Buscar

Bioengenharia e Biotecnologia Aplicada 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unidade 2 
Exercício 1:
 A recente produção de conhecimentos sobre os ácidos nucleicos determinou a expansão da ideia de alterar/corrigir determinados padrões genéticos. Pesquisadores testam ferramentas com base em modelos experimentais aparentemente úteis, por exemplo, para impedir o desenvolvimento de certas patologias quando a criança encontra-se ainda no útero materno. Nesse cenário, a engenharia genética pode ser definida como um conjunto de processos:
B) de manipulação de genes entre as espécies, o que contribui para a produção de espécies transgênicas, por exemplo.
Exercício 2:
Engenharia genética pode ser definida como o conjunto de técnicas capazes de permitir a identificação, manipulação e multiplicação de genes dos organismos vivos. Graças a essa nova ciência é possível manipular o ácido desoxirribonuclético-DNA em células de seres vivos para recombinar genes, alterá-los, trocá-los ou mesmo combinar genes de distintas origens para criar novas formas de vida.Uma importante ferramenta da engenharia genética é:
B) o sequenciador de DNA, que possibilita compreender os mecanismos genéticos inerentes à uma determinada espécie.
Exercício 3:
A partir dos anos 70 as evoluções no campo da biologia molecular abriram as portas para novas tecnologias de produção de vacinas - as vacinas recombinantes. Essas vacinas resultam de organismos nos quais o material genético foi inserido. A tecnologia de preparo de tais vacinas exige um bom conhecimento a respeito dos patógenos e dos antígenos de interesse. Essa tecnologia é, por natureza, bem mais precisa, pura e homogênea em resultados do que as anteriormente utilizadas. São exemplos comuns de organismos utilizados para produção de proteínas recombinantes utilizadas na produção de vacinas:
D) Bactérias e leveduras.
 Exercício 4:
Embora o código genético seja o mesmo em todos os organismos, o mecanismo que regula a ativação dos genes é diferenciado. Um gene de uma bactéria não trabalhará de maneira correta caso seja introduzido em uma planta que não tenha sofrido as devidas modificações. Assim, a engenharia genética constrói em primeiro lugar um transgene, que constitui-se em um segmento de DNA e que contém, além do gene de interesse, uma sequência promotora que atuará como reguladora de seu funcionamento num novo organismo.
Com base nessas informações é correto definir organismos recombinantes como:
C) bactérias e leveduras nas quais foi inserida uma parte do material genético de outro organismo.
Exercício 5:
Em programas tradicionais de cruzamento, espécies diferentes não são cruzadas entre si. As técnicas de Biologia Molecular permitem que materiais gênicos de determinadas espécies sejam eficazmente incorporados por outras espécies, gerando organismos transgênicos com características impossíveis de serem obtidas por técnicas tradicionais de cruzamento. Os organismos transgênicos têm sido muito utilizados para fins terapêuticos. Um exemplo a ser citado é o de:
A) bactérias que produzem insulina.

Outros materiais