Buscar

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL
QUESTÃO 01
Através de sua atuação profissional, o assistente social consegue não apenas exercer sua condição de preparo técnico, mas também sua condição política, intervindo no conjunto das relações sociais. A recomendação é que esse tipo de atuação seja feita em favor das classes socialmente menos favorecidas, "subalternas" como preferem alguns autores. Reconhecendo isso, descreva o objeto geral do trabalho do assistente social, de que forma ele efetiva as ações sociais e a quem beneficia.
RESPOSTA
O profissional de Serviço Social está qualificado para atuar nas diversas áreas sociais, também nas condições políticas, intervindo no conjunto das relações sociais. 
O seu trabalho tem como principal objetivo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988.
 O assistente social também é responsável por fazer uma análise da realidade social e institucional, intervindo para melhorar as condições de vida do usuário. Pois o Trabalho Social enfrenta barreiras, desigualdades e injustiças que existe na sociedade. Atua em situações de crise e de emergência, mas também dá resposta aos problemas de natureza pessoal e social do dia a dia. Este tipo de trabalho que utiliza uma variedade de práticas, técnicas e ações. 
O Assistente Social, efetiva as ações sociais e beneficia defende, amplia e garante o direito e a assistência dos desamparados socialmente, dentro de uma política pública, dando interferência na luta de classes. 
 Desde seus primórdios aos dias atuais, a profissão tem se redefinido, considerando sua inserção na realidade social do Brasil, entendendo que seu significado social se expressa pela demanda de atuar nas sequelas da questão social brasileira, que, em outros termos, revela-se nas desigualdades sociais e econômicas, objeto da atuação profissional, manifestas na pobreza, violência, fome, desemprego, carências materiais e existenciais, dentre outras." 
Promove o ser humano e o insere na sociedade em que vive, tornando-o um membro ativo, através da distribuição de benefícios que visam minimizar a fome, doenças, moradias (exclusão social).
Com o trabalho do Assistente Social, visa beneficiar o potencial humano e visa minimizar a falta de interesse, de conhecimento ou de consciência sobre as questões importantes da sociedade, induzindo mudanças positivas no psicológico e social entre famílias e/ou grupos estigmatizados, providenciando condições para uma vida mais satisfatória.
QUESTÃO 02
No âmbito do movimento de Reconceituação e de seus desdobramentos é que se definem de forma mais clara e se confrontam diversas tendências voltadas à fundamentação do exercício e dos posicionamentos teóricos do Serviço Social. Analisando as transformações ocorridas, disserte sobre o movimento de reconceituação que propôs uma redefinição do Serviço Social na América Latina e no Brasil.

Outros materiais