Buscar

AOL 02 PSICOMOTRICIDADE

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Conteúdo do teste
Pergunta 1
1 ponto
O termo tônus significa contração muscular. Ela é leve e contínua e age na execução de movimentos como as funções motrizes (coordenação, equilíbrio), além de ser uma maneira de definir a personalidade, pois varia de acordo com a extroversão ou inibição de cada indivíduo.
Diálogos tônicos é uma expressão comumente usada pela psicomotricidade, pois refere-se à forma com o que o nosso corpo se apresenta ao mundo exterior. As nossas sensações e emoções podem ser expressas pelo nosso corpo, e não apenas pela fala. Cada movimento tem o seu nome e significado.
Marque a alternativa que NÃO representa um nomes destes movimentos, segundo Marinho ( 2012).
Reflexo
Ato motor consciente
Ato motor significativo
Ato motor
Ato vital
Pergunta 2
1 ponto
Desde os primórdios o homem movimenta-se e o Eu é descoberto de forma completa e sofre alterações necessárias para o bom desenvolvimento por inteiro, buscando resolver todas as situações dadas durante o dia a dia. Ampliando o conceito de ritmo e trazendo para a psicomotricidade, na qual o desenvolvimento espaço temporal quem vai determinar a tipologia rítmica de cada indivíduo; seu corpo bem situado será templo do movimento ritmado, sem esquecer também que existem influencias da lateralidade sobre estas perspectivas. 
Das alternativas a seguir, é possível afirmar que: 
 
O movimento humano reflete uma interligação dos processos emotivos, volitivos e intelectuais.
O gesto é um movimento sem significado
O é marcado no ser humano desde a vida intrauterina ritmo.
Todos os nossos gestos são globais.
Gesto diz algo e o motor é uma ação
Pergunta 3
1 ponto
Segundo a Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação a Psicomotricidade envolve uma prática educativa com o objetivo de estimular o desenvolvimento psicomotor, e uma prática reeducativa ou terapêutica quando o desenvolvimento e aprendizagem estão comprometidos ou quando é necessário ultrapassar problemas relacionais que comprometem a adaptabilidade da pessoa. Sendo assim, a psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. A psicomotricidade apresenta o aspecto comunicativo do indivíduo e pode-se dividi-la em funcional e relacional. 
Dentro do aspecto relacional pode-se afirmar que:
Nenhuma das alternativas.
Possibilita à criança expressar suas dificuldades funcionais e ajudá-la a superá-las. Não tem objetivos pedagógicos diretos, mas sim uma influência clara sobre as dificuldades de adaptação escolar, na medida em que estão diretamente relacionadas com os fatos psicoafetivos funcionais.
Refere- se à interação da motricidade do indivíduo em um determinado espaço e tempo, cuja ação e qualidade são percebidas e mensuradas através das estruturas psicomotoras definidas como básicas: Locomoção, Manipulação e Tônus que interagem o corpo como um só.
Centra-se na intervenção com maior fundamentação de tipo cognitivo e neuropsicológico, privilegia a intervenção centrada nas situações problema, apelando à descoberta guiada e ao pensamento divergente. 
Propõe operar em aspectos psicoafetivos que geram atitudes relacionais, oferecendo um espaço de jogo espontâneo com o seu grupo, para que possa manifestar suas necessidades e desejos, buscando potencializar e, muitas vezes resgatar o prazer corporal, através do movimento, reconhecendo uma unidade corporal.
Pergunta 4
1 ponto
Na psicomotricidade relacional, o psicomotricista trabalha de forma mais permissiva e menos diretiva e atua criando uma segurança emocional permitindo uma evolução do sujeito. Fazem parte dos objetivos da psicomotricidade relacional em relação ao corpo, as atividades que pretendem: 
 
