Buscar

topicos especiasi av final discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:648685) ( peso.:4,00)
	Prova:
	22550100
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A Terra é formada por vários ecossistemas complexos que existem porque estão interligados e inter-relacionados. Fazem parte dos diferentes ecossistemas os fatores bióticos e abióticos, os quais desempenham importantes papéis para o equilíbrio dos ecossistemas. Disserte sobre os fatores bióticos e abióticos, apresentando a importância de sua interdependência.
	Resposta Esperada:
Os fatores bióticos são os que possuem vida, tais como: vegetais, animais, fungos, protozoários, algas e bactérias que interagem e se sustentam mutuamente. Os fatores abióticos são: água, solo, ar e rochas. A interdependência entre estes fatores forma os ecossistemas terrestres e aquáticos, que sustentam a vida em nosso planeta, dos quais fazemos parte.
	2.
	A reflexão entre o conhecimento, ética e valores traz a necessidade de se resgatar a vivência dessa relação. Sabemos que a fonte do conhecimento tem sua base na educação e na pesquisa. ?Os códigos de ética atuais, americano e brasileiro, possibilitam aos profissionais e pesquisadores, em geral, atuarem segundo um modelo amplo, no qual um mesmo princípio pode ser aplicado a diferentes contextos.? (DESSEN; AVELAR; DIAS, 1998, p. 179). Diante desse contexto, defina o que é ética e valores.
FONTE: DESSEN, Maria Auxiliadora; AVELAR, Luciana Peticacis de and DIAS, Rosana Lima de Sousa. Questões éticas na pesquisa com famílias. Paidéia (Ribeirão Preto) [on-line]. 1998, v. 8, n.14-15, p. 169-180.
	Resposta Esperada:
As ações dos seres humanos e sua interação com o próximo são objetos de estudo da ética, que é uma área da filosofia. Os princípios éticos e morais norteiam nossas atitudes perante a sociedade, formando então a consciência do que é o certo/bem ou errado/mal, sendo que a ética está ligada diretamente aos nossos costumes, comportamentos e ações de geração para geração.
Parte inferior do formulário

Outros materiais