Buscar

Ciências Moleculares e Celulares Unidade 3 Parte 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ciências Moleculares e Celulares Unidade 3 Parte 3
Citosol e citoesqueleto
As células possuem diversas estruturas, como já sabemos, cada uma com funções bem definidas e de vital importância para o funcionamento do organismo, como a membrana plasmática. Nesse sentido, nesta webaula, vamos destacar as funções do citoplasma e do citoesqueleto.
Citosol: constituição e função
Lembre-se da imagem de uma célula, a membrana plasmática delimitando o meio externo do interno, esse meio interno se trata do citoplasma celular. Imagine uma linha de produção fabril, em que todos têm suas funções sincronizadas, no citoplasma também ocorrem funções bem definidas, pois neste espaço estão as organelas, como mitocôndrias, lisossomos e retículos endoplasmáticos. Já o núcleo celular é o seu conteúdo, não são considerados parte do citoplasma, pois possuem ambiente próprio. As funções e a estruturação dessas organelas e muitas outras estudaremos na seção seguinte.
O espaço citoplasmático é aquoso, sendo formado por 80% água, além das enzimas, carboidratos, sais, proteínas e RNA, dissolvidos nesta solução, que são fundamentais para que ocorram as reações celulares.
Dentro do tipo celular eucarionte, temos as células animais e vegetais, e a composição citoplasmática se difere, pois em células vegetais ocorrem a presença de vacúolos que ocupam grande espaço dentro da célula, e nas células animais o citoplasma ocupa metade do volume celular. A parte fluida gelatinosa translúcida do citoplasma é denominada citosol ou hialoplasma, sendo a região do citoplasma que fica entre as organelas.
Com relação às funções citoplasmáticas, podemos destacar a formação morfológica da célula, relacionada à consistência do citosol, onde ficam armazenadas as substâncias necessárias para as reações, ocorre também movimento celular proporcionado pelo citosol.
O citosol é formado por água, sais, íons e moléculas proteicas que constituem o citoesqueleto, que dão forma à célula e facilitam o movimento dela. No citosol também ocorre a comunicação celular interna. No entanto, em todo espaço citoplasmático podemos citar inúmeras atividades fundamentais, como a divisão celular, que ocorre no espaço citoplasmático com importante papel das fibras do citoesqueleto.
Citoesqueleto
Citoesqueleto forma uma rede proteica no citoplasma celular, e participa de algumas funções muito importantes para a vida celular, como movimento, estrutura e transporte, no entanto, as fibras proteicas que formam o citoesqueleto se relacionam com funções de contração muscular e também atuam em funções de diversas células epiteliais (inclusive nas vias respiratórias).
O movimento dentro da célula (ciclose) é possível devido à presença de proteínas motoras, divididas em dois grupos, dineínas e cinesinas, que, junto aos microtúbulos e fibras de actina e miosina, proporcionam o deslocamento celular.
Filamentos de actina
Os filamentos de actina estão no citoplasma, em maior quantidade do que as outras fibras, e são constituídos por proteína actina G em meios de menor força iônica e se apresentam de forma globular, que se polimeriza em meios de maior força iônica formando a actina F, sendo fibrosa. Cada fibra é formada por muitas moléculas de actina, com uma extremidade positiva e outra negativa, assim a parte positiva tem crescimento mais rápido, enquanto a negativa cresce lentamente.
Filamentos intermediários
Os filamentos intermediários são estruturalmente mais grossos e resistentes do que os filamentos de actina, e por serem mais finos do que os microtúbulos são chamados de intermediários. São importantes para as células que sofrem tensão mecânica, sua formação é constituída por moléculas alongadas, em que cada uma possui três cadeias polipeptídicas enroladas em hélice, tendo como base proteínas fibrosas. Como exemplo de filamentos formados podemos citar a queratina e vimentina.
Microtúbulos
Os microtúbulos são alongados, rígidos e estão presentes em todo citoplasma. Cada um é formado pela junção de dímeros proteicos dispostos em hélice, formados por moléculas de tubulina unidas por duas subunidades tubulina alfa e tubulina beta.
Os filamentos de miosina se formam com a associação de filamentos intermediários, têm função motora e, principalmente, pelas contrações musculares, é dividida em duas classes: miosina I e miosina II.
Alterações na formação das fibras celulares podem causar sérios danos à estrutura e ao funcionamento das células, substâncias tóxicas, vírus, entre outros fatores podem levar ao desenvolvimento de doenças ou ao agravamento de patologias já existentes no organismo.

Continue navegando