Buscar

Educação Profissional 3 1

Prévia do material em texto

1.
		Os neoliberais defendem a criação de um mercado educacional que, com dinamismo e flexibilidade, se oponha a um sistema escolar rígido e incapaz. Só esse mercado é que pode promover os mecanismos para garantir a eficácia e a eficiência dos serviços educacionais oferecidos. O neoliberalismo vê a escola como uma instituição que deve: I. valorizar a formação humanística do indivíduo II. formar mão-de-obra para o mercado III ser gerenciado de forma eficaz IV oferecer um produto, a educação, aos seus consumidores pais e alunos . Assinale a opção correta:
	
	
	
	apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras
	
	
	apenas as afirmativas II e III são verdadeiras
	
	
	apenas as afirmativas I e III são verdadeiras
	
	
	apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O modelo educacional adotado atualmente para a profissionalização é bem flexível, com a adoção de currículos voltados para atender tanto as necessidades do mercado, como às características das diferentes regiões brasileiras e também com o objetivo de:
	
	
	
	entregar um certificado ou diploma.
	
	
	ser um instrumento ineficaz na reinserção do profissional no mercado de trabalho
	
	
	fornecer especialização
	
	
	atender trabalhadores que já não estão trabalhando e necessitam de uma melhor qualificação no exercício de suas atividades
	
	
	se adaptarem às exigências dos setores produtivos, com isso, podem garantir perspectivas de trabalho para jovens facilitando o acesso ao mercado de trabalho
	
Explicação:
O modelo educacional adotado atualmente para a profissionalização é bem flexível, com a adoção de currículos voltados para atender tanto as necessidades do mercado, como às características das diferentes regiões brasileiras e também com o objetivo de se adaptarem às exigências dos setores produtivos, com isso, podem garantir perspectivas de trabalho para jovens facilitando o acesso ao mercado de trabalho
	
	
	
	 
		
	
		3.
		(UTFPR - Adaptada)
Faça a leitura do texto e responda à questão:
"Os movimentos que vêm modificando as relações de trabalho guardam relação com a implantação de um novo padrão de acumulação (com raízes no chamado toyotismo), que teve lugar no Brasil especialmente a partir dos anos 90, em paralelo com a intensificação da abertura comercial e financeira. A exposição da economia à competição internacional contribuiu para a incorporação de processos de reestruturação produtiva, os quais flexibilizaram o mercado de trabalho - aumentando a liberdade dos empregadores na contratação e demissão de mão de obra - e introduziram novas tecnologias que tornaram obsoletos certos postos de trabalho."
(PINHEIRO, Alessandro Maia; ÁLVARO, Maria Angela Gemaque. Informalidade na região metropolitana de Belém. um retrato por gênero)
Em relação às consequências do processo descrito no texto, assinale a única alternativa INCORRETA.
	
	
	
	Os cargos industriais para a automação não têm signifcado com a criação postos de trabalho.
	
	
	A perda dos cargos industriais para a automação sempre resultou na criação de um número maior de postos de trabalho que o de desempregados.
	
	
	Em países emergentes à liberação da mão de obra da indústria somou-se a PEA que vem do campo em função da crescente mecanização rural.
	
	
	A flexibilização do mercado de trabalho obriga a PEA a ter maior nível de especialização, exigência dos melhores empregos no setor terciário.
	
	
	Nos países desenvolvidos promoveu a migração da População Ativa para o setor terciário, que hoje emprega a maior parte da população adulta.
	
Explicação:
A quantidade de trabalhadores desempregados é maior que o número de postos de trabalhos.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		As políticas sociais no quadro do neoliberalismo se caracterizam por: I. serem pontuais, assistencialistas e compensatórias II. assumirem um caráter privatista. III. atenderem públicos-alvo diferenciados IV. serem executadas de forma descentralizada Assinale a opção correta:
	
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	
	apenas as afirmativas II e III são verdadeiras
	
	
	apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras
	
	
	apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras
	
	
	apenas as afirmativas I e III são verdadeiras
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A década de 1970 representou um momento histórico central, quando consideramos as mudanças ocorridas no âmbito do sistema capitalista. A partir dela, ocorre uma ¿nova configuração do sistema do capital¿, caracterizada, principalmente, por seu acentuado processo de mundialização e pelo advento de um novo formato de regulação estatal caracterizado como sendo :
	
	
	
	Estado Controlador
	
	
	Estado de Bem Estar Social
	
	
	Estado Neoliberal
	
	
	Estado Regulador
	
	
	Globalização da economia
	
Explicação:
A característica corresponde ao Neoliberalismo
	
	
	
	 
		
	
		6.
		No Brasil, a educação aparece relacionada a um conjunto de preocupações de ordem particularmente econômica e configuradas nas necessidades impostas pelas céleres mudanças que a sociedade vem passando, como:
	
	
	
	ausência de novas profissões
	
	
	 as novas tecnologias
	
	
	políticas governamentais.
	
	
	a falta de um profissional especializado e flexível
	
	
	a falta de compartilhamentos dos saberes
	
Explicação:
Há um conjunto de preocupações de ordem particularmente econômica e configuradas nas necessidades impostas pelas céleres mudanças que a sociedade vem passando, como as novas tecnologias, os compartilhamentos dos saberes, a necessidade cada vez maior por um profissional especializado e flexível dentro das suas competências, bem como o aparecimento de novas profissões que surgem com as recentes demandas do mercado de trabalho, o que faz com que a educação readquira, ou melhor, reassuma sua importância central nas políticas governamentais.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Os baixos índices de crescimento econômico e a ausência de expansão do mercado de trabalho, próprios da atual etapa do processo de acumulação capitalista, impuseram limites a respeito da relação educação/mercado de trabalho. A escola, antes responsável pela organização da sociedade com base no mérito, agora só pode propiciar condições para que os indivíduos possam negociar melhor um lugar no mercado de trabalho, buscando assegurar:
	
	
	
	o emprego
	
	
	o conhecimento
	
	
	a autonomia
	
	
	a emancipação
	
	
	a empregabilidade
	
	
	
	 
		
	
		8.
		(Vunesp) No fim da década de 20, anos de prosperidade, uma grave crise econômica, conhecida como a Grande Depressão, começou nos EUA e atingiu todos os países capitalistas. J. K. Galbraith, economista norte-americano, afirma que ¿à medida que o tempo passava tornava-se evidente que aquela prosperidade não duraria. Dentro dela estavam contidas as sementes de sua própria destruição.¿ (Dias de boom e de desastre in J.M. Roberts (org), História do Século XX.). A aparente prosperidade pode ser percebida nas seguintes características:
	
	
	
	a cultura de massa com a venda de milhões de discos, as dívidas de guerra dos EUA e o aumento do número de empregos.
	
	
	a crise de superprodução, a especulação desenfreada nas bolsas de valores e a queda da renda dos trabalhadores.
	
	
	a destruição dos grandes estoques de mercadorias, o aumento dos preços agrícolas e o aumento dos salários.
	
	
	o aumento da produção automobilística, a expansão do mercado de trabalho e a falta de investimentos em tecnologia.
	
	
	o aumento do mercado externo, o mito do American way of life e a intervenção do Estado na economia

Continue navegando