Buscar

AVALIAÇÃO - TOPICOS EM LIBRAS

Prévia do material em texto

Disciplina: TÓPICOS EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO 
	AV
	Aluno: AGNALDO DE OLIVEIRA VIANA
	201901038602
	
	Turma: 9004
	CEL0284_AV_201901038602 (AG) 
	 09/05/2020 15:42:25 (F) 
			Avaliação:
10,0
	Nota Partic.:
	Av. Parcial.:
2,0
	Nota SIA:
10,0 pts
	 
		
	TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO
	 
	 
	 1.
	Ref.: 610180
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Pensar um modelo novo de Educação e Sociedade seria (re)pensar um índex de cultura inclusiva, por ações inclusivas, pois quanto maior for a diversidade humana presente num mesmo espaço/tempo, mais intrigante e fascinante fazem-se as relações. Com base nessa afirmação, marque a opção que NÃO corresponde à concepção de Inclusão.
		
	
	A inclusão é uma via de mão dupla, tanto as pessoas com deficiência precisam conhecer as pessoas sem deficiência e aprender a lidar com elas, como as pessoas sem deficiência precisam conhecer as pessoas com deficiência e aprender a lidar com elas.
	 
	As pessoas com e sem deficiência estranham-se e distanciam-se justamente por causa da escolarização inclusiva, porque não há preparação para estudarem e conviverem no mesmo espaço/tempo.
	
	A produção de culturas inclusivas na sociedade proporciona a todos mais acessibilidade e espaços includentes.
	
	A inclusão também pressupõe a adaptação da comunidade escolar e social às especificidades das pessoas com deficiência e vice-versa.
	
	A inclusão não é uma concessão à pessoa com deficiência, é um direito de estar em um lugar comum a todas as pessoas.
	
	
	 2.
	Ref.: 620274
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A datilologia apesar de ser uma representação da ortografia da língua portuguesa,  cumpre a função de empréstimo linguístico. Marque a ÚNICA opção que define a utilidade da datilologia em um diálogo em LIBRAS:
		
	 
	Soletrar os nomes das pessoas, os endereços de lugares ou qualquer informação que não tenha sinal padronizado.
	
	Embaraçar a vista de quem precisar associar a palavra soletrada à palavra em português.
	
	Causar cansaço e desgaste em quem a utiliza.
	
	Levar o usuário a fazer uso pleno da LIBRAS.
	
	Estabelecer o diálogo entre surdos e ouvintes o tempo todo.
	
	
	 3.
	Ref.: 610226
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	No Brasil, a grande maioria dos surdos adultos não domina a língua portuguesa. Há uma considerável parcela de surdos brasileiros que não têm acesso à língua de sinais, ou por motivo de isolamento social ou, principalmente, pela opção da família por uma escola que não utilize língua de sinais, o que causa, além das defasagens escolares, dificuldades e impedimento no mercado de trabalho (GUARINELLO, 2007). Com base nessa informação, assinale a alternativa que seja incoerente em relação ao ensino de Língua Portuguesa para surdos:
		
	
	Usar imagens, que podem ser retiradas de artigos de revistas e jornais, bem como propagandas. Valorizando textos do cotidiano, a fim de que esses aprendizes tenham acesso a situações reais de comunicação.
	
	Levar em consideração aspectos de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua, incluindo as especificidades da surdez, construindo interações que favoreçam os aspectos visuais de mundo desses sujeitos.
	
	Deve utilizar a escrita na interação com o aluno escolher previamente os textos, de acordo com a competência linguística dos surdos envolvidos no processo.
	
	Apresentar referências relevantes (contexto histórico, enredo, personagens, localização geográfica, biografia do autor etc.) sobre o texto por meio da língua de sinais (intérprete).
	 
	Deve ser igual ao ensino para os ouvintes, valorizando a repetição das palavras, para que as crianças desenvolvam vocabulário, desconsiderando a ausência da audição.
	
	
	 4.
	Ref.: 173264
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Sobre o conceito de Identidade Surda, está correto afirmar que:
		
	
	Os surdos foram uma comunidade dependentes da língua, cultura, identidade dos ouvintes.
	
	Os surdos foram um gueto social de linguagem de sinais, cultura ouvintista, identidade próprias.
	 
	Os surdos foram uma comunidade autêntica: língua, cultura, identidade próprias.
	
	Os surdos não foram uma comunidade autêntica: língua, cultura, identidade próprias.
	
	Os surdos foram uma comunidade autêntica, mas somente referente à língua, já a cultura e outros aspectos não são relevantes.
	
