Buscar

Suspensão do Crédito Tributário

Prévia do material em texto

Aluno: FELIPE SOUZA GOMES
	Matr.: 201907269517
	Disc.: FUND.DIR.EMP.TRIB. 
	2020.3 EAD (GT) / EX
		1.
		Assinale a única alternativa que não é hipótese de suspensão do crédito tributário:
	
	
	
	O parcelamento;
	
	
	A compensação.
	
	
	A moratória;
	
	
	O depósito de seu montante integral;
	
	
	E)- Tal obrigação deve ser feita em dinheiro.
	
Explicação:
Item: D
explicação: Compensação - A compensação como instituto do Direito Privado, é uma modalidade de extinção de obrigações, regido pelos artigos 368 a 380, do Código Civil, que tem por objetivo, evitar a circulação inútil da moeda
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Ocorre quando há concessões recíprocas do sujeito ativo (FISCO) e do sujeito passivo (contribuinte) da obrigação tributária fazendo extinguir o crédito tributário:
	
	
	
	Consignação em pagamento
	
	
	Pagamento
	
	
	Prescrição
	
	
	Transação
	
	
	Compensação
	
Explicação:
O crédito tributário representa o direito de crédito da Fazenda Pública, já devidamente apurado por procedimento administrativo denominado lançamento e, portanto, dotado de certeza, liquidez e exigibilidade, estabelecendo um vínculo jurídico que obriga o contribuinte ou responsável (sujeito passivo) a pagar o tributo ao sujeito ativo (Estado ou ente parafiscal).
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Assinale a alternativa correta. Em relação ao lançamento tributário, podemos afirmar que:
	
	
	
	o lançamento por homologação ocorre quando a autoridade administrativa lança o tributo independentemente de qualquer informação prestada pelo contribuinte.
	
	
	o lançamento por declaração ocorre quando a autoridade administrativa realiza o lançamento mesmo sem qualquer informação fornecida pelo contribuinte.
	
	
	o lançamento é um ato administrativo que torna líquido o crédito tributário.
	
	
	o lançamento de direto ocorre quando a autoridade administrativa depende de informações que devem ser prestadas pelo contribuinte.
	
	
	o crédito tributário se constitui independentemente do lançamento.
	
Explicação:
A obrigação tributária não tem natureza líquida antes do lançamento, não podendo ser exigida antes de ser constituída, formalizada. É ilíquida pois o sujeito ativo não tem conhecimento da ocorrência do fato gerador nem de suas características, não identificou ainda o sujeito passivo, desconhece a lei a ser aplicada, o tributo devido, sua alíquota, sua base de cálculo e, desta forma, o valor devido.
Art. 142 do CTN: Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		É lançamento por homologação o efetuado pela autoridade administrativa quando
	
	
	
	se comprove que, no lançamento anterior, ocorreu fraude ou falta funcional da autoridade que o efetuou, ou omissão, pela mesma autoridade, de ato ou formalidade essencial
	
	
	deve ser apreciado fato não conhecido ou não provado por ocasião do lançamento anterior
	
	
	a pessoa legalmente obrigada, embora tenha prestado, tempestivamente e na devida forma, a declaração, deixou de atender no prazo legal a pedido de esclarecimento, pela autoridade formulado; ou se recusou a prestá-lo; ou, ainda, o prestou insatisfatoriamente
	
	
	a legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa e a esta o de verificar se tal atividade foi regularmente cumprida
	
	
	a declaração não tenha sido prestada, por quem de direito no prazo e na forma da legislação tributária
	
Explicação:
O dito ¿lançamento por homologação¿, regido pelo art. 150, CTN, não se trata de lançamento stricto sensu, pois a constituição do crédito é feita pelo próprio sujeito passivo, não se enquadrando no conceito de lançamento do art. 142, CTN. No caso, o sujeito passivo identifica todos os elementos imprescindíveis para o recolhimento antecipado do tributo devido, vertendo em linguagem competente o fato gerador ocorrido no mundo concreto ou, para os tradicionais, formalizando a obrigação tributária.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo:
	
	
	
	pela arrecadação
	
	
	pelo lançamento
	
	
	pelo pagamento
	
	
	pela criação do tributo
	
	
	pela legislação
	
Explicação:
A obrigação tributária não tem natureza líquida antes do lançamento, não podendo ser exigida antes de ser constituída, formalizada. É ilíquida pois o sujeito ativo não tem conhecimento da ocorrência do fato gerador nem de suas características, não identificou ainda o sujeito passivo, desconhece a lei a ser aplicada, o tributo devido, sua alíquota, sua base de cálculo e, desta forma, o valor devido.
Artigo 142 do CTN: Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Um fator importantíssimo que o gestor deve conhecer são as causas de suspensão do crédito tributário, porque são passíveis de trazer desdobramentos benéficos aos contribuintes e estão previstas no artigo 151 do Código Tributário Nacional. Com base nisso são causas de suspensão do crédito tributário:         
	
	
	
	Lei inconstitucional  
	
	
	Lançamento ilegal   
	
	
	Lançamento ilíquido     
	
	
	Lançamento viciado  
	
	
	Moratória  
	
Explicação:
Moratória  
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Acerca do Fato Gerador e da Hipótese de Incidência, é correto afirmar, exceto:
	
	
	
	O Fato Gerador é a ocorrência de um fato concretamente, é o acontecimento do fato.
	
	
	A concretização do Fato Gerador se denomina Hipótese de Incidência.
	
	
	A Hipótese de Incidência é a descrição abstrata de um fato na lei que gerará uma obrigação tributária, caso ocorra.
	
	
	Aspecto imaterial.
	
	
	A previsão legal na norma de uma situação abstrata é denominada Hipótese de Incidência.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Considere as afirmações: I ¿ Com a prática do fato gerador nasce o crédito tributário que já pode imediatamente ser cobrado; II ¿ O lançamento é o ato administrativo que constitui o crédito tributário; III ¿ Obrigação Tributária, Crédito tributário e Lançamento são sinônimos; IV ¿ Pode existir obrigação sem crédito tributário, mas o crédito sem a obrigação será nulo; V ¿ O lançamento é ato puramente administrativo, não tendo que ser informado ao sujeito passivo.
	
	
	
	estão corretas as afirmações III e IV;
	
	
	estão corretas as afirmações II e IV
	
	
	estão corretas as afirmações II, III e IV
	
	
	estão corretas as afirmações I, II e III.
	
	
	estão corretas as afirmações IV e V

Continue navegando