Reconhecer em si e no outro os membros inferiores e superiores.
Ser capaz de utilizar os diferentes objetos atribuindo diferentes significados.
Correr para frente e para trás, saltar corda e bater a bola com as mãos.
Entrar e pular corda e sair com segurança, fluência e habilidade.
Nomear as partes do corpo e aplicá-las no jogo da cultura queimada.
Pergunta 5
1 ponto
A maioria das atividades que você faz no dia a dia requer algum nível de coordenação óculo-manual. Por isso, é importante possuir uma coordenação óculo-manual mais desenvolvida possível. A coordenação óculo-manual é uma habilidade cognitiva complexa, pois ela requer o nosso uso de nossas capacidades visuais e motoras, permitindo que a mão seja guiada pelo estímulo visual captado por nossos olhos. Sabendo-se da importância da coordenação dinâmica das mãos, marque a alternativa correta que exemplifique o que o movimento de pinça favorece:
O aprendizado de atividades catárticas.
O equilíbrio. 
A coordenação óculo-nodal
O aprendizado da leitura e da escrita.
O aprendizado de idiomas.
Pergunta 6
1 ponto
Na "aprendizagem", a noção corporal global, é fundamental para o processo principalmente da escrita. É através das noções matemáticas que desenvolvemos na infância, pelo corpo, como em cima e embaixo, dentro e fora, atrás e a frente, de um lado e do outro (direita e esquerda), a redor de, que conseguimos ao escrevermos, automaticamente após o aprendizado, saber adequadamente como devem ser colocadas as letras, palavras no papel. Afinal, a cultura tem processos de escritas diferentes. 
Ao falarmos da fase do espelho de uma criança esta fase contribui diretamente para formação:
Do caráter dessa criança
De sua psicomotricidade
De sua imagem corporal
De seu esquema corporal
De sua estruturação espacial
Pergunta 7
1 ponto
A Educação Especial, segundo consta no artigo 58, Capítulo V da LDB 9394/96 é a modalidade de educação oferecida a alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. O termo Educação Especial abrange alguns tipos de deficiência.
Assinale o termo que não faz parte destas referidas deficiências:
Superdotados
Deficiências perceptivas
Deficiências psíquicas
Deficiências físicas
Deficiências múltiplas
Pergunta 8
1 ponto
Indique, dentre as afirmações, a(s) que corresponde(m) às capacidades de realização do desenvolvimento psicomotor em crianças menores de quatro anos:
I.No desenvolvimento da coordenação motora fina ela é capaz de fazer traços verticais.
II.Quanto à lateralidade, a criança começa a adquirir noção de sua totalidade corporal.
III.Quanto à organização temporal, a criança já consegue executar reproduções rítmicas sem dificuldades.
IV.Quanto à organização espacial, a criança apresenta noções de memória espacial e representa bem o espaço geograficamente.
Está incorreto o que se afirma em:
Somente I, II e III.
Somente I e II.
Somente III e IV.
Todas.
Somente IV.
Pergunta 9
1 ponto
A coordenação óculo-manual e óculo-pedal é a capacidade do indivíduo de distinguir um objeto a sua volta e de coordenar este objeto percebido. São exemplos de atividades óculo-manual, exceto exercícios de: 
Recorte
Escrita
Desenho
Colagem
Salto
Pergunta 10
1 ponto
Apesar de influenciado pelo modelo científico de uma ciência positiva, paradigma que justifica o ideal capitalista liberal, Lapierre representa para a Psicomotricidade a possibilidade de quebra com o modelo científico médico higienista, vigente na Europa e no Brasil. À semelhança da postura inaugurada pela Escola Nova, Lapierre, na Psicomotricidade, recupera para a criança um lugar de reconhecimento e poder. Ao mesmo tempo, enfatiza a importância da formação profissional e pessoal do psicomotricista que pretende trabalhar no campo relacional, ressaltando seu papel estruturante nas vivências grupais e individuais.
Colocando em discussão as relações de poder presentes no fazer educativo, organizou um método de educação psicomotora para a idade pré-escolar, procurando integrar as relações afetivas, a estruturação da personalidade e a sistematização do conhecimento, numa proposta lúdica, emancipatória e democrática.Esse método foi denominado pelo autor com o nome de Psicomotricidade:
 
Racional.
Consciente.
Institucional.Relacional.
Universal.

Continue navegando