Buscar

tópicos especiais av 1

Prévia do material em texto

O surgimento dos estudos atuais sobre a condição feminina e o estudo de gênero só foi possível porque, ao longo do tempo, o movimento social de mulheres tem denunciado as situações de opressão, preconceito e dominação. Se hoje o gênero representa uma categoria de análise tão importante para as ciências humanas e sociais, é porque se fez legítimo pelas tantas batalhas dos movimentos feministas, tornando-se fundamental para a compreensão das relações humanas. O feminismo é um conceito múltiplo, possuindo uma dimensão política e uma dimensão acadêmica. Sobre o feminismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A dimensão acadêmica do feminismo é multidisciplinar, incluindo Antropologia, História, Educação, Sociologia e Direito.
(    ) O principal objetivo do movimento feminista não foi alcançar a igualdade entre homens e mulheres, mas sim a equidade entre eles.
(    ) O feminismo possui uma dimensão política, que se refere aos movimentos de luta por direitos.
(    ) O Movimento Feminista surgiu no século XX, nos Estados Unidos, e foi dividido em três grandes momentos, as chamadas ondas femininas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	Para que se possa instaurar um regime governamental pautado na democracia, quatro condições básicas são necessárias. Essas quatro condições mínimas para implantar um regime democrático são fundamentais para que haja a participação democrática de um povo em prol dos objetivos comuns do próprio povo. Sobre essas condições, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Eleições regulares.
	 b)
	Garantia de direitos de expressão.
	 c)
	Acesso à fonte única de informação sobre a ação de governos.
	 d)
	Direito dos cidadãos de escolherem governo por meio de eleições.
	3.
	Leia o texto a seguir: 
Em 79º lugar, Brasil estaciona no ranking de desenvolvimento humano da ONU, país registrava crescimento do IDH desde 2010, mas manteve mesmo patamar entre 2014 e 2015. O ranking de desenvolvimento humano foi divulgado pela Organização das Nações Unidas com dados de 188 países. O Índice de Desenvolvimento Humano leva em consideração três fatores: Saúde (expectativa de vida); Conhecimento (média de anos de estudo e os anos esperados de escolaridade); Padrão de vida (renda nacional bruta per capita).
Se for levado em conta o "IDH ajustado à desigualdade", o índice de desenvolvimento humano do país cairia de 0,754 para 0,561 e o Brasil cairia 19 posições no ranking mundial.
Com relação ao IDH e à desigualdade social no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/em-79-lugar-brasil-estaciona-no-ranking-de-desenvolvimento-humano-da-onu.ghtml>. Acesso em: 18 jan. 2018 (adaptado).
	 a)
	A estabilização do IDH brasileiro demonstra que o país já atingiu um patamar de desenvolvimento sustentável ideal, onde a saúde, a educação e a renda da população melhoraram nos últimos anos.
	 b)
	O IDH brasileiro de 2014 e 2015 revela que o país estacionou no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à educação, saúde e distribuição de renda.
	 c)
	Com IDH de 0,754, Brasil é considerado elevado no desenvolvimento humano, mesmo se for considerado o IDH ajustado à desigualdade.
	 d)
	Graças à promoção de políticas públicas de inclusão, educação de qualidade e saúde para todos, o IDH médio do Brasil tem melhorado nos últimos anos, especialmente em 2014 e 2015.
	4.
	A cultura é avaliada como um movimento humano, ocorrendo a partir da convivência em grupo e da interação social. São os valores culturais que identificam um povo, uma comunidade e cada pessoa. É através da cultura que se pode observar e caracterizar a história de vida, os costumes, as crenças e os hábitos de um determinado grupo social. Sobre a cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura é um aspecto social mutante em constante questionamento.
(    ) A cultura é uma construção histórica, não é algo natural, é o produto coletivo da vida humana.
(    ) Conhecendo a cultura do outro em um contexto de diversidade, pode-se identificar e valorizar cada movimento cultural de forma a promover uma vivência plena com respeito e ética social.
(    ) Cada povo, cada região tem sua cultura semelhante entre os diferentes continentes, de modo a apresentar formas de pensar e agir iguais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	5.
	A cultura é entendida como um movimento humano, ocorrendo a partir da convivência em grupo e da interação social. Através da cultura, podemos observar e caracterizar a história de vida, os costumes, as crenças e os hábitos de um determinado grupo social. A cultura pode ser estudada a partir das seguintes concepções: erudita, popular e de massa. Sobre a cultura erudita, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Está relacionada ao que pertence à maioria do povo e que não é ensinada necessariamente em espaços formais de educação, como o folclore e a dança.
	 b)
	Surge com as novas tecnologias e com os meios de comunicação, como: jornais, televisão, rádio, cinema, música e internet.
	 c)
	Tem relação com o consumismo e a obesidade e está relacionada aos costumes mais comuns em uma roda de conversa.
	 d)
	É proveniente de estudos, pesquisas e que geralmente está associada às instituições acadêmicas.
	6.
	O Brasil possui uma divisão sociopolítica, na qual encontramos o Primeiro Setor (caracterizado pelo Estado), o Segundo Setor (que abarca as instituições privadas) e o Terceiro Setor contempla as Organizações Não Governamentais (ONGs), que têm algumas particularidades:
"No que concerne às formas como as ONGs se movem no espaço público, vale chamar a atenção para o potencial de construção de redes, abrangendo os espaços locais, regionais e globais, como também as potencialidades de incluir, nessas redes, desde organizações internacionais, como as do sistema ONU e fundações financiadoras, até grupos semimarginalizados em bairros da periferia das grandes cidades. A noção de rede em relação às ONGs pode ser pensada de duas formas: uma é a rede entre ONGs incluindo também os movimentos sociais, na qual cada organização é ponto de transmissão para outras, maiores ou menores, locais ou globais. Outra forma de pensar a rede é como um espaço tridimensional onde as ONGs funcionam não apenas como pontos de transmissão, mas como pontos nodais, que acumulam e distribuem informações, acumulam poder, credenciam-se como representantes fazendo a ligação entre o Estado e a sociedade em geral." (PINTO, 2006, p. 658)
Sobre as ONGs, analise as afirmativas a seguir:
I- Atualmente servem para pressionar o governo para que tenha uma atuação mais social, e não apenas com fins políticos.
II- Por depender de repasses financeiros, as ONGs possuem uma limitação em um determinado conjunto da sociedade.
III- Tem fins políticos e financeiros e prestam poucos serviços sociais, apenas se limitando a uma classe social.
IV- A maior preocupação das ONGs são os serviços sociais, para todas as classes sociais mais especificamente com as de baixa renda, que não possuem acesso a determinados serviços.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PINTO, C. R. J. As ONGs e a política no Brasil: presença de novos atores. DADOS ? Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 49, n. 3, 2006.
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	7.
	A moral pode ser compreendida como um conjunto de regras de condutas socialmente admitidas em determinadas épocas ou por um grupo, sendo um reflexo direto do modo de ser e conviver em sociedade, sugerindo, constantemente, a valorização de nossas ações e de nossos comportamentos em sociedade. Sobre a moral, assinale a alternativaCORRETA:
	 a)
	Não varia no tempo, pois trata-se de um conjunto de ideologias.
	 b)
	É a ciência que estuda a ética.
	 c)
	Compreende os valores concernentes ao bem e o mal.
	 d)
	Investiga o agir humano.
	8.
	A questão da corrupção no meio político é assunto constante na mídia, tanto no Brasil quanto em outros países. Esse tipo de conduta criminosa nos faz refletir sobre a ética e a moral humana, especialmente quando ocorre no serviço público, com os representantes políticos do povo. Um caso curioso foi o ocorrido em novembro de 2016, quando a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) viveu uma condição atípica em razão da prisão de um de seus Deputados. Na ocasião, mesmo o deputado estando preso, a ALAP não poderia cassá-lo por falta de um instrumento considerado fundamental para reger os bons costumes e nortear medidas administrativas dentro da Assembleia Legislativa do Amapá: o Código de Ética e Decoro Parlamentar. Sobre os conceitos de ética e moral e sua aplicação em sociedade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ética é uma das áreas da filosofia que investiga sobre o agir humano na convivência com os outros.
(    ) Nossas ações perante a sociedade em que vivemos são orientadas por princípios éticos e morais.
(    ) A ética investiga o agir humano tanto com os outros quanto consigo mesmo.
(    ) A expressão da ética ocorre no meio público e privado, e que é normativa a conduta antiética.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2017/03/falta-de-codigo-de-etica-impede-alap-de-cassar-de-deputado-preso.html>. Acesso em: 30 jan. 2018.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	9.
	Em cada época, nos tempos dos homens, a cultura foi se modificando. Como éramos nômades, tínhamos a oportunidade de conhecer novos grupos de pessoas, com isso uma cultura diferente. Com o passar dos anos, a humanidade foi transformando-se e adicionando novos conhecimentos culturais por onde passavam, alguns foram destruídos, outros adicionados, como na época dos Romanos. Hoje em dia, a diversidade cultural é grande, nosso país tem grandes diferenças culturais, do norte ao sul, do leste ao oeste. Isso faz com que haja muitas vezes conflitos culturais, religiosos e até mesmo políticos. Referente à cultura, analise as afirmativas a seguir:
I- Considerada em constante transformação da sua identidade nos grupos sociais.
II- Pode-se dizer que é um agente criador de debates interligado com os aspectos filosóficos, históricos e culturais.
III- Representa a história de um grupo de pessoas que podem ser modificadas com o passar do tempo.
IV- Demonstra mudanças rápidas com as políticas antissociais com o passar do tempo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://discursomediatizado.blogspot.com/2011/06/tecnologia-cultural.html>. Acesso em: 3 ago. 2015.
	
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	10.
	Uma Organização Social é uma qualificação, um título, conferido a uma entidade para que ela possa receber determinados benefícios do Poder Público. As Organizações Sociais devem atender a uma demanda específica da comunidade, estando presentes atualmente na gestão de hospitais, museus e institutos de fomento à pesquisa. Sobre as Organizações Sociais no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	São de iniciativas privadas que buscam suprir uma utilidade de ordem pública.
	 b)
	São de iniciativa pública.
	 c)
	Podem apresentar fins lucrativos.
	 d)
	Apresentam uma gestão determinada pelo poder público.

Mais conteúdos dessa disciplina