Buscar

GABARITO do Curso MANEJO CLÍNICO DA COVID-19 NA ATENÇÃO ESPECIALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Segue em anexo informações sobre o Curso:  MANEJO CLÍNICO DA COVID-19 NA ATENÇÃO ESPECIALIZADA.... as respostas em vermelho
1 caso........
1. Assinale a alternativa que apresenta qual seria o diagnóstico sindrômico do quadro clínico apresentado pela paciente bem como a justificativa adequada
Resposta Correta. 10 pontos
· Síndrome respiratória aguda grave porque apresenta aumento da frequência respiratória. Muito bem. A paciente apresenta suspeita de síndrome respiratória aguda grave porque apresenta taquipneia e dispneia.Caso queira ler mais sobre esta classificação, clique no FLUXOGRAMA DE MANEJO CLÍNCO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA e no documento SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE – SRAG do PROTOCOLO DE MANEJO CLÍNICO DO CORONAVÍRUS (COVID-19) NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.
2 . Assinale a alternativa que apresenta as alterações frequentemente encontradas na COVID-19 e que seriam esperadas na paciente avaliada:
Radiografia de tórax com infiltrado intersticial bilateral, linfopenia, leve aumento da proteína C reativa. Muito bem, estão são as alterações mais frequentemente encontradas em pacientes com suspeita de COVID-19 do PROTOCOLO DE MANEJO CLÍNICO DO CORONAVÍRUS(COVID-19) NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.
3. Qual exame deve ser solicitado para tentar identificar o SARS-COV-2 como agente etiológico da pneumonia apresentada pela paciente?
Resposta Correta. 10 pontos
· Exame de biologia molecular (RT-PCR) para detecção do SARS-COV-2 em amostra de secreção respiratória. Muito bem. Este é o método de escolha. Clique e confira como a amostra deve ser coletada (página 9) do Boletim Epidemiológico - Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (2019-nCoV).
4. Em relação ao tratamento desta paciente, assinale a alternativa correta
Deve ser iniciado oseltamivir e antibioticoterapia imediatamente. Muito bem. Como o diagnóstico diferencial com influenza é difícil de ser feito com bases clínicas, o oseltamivir deve ser iniciado precocemente em casos com critérios de gravidade. Nesses casos, devido aos critérios de gravidade, a cobertura antimicrobiana para patógenos causadores de pneumonia comunitária também está bem indicada.
2 caso........
5. Assinale a alternativa que apresenta abaixo como este caso clínico deve ser notificado:
Resposta Correta. 15 pontos
· Online, utilizando o e-SUS VE, e por meio da ficha impressa do SINAN de Síndrome Respiratória Aguda Grave que deve ser encaminhada para autoridade sanitária local. Muito bem. Todo caso suspeito de COVID-19 deve ser notificado online no e-SUS VE (notifica.saude.gov.br). Como trata-se de caso suspeito de síndrome respiratória aguda grave o caso deve ser notificado também em ficha própria do SINAN (ficha de SRAG). Disponível em: http://189.28.128.100/sivep-gripe/Ficha_SIVEP_GRIPE_SRAG_Hospital_31_03_2020.pdf
6. Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta neste momento:
Sintomático, oxigenioterapia por cateter nasal, oseltamivir e antibioticoterapia. Muito bem. Além de sintomáticos e de oxigenoterapia por cateter nasal, o uso de oseltamivir e de antibióticos está bem indicado pela possibilidade de a influenza ou de bactérias serem as responsáveis pelo quadro clínico do paciente.
7. Analise os itens abaixo relacionados a alterações na tomografia de tórax de pacientes com COVID-19 e assinale V (verdadeiro) se o item corresponder a uma alteração frequentemente encontrada nesta doença; do contrário assinale F (falso).
Você acertou todas as respostas. 15 pontos
· (V) Opacidades em vidro fosco. ALTERNATIVA VERDADEIRA: Muito bem. Você assinalou corretamente as alterações que têm sido descritas com frequência em pacientes com COVID-19. Caso queira ler um pouco mais sobre as alterações tomográficas na COVID-19, clique aqui (link para o artigo disponível gratuitamente em https://pubs.rsna.org/doi/full/10.1148/radiol.2020200463).
· (F) Derrame pleural. ALTERNATIVA FALSA: Caso queira ler um pouco mais sobre as alterações tomográficas na COVID-19, clique aqui.
· (F) Acometimento unilateral. ALTERNATIVA FALSA: Caso queira ler um pouco mais sobre as alterações tomográficas na COVID-19, clique aqui.
· (V) Espessamento septal interlobular. ALTERNATIVA VERDADEIRA: Muito bem. Você assinalou corretamente as alterações que têm sido descritas com frequência em pacientes com COVID-19. Caso queira ler um pouco mais sobre as alterações tomográficas na COVID-19, clique aqui.
· (F) Pneumotórax. ALTERNATIVA FALSA: Caso queira ler um pouco mais sobre as alterações tomográficas na COVID-19, clique aqui.
· (V) Acometimento de lobos inferiores. ALTERNATIVA VERDADEIRA: Muito bem. Você assinalou corretamente as alterações que têm sido descritas com frequência em pacientes com COVID-19. Caso queira ler um pouco mais sobre as alterações tomográficas na COVID-19, clique aqui (link para o artigo disponível gratuitamente em https://pubs.rsna.org/doi/full/10.1148/radiol.2020200463).
8. Em relação ao tratamento deste paciente nesse momento, além de mantê-lo em terapia ventilatória até melhora dos parâmetros respiratórios, estaria indicada(o):
Resposta Correta. 15 pontos
· Suspensão do oseltamivir e da antibioticoterapia;evitar o uso de corticoide. Muito bem. De fato, o exame de RT-PCR tem boa especificidade e sugere o SARS-COV-2 como causador do quadro do paciente. Além disso, o exame negativo para influenza e as hemoculturas negativas não sugerem presença de coinfecção com outros agentes. Dessa forma, a melhor conduta nesse momento é suspender oseltamivir e antibioticoterapia e evitar corticoide.
Tenhamos uma boa sorte... rsrsrsr

Outros materiais