Buscar

Avaliação Final- Metodologia Científica

Prévia do material em texto

1.Os trabalhos acadêmicos possuem uma sistemática organizada e estimulam o raciocínio científico aos acadêmicos. Assinale a alternativa CORRETA em que são apresentados tipos de trabalhos de acadêmicos:
	a) Monografias; resumos; capas de jornal; referências bibliográficas.
	b) Dissertação; trabalhos de graduação; introdução de revista; referências.
	c) Monografias; citações e resenhas; pesquisa etnográfica; referências.
	d) Trabalhos de final de curso; monografias; artigos de periódicos; artigos científicos.
 
2.	Leia o texto que segue:
Faz-se citações em artigos científicos por dois motivos principais: (1) dar crédito às ideias e descobertas alheias usadas no seu trabalho; (2) permitir ao leitor consultar essas informações na fonte original, evitando, assim, a propagação de erros.
O primeiro motivo tem a ver também com a honestidade do cientista, porque não tem nada mais vil do que se apoderar das ideias dos outros como se fossem suas. Para um cientista esse é um pecado mortal; boas reputações construídas ao longo de décadas já foram destruídas por um único caso de plágio. E o segundo motivo não é menos importante, já que há colegas descuidados que reproduzem as ideias alheias sem o rigor necessário, deturpando o que os autores escreveram. Uma citação bem feita permite que, caso você ache algo esquisito num texto, possa ir ao artigo original e ver se a informação confere mesmo. Acerca das informações contidas no fragmento anterior, avalie as asserções a seguir:
I- As citações permitem comprovar de quais fontes as informações se originaram e sua fidedignidade.
II- São suas atribuições fundamentar e melhorar a qualidade científica dos trabalhos acadêmicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As asserções I e II são verdadeiras, e a relação que se estabelece entre elas é falsa.
	b) As asserções I e II são falsas, bem como a relação que se estabelece entre elas.
	c) As asserções I e II são verdadeiras, bem como a relação estabelecida entre elas.
	d) A asserção I é verdadeira, e a II é falsa.
 
3.	As citações são importantes e necessárias para o autor, ajudando-o no seu raciocínio e embasamento das ideias apresentadas. Elas podem ser retiradas de livros físicos, e-books, fontes documentais. Elas enriquecem o trabalho e mostram atitude científica do autor. Com base neste contexto apresentado, analise as sentenças a seguir:
I- Sustentam as ideias do autor do texto.
II- Desenvolvem o raciocínio.
III- Corroboração das ideias ou tese do autor.
IV- Mostrar que o estudo é assistemático.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 
4.	Leia o seguinte texto:
A professora Adriangela Bonetti foi designada para uma sala de aula em que havia educandos com deficiência e transtorno global de desenvolvimento, no começo de 2009. A escola não tinha um projeto coletivo para lidar com esses estudantes. A sala de recursos que existia na escola tinha foco na aceleração dos alunos e a APAE do município atravessava uma crise de identidade com as políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. A Secretaria Municipal de Educação implantava um Sistema de Gestão de Qualidade na Educação (SGQE), ao mesmo tempo que sofria pressão do Ministério Público para obediência às leis de inclusão. A partir das ferramentas que conheceu em um curso, Adriangela pôde modificar sua prática pedagógica. Seu esforço lhe valeu um prêmio nacional e um convite para ser a coordenadora de educação inclusiva do município. Essa mudança trouxe uma série de novos desafios, para ela e para seus pares na escola: Como transformar sua visão de educação inclusiva em políticas públicas? Como garantir que os alunos com deficiência continuassem incluídos após sua saída? Como fortalecer as parcerias, por vezes conflituosas, com a APAE e o Ministério Público? Considerando o fato de que este estudo tem como objeto principal a professora Adriangela e o trabalho que desenvolveu na escola Alexandre Bacchi e no município de Guaporé, no Rio Grande do Sul, qual foi o método de pesquisa empregado nesta investigação e como ele se caracteriza?
FONTE: Adaptado de: GALERY, Augusto; ALONSO, Daniela. O caso da escola Alexandre Bacchi - Guaporé, RS. Disponível em: <http://www.diversa.org.br/.../o_caso_escola_alexandre_bacchi_guapore_rio_grande_do_sul_brasil>. Acesso em: 20 ago. 2016.
	a) A pesquisa segue o método comparativo.
	b) A pesquisa elaborada segue o método Estudo de Caso.
	c) A pesquisa segue o modelo de senso comum.
	d) A pesquisa segue o método histórico.
 
