Buscar

Exercícios de Histologia TECIDOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios de Histologia
1) O tecido epitelial é caracterizado por apresentar células aderidas uma às outras. Essa dinâmica celular permite ao tecido a realização de importantes funções ao organismo. Qual das alternativas abaixo apresenta algumas das principais funções desempenhadas pelo tecido epitelial?
a) Percepção de sensações e preenchimento
b) Preenchimento e revestimento
c) Condução de impulsos e proteção
d) Proteção e percepção de sensações
e) Revestimento e condução de impulsos.
2) Os epitélios de revestimento podem ser classificados em relação ao número de camadas celulares e à forma das células presentes. Existem epitélios que apresentam apenas uma simples camada de células, entretanto, estas estão dispostas em diferentes alturas, conferindo ao tecido a impressão de que se trata de um epitélio formado por mais de uma célula. Esse tipo de tecido epitelial, em relação ao número de camadas celulares, recebe o nome de:
a) Tecido epitelial simples estratificado
b) Tecido epitelial cúbico
c) Tecido epitelial de transição
d) Tecido pseudoestratificado
e) Tecido epitelial estratificado
3) Uma das características presentes nos tecidos epiteliais é a ausência de vasos sanguíneos, em razão disso a nutrição das células epiteliais é feita através de qual dos processos apresentados abaixo?
a) Osmose
b) Difusão
c) Transporte Ativo
d) Fagocitose
e) Pinocitose
4) Sobre os tecidos epiteliais NÃO é CORRETO afirmar que:
a) Sempre se apoiam sobre tecido conjuntivo.
b) Não apresentam vascularização.
c) São sempre formados por células pavimentosas dispostas em camadas.
d) São separadas dos tecidos conjuntivos por membranas acelulares.
e) São nutridos por difusão.
5) Com relação ao tecido epitelial, analise os itens I, II e III e assinale a alternativa correta:
I. Possui células justapostas, com pouca ou nenhuma substância intercelular.
II. Desempenha as funções de proteção, revestimento e secreção.
III. É rico em vasos sanguíneos, por onde chegam o oxigênio e os nutrientes para suas células.
a) somente I e III são verdadeiros
b) somente II e III são verdadeiros
c) somente I e II são verdadeiros
d) somente um deles é verdadeiro
e) todos são verdadeiros
6) O tecido conjuntivo é o mais abundante em nosso organismo, desempenhando diversas funções além de unir e sustentar outros tecidos. Como exemplos de tecido conjuntivo temos o tecido ósseo, o adiposo, o cartilaginoso. Todos os tecidos conjuntivos apresentam uma característica em comum que os diferencia de outros tecidos, que é:
a) ser composto exclusivamente por células pavimentares.
b) possuir células separadas pela presença de uma matriz intercelular (ou extracelular).
c) não apresentar vasos sanguíneos.
d) apresentar nos músculos a capacidade de movimentação.
e) todas as alternativas estão corretas.
7) Tecido conjuntivo que forma o esqueleto de alguns animais vertebrados como o tubarão e a raia, que se caracteriza por apresentar resistência e flexibilidade, além de ser o único tecido conjunto avascular. Estamos falando do tecido conjuntivo:
a) epitelial
b) ósseo
c) cartilaginoso
d) propriamente dito
e) hematopoiético
8) O mastócito é uma importante célula atuante no tecido conjuntivo, sendo formada a partir da diferenciação de células multipotentes da medula óssea. Os mastócitos são células globosas ricas em grânulos de heparina e histamina e que participam de um processo de defesa do organismo. Esse processo de defesa é conhecido como:
a) Fagocitose de agentes exógenos.
b) Cicatrização de feridas, através da produção de fibras.
c) Processo alérgico.
d) Produção de anticorpos.
e) Todas as anteriores estão erradas.
9) Referindo-se ao tecido epitelial, podemos afirmar:
I- Os órgãos são revestidos internamente através das mucosas.
II- Na epiderme, encontram-se, numerosamente, fibras colágenas, elásticas e reticulares.
III- Na superfície de contato de um epitélio com o tecido conjuntivo subjacente, encontra-se uma película protéica acelular denominada lâmina basal.
É correto afirmar que apenas:
a) o item I é verdadeiro
b) o item II é verdadeiro
c) o item III é verdadeiro
d) os itens I e II são verdadeiros
e) os itens I e III são verdadeiros
10) De acordo com as camadas celulares, os epitélios podem ser classificados em (preencha as lacunas com as características dos tecidos)
a) Epitélio Simples: São formados por uma única camada de células.
b) Epitélio Estratificado:  Possuem mais de uma camada de células.
c) Epitélio Pseudo-Estratificado: São formados por uma única camada de células, mas possui células com alturas diferentes, dando a impressão de ser estratificado.
