Buscar

Como as drogas afetam nosso organismo

Prévia do material em texto

Por que existem tantos problemas relacionados ao uso de drogas?
50% dos adolescentes (13 e 15 anos)
 já experimentaram bebidas alcoólicas 
 9% desses adolescentes
já fizeram uso de drogas ilícitas
Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, 2015
As drogas fazem mal para o nosso organismo!
3
Muitas pesquisas revelam o quanto as drogas fazem mal para o nosso organismo, podendo levar à morte; e é geralmente na adolescência que as pessoas começam a usar essas substâncias, adquirindo o hábito para a vida adulta. Médicos especialistas em saúde de crianças e adolescentes afirmam que o efeito do álcool e das drogas nos adolescentes é mais prejudicial que nos adultos porque o organismo deles ainda está se formando. Além disso, quanto mais cedo uma pessoa começa a consumir álcool e outras drogas, maior é a chance de desenvolver doenças no futuro, principalmente doenças hepáticas e alterações psiquiátricas, entre outros problemas graves.
P.198 da apostila, vol.3
O que são drogas?
São substâncias químicas, naturais ou sintéticas*, capazes de provocar alguma alteração no funcionamento do organismo, principalmente no sistema nervoso central, que coordena as nossas percepções e sensações.
*sintética = artificial
5
Tipos de drogas:
Depressoras
Diminuem a atividade cerebral, causando sensação de tontura, anestesia, lentidão e sono. 
Estimulantes
Aumentam ou aceleram a atividade cerebral, causando sensações de euforia e poder, inibição do sono e do cansaço temporariamente, seguidas de depressão e tristeza. 
Alucinógenas
Alteram a percepção da realidade, fazendo com que o cérebro trabalhe fora do padrão normal.
6
Efeitos causados pelas drogas:
Depressoras
Maior produção de urina, boca seca e reflexos mais lentos. 
Exemplos: álcool, calmante e heroína.
7
8
Efeitos causados pelas drogas:
9
Estimulantes
Aumento dos batimentos cardíacos, pupilas dilatadas, aumento da pressão arterial, sede excessiva, aumento da temperatura corporal, reflexos mais agressivos, tremores, paranóia e suor. 
Exemplos: cocaína, anfetaminas (presentes em certos remédios para emagrecer), crack, cafeína (quando combinada a outras substâncias químicas) e nicotina (presente no cigarro).
Cigarro x Cigarro eletrônico
10
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/05/31/cigarros-eletronico-e-tradicional-tem-em-comum-os-riscos-da-nicotina-entenda-perigos-de-cada-um.ghtml
Efeitos causados pelas drogas:
11
Alucinógenas
A pessoa tem alucinações, enxergando até o que não existe. 
Exemplos: maconha, LSD (ácido) e ecstasy (MDMA).
A característica comum a todas as drogas é que elas causam dependência, pois ativam o sistema de recompensa do cérebro também o uso dessas substâncias pode provocar transtornos psicológicos e psiquiátricos, afetando sua vida pessoal, social e familiar.
A dependência química é considerada uma doença!
12
“
2. Impactos do uso de drogas no organismo e na sociedade
É normal nos sentirmos tristes!
A adolescência é um período da vida em que passamos por situações de conflito, confusão e mudanças no corpo e na mente. Alguns jovens sentem que são capazes de tomar decisões sozinhos e agir como se tivessem poder, o que pode levá-los a ter atitudes irresponsáveis, mesmo sabendo das consequências que certas atitudes trazem.
14
É normal...
Todos os adultos já passaram por isso. É uma modificação BIOLÓGICA
Por que existem tantos problemas relacionados ao uso de drogas?
O consumo de drogas pode até mesmo modificar a personalidade de uma pessoa. Além disso, usar drogas não permitidas por lei e dirigir alcoolizado são crimes. A maioria dos acidentes e agressões ocorre porque o usuário de drogas perde a noção da realidade, devido aos efeitos que as drogas provocam no sistema nervoso.
15
Consequências do uso de drogas
destruição de neurônios;
desenvolvimento de doenças psiquiátricas como a psicose, depressão e esquizofrenia, ou sensações de perseguição e alucinações mesmo quando a pessoa não está sob efeito das drogas;
doenças no fígado, estômago e intestino;
mau funcionamento dos rins;
diminuição da imunidade, deixando a pessoa vulnerável a doenças como aids ou hepatite;
problemas do coração, como infarto ou má circulação do sangue.
16
As drogas podem levar à morte pela soma de efeitos negativos que causam ao organismo.
17
3. Como evitar
19
Quando procuramos conhecer nossos gostos, vontades, sonhos e quando compreendemos melhor o que acontece no organismo a cada etapa do nosso crescimento, conseguimos entender melhor o que acontece com as nossas emoções e quais são as nossas necessidades. 
20
Podemos buscar opções de lazer e diversão que preservam a nossa saúde e nossas relações com as pessoas. 
21
Sempre é possível buscar ajuda!
O vício pode ser curado com tratamentos e apoio das pessoas ao redor. Conversar com alguém de confiança sobre os nossos problemas, medos e dúvidas pode ajudar a fazer escolhas saudáveis.

Continue navegando