Buscar

Avaliando o Aprendizado- 2- posse, Direitos Reais, composse

Prévia do material em texto

Marque a alternativa correta.
		
	
	Dada a sua grande importância, o direito real é previsto no Código Civil de forma exemplificativa e não exaustiva.
	
	Direito Real é o campo Direito Patrimonial cujas regras tratam do poder dos homens sobre as coisas apropriáveis e não apropriáveis.
	
	Nenhuma das resposta anteriores.
	 
	O direito de sequela é o poder do titular do direito real de seguir a coisa para recuperá-la de quem injustamente a possua ou a detenha.
	
	Uma das diferenças existentes entre o direito real e o direito obrigacional é que aquele (real) é temporário, enquanto este (obrigacional) é permanente.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201701952141)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(TJ/PR) Com relação à posse, pode merecer diversas classificações. Interessando aqui o que se denomina posse direta e posse indireta, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O possuidor direto, que a recebe por força de contrato, não tem ação para defender sua posse contra terceiros, salvo se o fizer em concurso com o possuidor indireto.
	
	Coexistindo a posse direta e a indireta, não pode existir disputa possessória entre os respectivos titulares.
	
	A posse direta, de quem tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito pessoal ou real, suspende a indireta enquanto perdurar o vínculo contratual que a autorizou.
	 
	Na posse direta, o possuidor tem o exercício de uma das faculdades do domínio, em virtude de uma obrigação ou do direito.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702073943)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma pessoa que possuir um imóvel a partir da data de 23 de junho de 2016, com se fosse seu, sem nenhuma oposição nem interrupção, mesmo que não tenha boa-fé nem justo título pode usucapir este imóvel. Se ele nem ao menos estabeleceu neste imóvel sua moradia habitual nem realizou obras ou serviços de caráter produtivo, só poderá usucapir este bem quando houver completado:
		
	 
	quinze (15) anos do início da posse.
	
	vinte (20) anos do início da posse
	
	a) dez (10) anos do início da posse.
	
	cinco (5) anos do início da posse.
	
	e) dois (2) anos do início da posse
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201701282719)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Questão 26 123º Exame OAB-SP) A, domiciliado em Curitiba, é proprietário de um sítio em Londrina, onde mantém o caseiro B. A arrendou parte desse sítio a C, que plantou, nesse local arrendado, um alqueire de cana.
		
	 
	A é possuidor indireto, com ius possidendi; B é detentor; C é possuidor legítimo, de boa-fé, com direito de retenção sobre a acessão feita.
	
	A é possuidor indireto, com ius possessionis; B é possuidor direto; C é possuidor ilegítimo, mas de boa-fé, com direito de retenção sobre a benfeitoria feita.
	
	A é possuidor indireto, com ius possessionis; B é detentor; C é possuidor legítimo, de boa-fé, com direito de retenção pela benfeitoria realizada.
	
	A é possuidor direto, com ius possidendi; B é possuidor indireto; C é possuidor de boa-fé, mas sem direito de retenção pela acessão realizada.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701852356)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São requisitos do usucapião extraordinário por posse-trabalho, exceto:
		
	
	posse mansa e pacífica
	
	posse ininterrupta pelo prazo de 10 anos
	
	estabelecer no imóvel a sua moradia habitual, ou nele realizar obras ou serviços de caráter produtivo;
	 
	justo título e boa fé
	
	posse com animus domini

Continue navegando