Buscar

Legislação/portaria da radiologia na odontologia

Prévia do material em texto

Diretrizes de proteção radiológica 
Em radiodiagnostico médico e odontológica 
Portaria 453/98 - Secretaria de vigilância sanitária do ministério da saúde.
Todo lugar que tem um aparelho de raio-x tem que ter essa portaria.
 
Características
· Estabelece requisitos básicos de proteção radiológica em radiodiagnostico 
· Disciplina a prática com raio-x para fins diagnósticos e intervencionista (não deve ter mais de 6 cm da face do paciente exposta)
· Vida a defesa da saúde dos pacientes, dos profissionais envolvidos e do público em geral (portaria trata de tudo. Ex - aparelho de raio x no consultório tem várias exigências a ser cumprida) 
Princípios básicos 
1 - Justificação ; ninguém pode ser exposto sem necessidade, nenhuma prática deve ser autorizada a menos que se produza suficiente benefício para o indivíduo de modo a compensar o detrimento que possa ser causado pela radiação.
2.5 . Fica proibida toda justificativa que não possa ser justificada.
A)Exposição deliberada de seres humanos aos raio-x diagnósticos com o objetivo único de demonstraçao, treinamento ou outros fins que contrariem o princípio da justificação.
B) exames radiológicos para fins empregatícios ou periciais, exceto quando as informações a serem obtidas possam ser úteis a saúde do indivíduo examinado, ou para melhorar o estado de saúde da população.
C) exames radiológicos para rastreamento em massa de grupos populacionais, levando-se em conta o potencial de detecção de doenças e a probabilidade de tratamento efetivo dos casos detectados.
D) exposição de seres humanos para fins de pesquisa biomedica. ( Tem que ter uma justificativa muito boa )
E) exames de rotina de tórax para fins de internação hospitalar, exceto quando houver justificativa no contexto clínico, considerando-se os métodos alternativos.
2.otimização: as exposições a radiação devem ser feita otimizadas ao valor mínimo necessário para obtenção do objetivo radiológico compatível com os padroes aceitáveis de qualidade de imagem.
2.7 . A otimização da proteção deve ser aplicada em dois níveis , nos projetos e construções de equipamentos e instalações, e nos procedimentos de trabalho.
3. Limitações de doses individuais 
2.11 . Os limites de doses individuais são valores de dose efetiva ou de dose equivalente, estabelecidos para exposição ocupacional e exposição do público decorrente de prática contratadas , cujas magnitudes não devem ser excedidas. 
As doses individuais de trabalhadores e de indivíduos do público não devem exceder os limites anuais de doses equivalente estabelecidos na norma CNEN-NE 3.01
Responsabilidades básicas 
3.23 os empregadores e titulares dos serviços são os responsáveis principais pela aplicação deste regulamento.
· Prover monitoração individual e o controle de saúde do pessoal ocupacionalmente exposto, conforme descrito neste regulamento.
Requisitos específicos para radiologia odontológica 
Dos ambientes;
· O equipamento de raio x deve ser instalado em uma sala que permita uma distância do operador a fonte de raio x de , pelo menos, 2 metros.
· As salas equipadas com aparelhos de Rx devem dispor de :
A) Símbolo internacional da radiação ionizante na porta de acesso - "raio-x - entrada restrita" ; "raios-x entrada proibida a pessoas não autorizadas"
(Com logo da radiação)
Os seguintes procedimentos devem ser seguido dos para proteção do profissional 
A) Em consultórios , o operador deve se colocar a uma distância mínima de 2 m do tubo de Rx
B) O operador ou qualquer outro membro da equipe não deve colocar-se na direção do feixe primário nem segurar o cabeçote ou o filme durante a exposição.
C) Somente o operador e impaciente podem permanecer na sala de exame durante as exposições.
D) Caso haja necessidade do auxílio de um acompanhante do paciente durante a exposição , este deve usar um avental plumbifero. (equivalente a 0,25 mm PB) e evitar colocar-se na direção do feixe primário da radiação.
E) Nenhum indivíduo deve realizar esta atividade regularmente.
"ART. 4 - a inobservância dos requisitos deste regulamento constitui infração de natureza sanitária dos termos da lei 6.437 de 25 de agosto de 1977 , ou outro instrumento legal que venha substituí-la , sujeitando o infrator ao processo de penalidades previstas , sem prejuízo das responsabilidades civil e penal cabíveis."
ART. 6 todos os serviços de radiodiagnostico devem manter um exemplar deste regulamento nós deus diversos setores que empregam os raio--x diagnóstico.
Artigo 123 - código penal
Infração : "expor a vida ou a saudade de outrem a perigo direto e iminente" 
· Pena; detenção de 3 meses a 1 ano (se o fato não constituir crime mais grave) e indenizações civis.

Continue navegando

Outros materiais