auxiliem o processo de tomada de decisões. A apuração correta dos custos é essencial não só nas empresas industriais, mas também no comércio e nos serviços, sendo imprescindível uma gestão de custos para controlar e dar sustentação às suas operações. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- O valor do aluguel da unidade fabril é um custo fixo por ser o mesmo, independente da quantidade de turnos que a empresa trabalhe. 
II- No processo de apropriação da mão de obra em empresas de serviços, os custos pertinentes aos consultores devem ser apropriados ao resultado, à medida que os consultores registram as horas trabalhadas nos projetos. 
III- Os gastos efetuados com aluguel de gerador de energia, para suprir a falta de energia, é uma despesa variável, por ocorrer somente no período de seca no ano.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	b) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	c) Somente a afirmativa I está correta.
	
	d) As afirmativas I e II estão corretas.
	 
	 
	6.
	Os custos fixos são os custos que permanecem constantes dentro de determinada quantidade instalada e independem do volume a ser produzido. Já os custos variáveis mantêm uma relação direta com o volume de produção ou serviço e são classificados como progressivos, cuja variação ocorre em proporções maiores que os volumes produzidos; constante, cuja variação ocorre nas mesmas proporções que os volumes produzidos; e os regressivos, cuja variação ocorre em proporções menores que os volumes produzidos. Com relação à representação clássica feita pelos custos fixos, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	a) Gráfico 4.
	
	b) Gráfico 1.
	
	c) Gráfico 3.
	
	d) Gráfico 2.
	 
	 
	7.
	O cálculo de custo de um produto ou serviço não compreende somente os valores diretamente alocados a ele (como materiais e mão de obra direta), mas também todos os custos e despesas indiretas associados. Tradicionalmente, a contabilidade separa ?custos? de ?despesas?. São custos decorrentes da compra ou fabricação de um determinado item, proporcional à demanda para o período e aos custos unitários do item de fabricação ou de compra:
	
	a) Custos de manutenção de estoques.
	
	b) Custos de preparação.
	
	c) Custos diretos.
	
	d) Custos indiretos.
	 
	 
	8.
	Custo variável é todos aquele que varia conforme a quantidade de produção ou venda. Por exemplo, os custos das matérias-primas em indústria e os custos das mercadorias em um comércio. Acerca dos custos variáveis, analise as sentenças a seguir:
I- Unitariamente são fixos.
II- Não se identificam diretamente com o produto.
III- Unitariamente são variáveis.
IV- Variam com relação ao volume de produção.
V- Representam o trabalho aplicado na produção.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças II, III e V estão corretas.
	
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II e V estão corretas.
	 
	 
	9.
	As empresas no ramo industrial consomem recursos no seu processo produtivo, ou seja, precisam gastar certos insumos para elaborar um novo produto. Desta forma, a base, para a elaboração de novos produtos, são os gastos relacionados para deixar o produto pronto e em condições de vendas. Como são caracterizados, no processo produtivo, os gastos consumidos na fabricação dos produtos?
	
	a) Despesas.
	
	b) Ativos financeiros.
	
	c) Custos.
	
	d) Investimentos.
	 
	 
	10.
	Existem dois tipos de custos diretos e indiretos ligados às atividades empresariais. Na área contábil está inserido todos os tipos de gastos relacionados aos empregadores, empregados e materiais, e dentre esses gastos estão os relacionados à segurança do trabalho que têm os custos diretos e os custos indiretos. Numa empresa petrolífera, o salário de um funcionário alocado na operação de um equipamento de extração de petróleo é considerado um(a):
	
	a) Custo indireto.
	
	b) Custo direto.
	
	c) Despesa direta.
	
	d) Investimento.
	 
	 
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.

Continue navegando