Buscar

LEGISLAÇÃO ADUANEIRA

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO ADUANEIRA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	GST1805_A1_201908132991_V1
	
	
	
	
		Aluno: JOSIANE ROSA MACHADO
	Matr.: 201908132991
	Disc.: LEGISLAÇÃO ADUANEIRA 
	2020.3 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		As normas aduaneiras são reguladas no âmbito internacional, através da OMA (Organização Mundial das Aduanas). Como os Estados (países) são soberanos, as operações são realizadas segundo um entendimento recíproco, sendo necessária a prévia comunicação aos demais países com que negociam, sobre os controles e exigências aduaneiras do país. Marque a única opção correta que identifica o princípio aduaneiro conceituado.
	
	
	
	Princípio da Transparência
	
	
	Princípio da Circulação Econômica
	
	
	Universalidade do Controle Tributário
	
	
	Princípio da Extrafiscalidade
	
	
	Prevalência das Normas de Direito Extraterritorial
	
Explicação: A questão acima retrata o conceito da transparência nas das normas aduaneiras no âmbito internacional, ou seja, atendendo às regras internacionais, os estados soberanos devem comunicar aos demais estados com quem realizam negociações, os seus controles e exigências.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		As operações de comércio exterior são controladas em três instâncias. Uma delas é a cambial, cujo controle é exercido por:
Sinalize a única opção correta.
 
 
	
	
	
	Receita Federal do Brasil
 
	
	
	Secretaria Especial do Comércio Exterior e Assuntos Internacionais
 
 
	
	
	Secretaria de Comércio Exterior
 
	
	
	Coordenação Geral de Administração Aduaneira
 
	
	
	Banco Central do Brasil
 
	
Explicação:
A resposta correta é Banco Central do Brasil, órgão responsável pelo controle da entrada e saída de divisas do País, incluindo os pagamentos internacionais referentes à importação e exportação.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A interiorização permitiu que o desequilíbrio no desenvolvimento regional não acontecesse e que os exportadores e importadores brasileiros não necessitassem deslocar-se para a Zona Primária para desembaraçarem as suas mercadorias. Qual a solução adotada?  Marca a única opção correta:
 
	
	
	
	Zonas de Processamento de Exportação
 
	
	
	Portos Secos
 
	
	
	Áreas de Livre Comércio
 
	
	
	Depósitos Especiais
 
	
	
	Depósitos Industriais
 
	
Explicação:
O uso de Portos Secos permite a interiorização dos procedimentos do despacho aduaneiro, inclusive desova, movimentação de contêineres e mercadorias em geral, destinadas à importação ou exportação. São recintos alfandegados de uso público, localizados na Zona Secundária, normalmente explorados pela inciativa privada, mediante permissão ou concessão da Receita Federal.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Qual o dispositivo legal específico para o perfeito enquadramento das importações nos casos previsto de Regimes Aduaneiros Especiais (RAE)?
	
	
	
	Constituição Federal;
	
	
	Nenhuma das demais alternativas estão corretas.
	
	
	IN SRFB 56/2006;
	
	
	Regulamento Aduaneiro;
	
	
	Lei Complementar ;
	
Explicação: Previsão Legal.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Julgue a afirmativa a seguir e selecione a única opção correta. A Zona Primária é a área terrestre ou aquática, contínua ou descontínua, nos portos alfandegados; a área terrestre, nos aeroportos alfandegados; e a área terrestre, que compreende os pontos de fronteira alfandegados.
	
	
	
	A alternativa está errada, pois a Zona Primária se refere apenas as áreas terrestres e aquáticas, contínuas nos portos alfandegados.
	
	
	A alternativa está errada, pois os pontos de fronteira alfandegados pertencem a Zona Secundária.
	
	
	A alternativa está correta.
	
	
	A alternativa está errada, pois o conceito acima trata da Zona Secundária.
	
	
	A alternativa está errada, pois faltou os entrepostos aduaneiros do interior.
	
Explicação: Conceito de zona primária está correto
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Segundo a Constituição Federal Brasileira, as informações apresentadas pelo importador ou exportador devem ser consideradas legítimas pelas administrações aduaneiras obedecendo ao:
Marque a única opção correta.
	
	
	
	Princípio da Boa Fé
	
	
	Princípio da Transparência
	
	
	Princípio da Circulação Econômica
	
	
	Princípio da Extra Fiscalidade
 
	
	
	Princípio da Universalidade do Controle Aduaneiro
	
Explicação:
A Constituição Federal Brasileira menciona que as transações comerciais devem ser pautadas no Princípio da Boa Fé e, as informações apresentadas devem ser consideradas legítimas pelas administrações aduaneiras.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A Constituição Federal contém as disposições fundamentais relativas às relações econômicas internacionais, ou seja, as relações de ordem econômica que a União, os Estados, os Municípios, os indivíduos e as empresas mantêm com o exterior, quais sejam: (Marque a única opção FORA do contexto)
	
	
	
	Reservas cambiais
	
	
	Relações com Estados estrangeiros e Organismos Internacionais
	
	
	Imposto de Importação e Exportação
	
	
	Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
	
	
	Operações externas de natureza financeira
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		É a parte do território nacional por onde todas as mercadorias e veículos devem obrigatoriamente sair ou entrar no País. São pontos demarcados, com controle aduaneiro permanente e ostensivo. Assinale a opção correta:
	
	
	
	Zona Portuária
	
	
	Zona Primária
	
	
	Zona de Livre Comércio
	
	
	Zona Alfandegária
	
	
	Zona Secundária

Continue navegando