12). Desenhe e classifique corretamente cada tipo de tecido epitelial que se pede e indique em quais órgãos do corpo esses tecido são encontrados.
a) epitélio simples cubico: O epitélio cúbico simples apresenta uma única camada de células que apresentam altura e largura semelhantes (parecem quadradas). Os núcleos celulares, normalmente, são esféricos.
.Esse tecido apresenta funções excretoras, secretoras, além de absorventes, e é encontrado no revestimento externo do ovário, nos túbulos renais, nos ductos secretores (das glândulas salivares e do pâncreas) e nos folículos tireoidianos.
b) epitélio estratificado pavimentoso queratinizado: Ele recebe este nome pois durante a migração das células das camadas mais basais para a camada mais apical. Ele é encontrado na bexiga e suas células apresentam-se prismáticas quando a bexiga está vazia e achatadas quando a bexiga está cheia.
c) epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado: se divide esquematicamente em três camadas ou estratos. As camadas profundas são formadas de uma ou duas fileiras de células basais que se assentam na lâmina basal. As camadas intermediárias formam o estrato mais espesso do epitélio normal.
d) epitélio pseudoestratificado ciliado: É um tipo de epitélio que, embora possua apenas uma camada de células, elas possuem seus núcleos posicionados em maneiras que sugerem um epitélio estratificado.
e) epitélio pavimentoso: Caracterizado por uma única camada de células achatadas e de forma irregular que constitui uma superfície contínua. Os núcleos celulares se apresentam alongados.
f) epitélio prismático com microvilosidades: As células do folheto epitelial são altas e que seus núcleos são alongados e dispostos no sentido do eixo maior da célula.
Há somente uma camada de núcleos e, portanto, o epitélio é simples. A forma alongada dos núcleos denuncia que as células são prismáticas. Trata-se, portanto, de um epitélio simples prismático (ou colunar) que reveste internamente o intestino delgado.
g) epitélio prismático sem microvilosidades: contém várias camadas de células cilíndricas, encontra-se revestindo a conjuntiva do olho e sua função é de proteção.
13) Descreva o tipo de tecido, a formação de glândulas endócrinas e glândulas exócrinas e cite pelo menos três exemplos de cada tipo de glândula.
As glândulas são formadas a partir de um tipo especial de tecido epitelial e podem ser classificadas em: unicelulares, exócrinas e endócrinas.
O tecido epitelial exerce diversas funções no nosso corpo, entre elas, a função de revestimento, proteção contra entrada de micro-organismos, contra a perda de água, além de secreção de substâncias. Essa última função é atribuída aos chamados epitélios glandulares, que são os responsáveis pela formação das glândulas.
As glândulas podem ser formadas por apenas uma célula, mas podem ser também multicelulares, sendo este caso mais comum. 
Glândula unicelular: podemos citar a célula caliciforme, que possui uma forma de cálice e é responsável pela produção de muco nas vias respiratórias e trato gastrointestinal. 
Glândulas multicelulares: formam-se a partir de invaginações do tecido epitelial ainda no período de desenvolvimento embrionário. Podemos classificar as glândulas pluricelulares em dois tipos principais: glândulas exócrinas e glândulas endócrinas.
As glândulas exócrinas caracterizam-se por liberar suas secreções através de canais. Podemos distinguir duas partes nessas glândulas:uma porção secretora e os ductos glandulares. As substâncias produzidas são lançadas para uma superfície livre fora do corpo ou no interior da cavidade dos órgãos. Como exemplo desse tipo de glândula, podemos citar as sudoríparas e as salivares, que lançam sua secreção na pele e na cavidade bucal, respectivamente. Podemos classificar as glândulas exócrinas em: merócrina, apócrina e holócrina.
As glândulas endócrinas são aquelas em que não há a presença de um ducto, e sua secreção, também chamada de hormônio, é lançada diretamente na corrente sanguínea. Apresentam-se como aglomerados de células secretoras envoltas por uma rede de capilares. Como exemplo desse tipo de glândula, podemos citar a tireoide, paratireoide, adrenal e hipófise.
Existem autores que incluem outro tipo de glândula entre as glândulas multicelulares: as mistas. Estas se caracterizam por possuir regiões endócrinas e exócrinas ao mesmo tempo. Como exemplo, podemos citar o pâncreas, que lança insulina e glucagon na corrente sanguínea e suco pancreático no interior do duodeno.

Outros materiais