5.	As referências utilizadas nos seus trabalhos acadêmicos podem ter um, dois, três e até mais autores. Para contemplar essa situação, existem modelos para dar conta dessa especificidade nas referências. Sendo assim, observe o exemplo da referência a seguir:
MATEUS, Maria Helena Mira et al. Gramática da língua portuguesa [em negrito]. 5. ed. Lisboa: Caminho, 2003.
Baseado nesse exemplo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A sigla ?et al? utilizada após o nome da autora significa que existem mais de três autores nesta obra.
( F ) A sigla ?et al? é utilizada para que não precisemos escrever os nomes de outras obras relacionadas.
( F ) No livro de gramática referenciado, Maria H. M. Mateus é a única autora desta obra.
( V ) Entre mais de três autores, Maria H. M. Mateus é autora da obra Gramática da língua portuguesa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - F - F - V.
	b) V - F - V - V.
	c) F - F - F - V.
	d) V - V - V - F.
 
6.	Há certa diversidade nos trabalhos acadêmicos, pois para cada curso que é realizado, é necessário apresentar tais trabalhos, até mesmo como forma de validar o conhecimento obtido, dando a ele um cunho científico e acadêmico. A respeito do tipo de trabalho acadêmico "Dissertação", classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) As dissertações devem expressar somente a vivência do autor da pesquisa.
( V ) As dissertações são destinadas aos cursos de pós-graduação stricto sensu.
( V ) Nas dissertações, na parte da fundamentação teórica, o autor deve expressar conhecimento sobre o assunto.
( V ) As dissertações devem apresentar a fundamentação teórica, que é uma parte importante da pesquisa. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - F - F - V.
	b) F - V - V - F.
	c) V - V - F - F.
	d) F - V - V - V.
 
7.	Quando fazemos uma citação direta, utilizamos fragmentos de texto de autores que são transcritos literalmente para o nosso trabalho. Essa citação direta ainda pode ser dividida em citação curta e citação longa. Sobre as citações longas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Nas citações longas, o fragmento é apresentado em parágrafo próprio.
( V ) Nas citações longas, o fragmento ultrapassa três linhas.
( F ) Nas citações longas, não há fragmentos da obra.
( F ) Toda citação longa deve conter aspas, ocultando o autor da obra.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) F - F - V - V.
	b) V - F - F - F.
	c) V - V - V- F.
	d) V - V - F - F.
 
8.	Sabe-se que o Brasil não investe em pesquisa e desenvolvimento como deveria. Na contramão dos países desenvolvidos, aqui encontramos a maioria dos pesquisadores em laboratórios das universidades, mas não nas empresas, desenvolvendo processos e tecnologias. Sendo assim, precisamos importar conhecimento de outros países, encarecendo a fabricação dos nossos produtos e freando a nossa economia em vários aspectos, pois o mundo de hoje é dominado pelos países que mais investem em ciência e pesquisa. Sobre o exposto, a expressão de Francis Bacon ?saber é poder? pode ser entendida como:
	a) A pesquisa é primordial para manipular a opinião das pessoas.
	b) Devemos investir e levar a sério as questões relacionadas ao conhecimento e à pesquisa.
	c) As nações mais ricas investem grandes quantias empesquisa e assim detêm o poder do conhecimento.
	d) Quem domina a pesquisa exclui socialmente os menos favorecidos.
 
9.	À medida que lemos, formamos diferentes interpretações a partir de um mesmo conteúdo. Isso se dá devido ao fato de que cada leitor tem experiência de vida e conhecimento prévio díspares, que acrescentarão ideias ao texto. Assim, existe uma interação entre o conteúdo fornecido pelo texto e o conhecimento prévio do leitor. Considerar isso "implica aceitar uma pluralidade de leituras e de sentidos em relação a um mesmo texto. Todo esse processo de compreensão leitora ocorre de modo dinâmico, visto que o leitor ativo intervirá no texto e, a partir das informações dadas processa e atribui significado ao que está escrito" (SILVA; ROSSA, 2009, p. 3255). Com base nesse texto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SILVA, Camila Farias da; ROSSA, Adriana. A importância da leitura para o desenvolvimento da compreensão textual: imprescindível ou mera coincidência? In: SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 10. Porto Alegre. 2009. Anais. Porto Alegre: PUC-RS, 2009.
	a) Durante o processo de leitura, existe um fenômeno chamado de compreensão leitora, que ocorre de modo lento, visto que o leitor intervirá no texto.
	b) A partir das informações absorvidas durante o processo de leitura, normalmente não atribuímos significado ao que está escrito.
	c) O leitor, à medida que avança nos textos, retira informações que lhe são valiosas e constrói sua interpretação de acordo com suas vivências e conhecimentos textuais.
	d) A prática da leitura não desenvolve a compreensão de outros textos, mas também o leitor interage com o que lê.
 