	
	 5.
	Ref.: 620847
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Quando se ressalta os aspectos sociolinguísticos da LIBRAS, faz-se referência às relações entre língua e comunidade que a usa, que podem ajudar a entender a LIBRAS também como um sistema de valores, produto de um determinado grupo linguístico. Essas possíveis relações compreendem quatro aspectos sociolinguísticos. Assinale a ÚNICA opção que aponta esses aspectos:
		
	 
	Variação linguística, padronização, famílias de línguas e usuários e minorias linguísticas.
	
	Dicionários da língua, fossilização, cristalização, desenvolvimento social.
	
	Variação linguística, modalidade oral auditiva, desenvolvimento social, fossilização.
	
	Variação somente do Rio de Janeiro, linguagem universal, padronização, língua majoritária.
	
	Padronização, famílias de línguas, linguagem universal, língua inferior.
	
	
	 6.
	Ref.: 2905108
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Considerando a definição "os sinais sempre estão na forma neutra, não havendo, portanto, nem marca para gênero (masculino e feminino), nem para número (singular e plural)". Marque a ÚNICA opção que contempla a classe gramatical a que essa definição se refere.
		
	
	Preposição.
	
	Advérbio.
	 
	Adjetivo.
	
	Conjunção.
	
	Artigo.
	
	
	 7.
	Ref.: 2900480
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Na sentença em LIBRAS: "PESQUISAR ELA NÃO-GOSTAR" (=pesquisar, ela não gosta), temos a seguinte estrutura:
		
	
	Tópico-comentário porque NÃO e GOSTAR estão associados.
	 
	Tópico-comentário porque o verbo está deslocado à esquerda.
	
	Tópico-comentário porque o sujeito está na posição certa.
	
	Tópico-comentário porque o verbo está na posição certa.
	
	Tópico-comentário porque o pronome ELA está no meio da frase.
	
	
	 8.
	Ref.: 610270
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Com base nos estudos realizados na disciplina Tópicos em LIBRAS: surdez e inclusão, quais são os tipos de verbos e seus respectivos conceitos presentes na LIBRAS?
		
	
	Verbos da primeira conjugação, terminados em AR; verbos da segunda conjungação, terminados em ER.
	
	Verbos irregulares que sofrem alterações em seu radical e em suas desinenciais; verbo regular é aquele que não sofre alteração em seu radical e nem em suas terminações.
	
	Verbos da terceira conjugação, terminados em IR; verbos irregulares que sofrem alterações em seu radical e em suas desinenciais
	
	Verbos direcionais que possuem marcas de concordância. A direção do movimento, marca no ponto inicial o sujeito e no final o objeto; verbo regular é aquele que não sofre alteração em seu radical e nem em suas terminações.
	 
	Verbos direcionais que possuem marcas de concordância. A direção do movimento, marca no ponto inicial o sujeito e no final o objeto; verbos não direcionais que não possuem marcas de concordância, não se flexionam em pessoa, número e não tomam afixos locativos.
	
	
	 9.
	Ref.: 610262
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Ressaltamos os aspectos sociolinguísticos das línguas de sinais, em outras palavras, fazemos referências às relações estabelecidas entre linguagem e sociedade, como valores e produtos de um determinado grupo. Com base no texto, marque a opção INCORRETA.
		
	
	A correlação língua/comunicação é possível pela libras, cada sinalizante pode interagir com seu interlocutor.
	
	A correlação língua/poder permite aos surdos, pela libras, a ascensão social, já que poderá produzir discursos, poemas, ou mesmo uma simples opinião, as quais imprimem sua presença na sociedade.
	
	A correlação língua/sociedade é de extrema relevância. Atualmente, pela lei e decreto da libras, a língua de sinais ganha mais força e muitas universidades, escolas já adotam a libras como disciplina curricular.A correlação pensamento/linguagem fica prejudicada, pois a libras não é capaz de desenvolver o cognitivo de uma pessoa surda.
	
	A correlação língua/sociedade é de extrema relevância. Atualmente, pela lei 10.436/02 e o decreto 5.626/05, a língua de sinais ganha mais força e muitas universidades, escolas já adotam a libras como disciplina curricular.
	
	
	 10.
	Ref.: 2959365
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	As comunidades surdas se beneficiaram com as novas tecnologias, pois estas possibilitaram o acesso às produções artísticas e produções literárias. Com relação à Literatura Surda marque a única sentença INCORRETA.
		
	
	As Literaturas surdas são aquelas contadas em LIBRAS, podendo ser traduções ou não.
	 
	Os surdos não produzem literatura, pois a LIBRAS é visual.
	
	A Literatura Surda também pode ser escrita em português, desde que envolva uma temática sobre surdez.
	
	O humor é uma característica muito forte na Literatura Surda.
	
	A Literatura Surda surgiu naturalmente, à medida que os surdos começaram a usar a Língua de Sinais.

Continue navegando