Buscar

Lista de Exercícios de Tratores - diferencial, redução final, chassi, órgãos de acoplamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Lista de Exercícios de Tratores: diferencial, redução final, chassi, órgãos de acoplamento – Tratores Agrícolas
1) Explique as funções do diferencial e seu bloqueio. 
O diferencial é um dispositivo mecânico que tem a função de dividir o torque entre dois semi-eixos, permitindo que os mantenha com velocidades de rotações distintas. A utilização do diferencial garante que o valor do torque aplicado é igual para ambos os semi-eixos, independentemente das suas velocidades de rotação. Além disso o diferencial altera o sentido do movimento (motor-rodas), reduzindo ainda mais a velocidade que chega às rodas. O bloqueio de diferencial é um equipamento off road que melhora o desempenho do carro em situações complicadas ou estremas.
2) Qual a função da redução final? Quais os tipos? 
O comando final ou redução final é responsável por um incremento complementar e constante do torque junto as rodas motrizes, e em certos casos, por um aumento do vão livre do trator (distância entre o chassi do trator e o solo). Os tipos de redução final usuais são: engrenagens cilíndricas e sistema planetário. 
3) Onde localiza-se os discos de freios? Pode-se trabalhar com os freios individualmente? 
Os discos de freios localizam-se entre o diferencial e o comando final, os discos podem ser em banho de óleo ou tambor a seco, com acionamento hidráulico e circuito independente para cada roda traseira. Para curvas fechadas, pode-se usar apenas o pedal do lado cuja direção se deseja.
4) Sobre os chassis presentes nos tratores agrícolas, caracterize-os. 
Os chassis podem ser de três tipos: monobloco, convencional e articulado. O chassi monobloco é formado pela carcaça dos próprios componentes do trator (bloco do motor, caixa de câmbio e sistema de transmissão), tem por vantagens ser simples e possuí um custo de produção reduzido, no entanto há uma necessidade de o motor ser mais robusto, tem-se vibrações no assento do operador e a possibilidade de rompimento da ligação entre partes. 
O chassi convencional tem sua estrutura de perfis de aço longitudinais, reforçados por transversais, este proporciona suporte ao motor, caixa de câmbio e transmissão final, normalmente está presente nos tratores maiores, acima de 90 cv. Como desvantagem apresenta o maior custo de produção, no entanto, as transmissões e o motor não são submetidos aos esforços de torção, esse tipo de chassi melhora o isolamento das vibrações, proporciona facilidade no acoplamento de equipamentos frontais e aumenta a capacidade de carga do trator. 
Os tratores com o chassi articulado foram desenvolvidos com o objetivo de conseguir aumentar a transferência de potência do trator para o solo. Com um chassi articulado é possível o uso de pneus de maior diâmetro no eixo dianteiro e com isso aumentar a capacidade de tração dos tratores. Contudo, este tipo de chassi tem menor versatilidade para acoplamento de implementos e menor facilidade de manobras. O chassi articulado é característico de tratores 4 x 4 com alta potência, principalmente nos tratores florestais e industriais, onde a inclinação pode variar de trator para trator, chegando a uma inclinação de 30º com facilidade (+/- 15º).
5) Quais as funções dos órgãos de acoplamento e transferência de energia presentes nos tratores agrícolas? 
Os órgãos de acoplamento e transferência de energia tem por função transferir forças (energia) entre o trator e o equipamento utilizado, comandar o movimento e a posição do equipamento em relação ao trator e permitir a troca de um equipamento por outro. Os órgãos de acoplamento são os seguintes: barra de tração, sistema hidráulico de três pontos e os terminais de engate rápido.
6) Onde localiza-se a barra de tração? Que nome é dado ao equipamento acoplado à barra de tração? 
A barra de tração (BT) localiza-se na parte traseira do trator, está apresenta a possibilidade de deslocamento lateral e longitudinal. A barra de tração é o tipo de acoplamento por ‘um ponto’. Deve ser oscilante e removível para facilitar o acoplamento e regulagens. As máquinas e implementos que são acopladas a barra de tração do trator são denominadas máquinas de arrasto.
7) Qual a composição do Sistema Hidráulico de Três Pontos (SHTP)? Qual a sequência de acoplamento para implementos acoplados as SHTP? E que nome é de dado a este acoplamento? 
O engate de 3 pontos está localizado na parte traseira do trator. Apresenta três pontos para acoplamento de máquinas e implementos ao trator: barra esquerda, barra direita e um ponto central, denominado de 3º ponto. As máquinas e implementos que são acopladas dessa maneira ao trator são denominados: montadas ou de engate de três pontos.
8) Quais as rotações por minuto de trabalho da tomada de potência (TDP)? E como identificar essas rotações?
A toma de potência (TDP) tem por função transmitir potência às máquinas acionadas pelo próprio trator. A maioria dos tratores trabalha com 540 rpm e alguns tratores 1000 rpm, encontra-se ainda tratores com TDP de 750 rpm. É possível identificar as rotações através do número de estrias presentes no eixo, no eixo de 6 estrias, são 540 rotações por minuto, nos eixos de 18, 20 e 21 estrias são 1000 rotação por minuto.

Continue navegando