Buscar

Storytelling e o Mito de Pandora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética, Política e Sociedade
Unidade 1 | A formação do pensamento ocidental 
Seção 1.1 - Mito e pensamento no período pré-socrático
Faça você mesmo pg 17
Analise a seguinte situação: você, junto a outros alunos, está realizando um trabalho voluntário em uma comunidade carente onde a população tem baixo nível de instrução, sendo que alguns, com mais idade, são analfabetos. Após uma forte chuva, que levou ao destelhamento de várias casas, vocês estão dando apoio para que os moradores consigam restaurar suas casas. Como muitos estão desolados porque perderam o pouco que possuíam, vocês resolvem trabalhar o aspecto motivacional dessas pessoas, provendo um encontro para contar uma história e também se mobilizaram para fazer contato outros grupos de alunos que podiam ajudar. 
Neste encontro, devido ao perfil dos moradores, entenderam ser melhor o uso de uma história para passar a mensagem e escolheram o mito de Pandora, especialmente para promover o lema “Apesar dos males no mundo, sempre restará a esperança”. Para isso, pesquisem o que é Storytelling e quais os seus usos, pois também são utilizados para marketing e comunicação. Na sequência, pesquisem sobre o mito de Pandora e como podem adequá-lo ao discurso da reunião.
Storytelling é a capacidade de contar histórias de maneira relevante, onde os recursos audiovisuais são utilizados juntamente com as palavras. É um método que promove o seu negócio sem que haja a necessidade de fazer uma venda direta. Em outras palavras, o storytelling tem um caráter muito mais persuasivo do que inovador.
O storytelling é muito utilizado no marketing e na publicidade. A ferramenta se destaca pela capacidade de estreitar a relação entre uma marca e o seu consumidor final. É um ótimo aliado para compartilhar ideias, conhecimentos e demais interesses através de uma narrativa. Confira abaixo os princípios para criar uma narrativa eficiente: 1 visual 2 usar diálogos reais 3 ter um personagem que seja identificado com o público-alvo que deseja atingir 4 despertar inovações 5 e por fim, existir algum conflito para que seja resolvido até o final da narrativa.
Agora veja como a estratégia de storytelling afeta o cérebro: Transforma estórias em ideias: Uma história ativa partes do cérebro que permitem que o ouvinte transforme essa história em sua própria ideia e experiência, graças a um processo chamado de acoplamento neuronal; Experimenta, comenta e compartilha: As pessoas não só vão experimentar uma atividade cerebral através da sua história, mas também irão compartilhar e comentar sobre a sua história; É lembrada com maior precisão: O cérebro libera dopamina no sistema neurológico quando ele experimenta um evento emocionalmente carregado, tornando-o mais fácil de lembrar com maior precisão; Histórias bem contadas envolvem muitas áreas do cérebro: Ao processar fatos, duas áreas do cérebro são ativadas (área de Wernicke e de Broca). Uma história bem contada pode envolver muitas áreas adicionais, incluindo o córtex motor, o córtex sensorial e o córtex frontal.
A Caixa de Pandora é um mito grego que existe uma mulher e vários males do mundo. A ousadia de Prometeu criou em Zeus um deus de todos os deuses a montar um plano de vingança contra Prometeu. A vingança de Zeus foi criar uma mulher muito bela para que Epimeteu entregasse ao seu irmão Prometeu. Com toda beleza que Pandora tinha, Prometeu recusou-a temendo algum plano de vingança de Zeus. Os males que estava na caixa acompanhada por Pandora, ela curiosa demais depois de uma relação com o irmão de Prometeu (Epimeteu) que adormeceu num sono profundo, abriu a caixa proibida de ser espiada levando o plano de Zeus ser concluído com qualidade contra Prometeu. Libertou as doenças da caixa para atormentar a existência do Homem mesmo sendo prudente. Pandora, logo percebeu o erro feio, fechou a caixa, preservando o dom da esperança como algo muito positivo.
Em vista disso, o mito da Caixa de Pandora mostra para o Homem como é importante não desistir e sim encarar a dificuldade como de uma chuva forte ter destelhado várias casas, apesar dos males no mundo, sempre restará a esperança de voltar para o início, conquistando tudo de novo.

Continue navegando