10.	A noção inicial que se tem é que o ato da pesquisa está muito ligado às ciências experimentais. No entanto, não apenas a elas, mas a todas as ciências. Pesquisa científica é própria de todo aquele que participa do universo acadêmico. Diante deste contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
	a) O ato de pesquisar é próprio da curiosidade humana e envolve somente os acadêmicos das instituições federais.
	b) A noção de educação e de ensino, na perspectiva da pesquisa, envolve toda comunidade escolar ou acadêmica.
	c) O conhecimento humano é o fruto da insatisfação permanente diante da realidade vivenciada.
	d) A busca pelo saber é impulsionada pelo assombro e a maravilha do homem diante da realidade.
 
11.	Para Galileu, a pesquisa científica acontece por dois momentos: um analítico e outro sintético. O momento analítico consiste na observação do fenômeno. Durante a análise, o cientista é levado a propor hipóteses que tentem explicar os elementos que constituem o fenômeno. O momento sintético manda "reproduzir o fenômeno" por meio da experimentação: e, se a hipótese for confirmada, vai virar lei.
RAMPAZZO, L. Metodologia científica. São Paulo: Loyola, 2005. 3. ed. p. 31 (com adaptações).
Considere o seguinte experimento: Uma barra de cobre de 1 m de comprimento, 3 cm de largura e 1 cm de altura é aquecida. Hipótese: O cobre, quando aquecido, se dilata. Após o aquecimento, medem-se as dimensões da barra. Verifica-se que a hipótese é verdadeira.
A respeito desse experimento, analise as seguintes afirmações.
I. O experimento gera outra hipótese: todo metal se dilata quando aquecido. 
II. O método científico utilizado é hipotético-dedutivo. 
III. O método científico utilizado sofre influência direta da percepção dos sentidos humanos. 
IV. A tese desse experimento pode ser generalizada, por indução, para líquidos e gases. 
É correto apenas o que se afirma em:
	a) II, III e IV.
	b) I e III.
	c) III e IV.
	d) I e II.
12.	Analise as situações abaixo e, em seguida, responda.
Pesquisa 1: A pesquisa objetivou investigar representações sociais do espaço prisional entre detentas de uma penitenciária estadual feminina. Optou-se pela entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Foram entrevistadas dez detentas, utilizando um roteiro focalizando: dados sociodemográficos; momento do crime; funções da pena; relação familiar antes e depois do encarceramento; vida antes do encarceramento; dia a dia na penitenciária; visão do tratamento recebido; maiores dificuldades da prisão e projetos futuros.
FRINHANI, F. M. D.; SOUZA, L. Mulheres encarceradas e espaço prisional: uma análise de representações sociais. Psicol. Teor. Prat. [on-line], v. 7, n. 1, 2005 (adaptado).
Pesquisa 2: Os relacionamentos íntimos, dentre eles o namoro, pressupõe a existência de identidades e representações sociais, que são compartilhadas através de comportamentos, normas e valores sociais. Objetivou-se identificar a representação social e a particularização em função da identidade sexual e experiência com o namoro. Para tal, a amostra foi composta por 183 estudantes universitários, com média de idade de 22 anos. Foi utilizado um questionário autoaplicado em situação coletiva.
BERTOLDO, R. B.; BARBARA, A. Representação social do namoro: a intimidade na visão dos jovens. PsicoUSF [on-line], v. 11, n. 2, 2006 (adaptado).
Estão resumidas, acima, duas pesquisas no campo das representações sociais. A respeito dos instrumentos usados para coleta de dados nessas pesquisas, avalie as afirmações a seguir.
I. A entrevista semiestruturada, utilizada na Pesquisa 1, diferentemente da entrevista aberta, tem como grande vantagem, a possibilidade de se obterem dados já categorizados, o que facilita o processo de análise dos resultados.
II. Dado que há uma relação entre o número de participantes da pesquisa e o tipo de instrumento usado, é correto afirmar que pequenas amostras permitem, como na Pesquisa 1, o uso de instrumentos abertos que captam o fenômeno em maior profundidade.
III. Os questionários autoaplicáveis, como o usado na Pesquisa 2, são comuns nas pesquisas on-line e permitem a coleta de dados qualitativos e quantitativos.
É CORRETO o que se afirma em:
	a) III, apenas.
	b) I e II, apenas.
	c) II e III, apenas.
	d) I, apenas.

Continue navegando