Buscar

prova final teoria da literatura II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O avanço tecnológico também modificou a forma de pensar, produzir e receber literatura. Em tempos de computadores, smartphones, tabletes e internet surge um gênero literário digital, que transformou o espaço midiático em ciberliteratura, ou seja, em literatura gerada por computador. Sobre a denominação desse gênero, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Hipertexto.
	
	b) Hipermídia.
	
	c) Semiótica.
	
	d) Ciberespaço.
	 
	 
	2.
	O pós-estruturalismo surge como uma forma de repensar e reanalisar as teorias estruturalistas, instaurando uma desconstrução de alguns conceitos considerados como verdades absolutas e centrais. Um de seus aspectos centrais é o questionamento sobre como a sociedade está estruturada, buscando rever as ideias de "certo e errado" nela existentes (AGUILAR; GONÇALVES, 2017, p. 37-38). Sobre a proposta do Pós-Estruturalismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F paras as falsas:
(  v  ) Roland Barthes, inicialmente pertencente ao Estruturalismo, direciona-se para o Pós-estruturalismo e modifica seus pressupostos teóricos, deixando de lado as estruturas e direcionando seu foco para a figura do leitor, que passa a ser o elemento central da análise literária.
(   v ) Ao questionar a noção de origem, a ênfase na figura do autor, Roland Barthes aos poucos substitui a noção de obra pela noção de texto porque ela dará destaque ao leitor e o colocará como elemento ativo no processo de produção-leitura.
(    ) O Pós-estruturalismo defende a perspectiva de que a leitura é um campo de diálogo, debates, conflitos e negociações, no qual são possíveis novas significações e novos sentidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: AGUILAR, Márcia; GONÇALVES, Josiane. Conhecendo a perspectiva Pós-Estruturalista: Breve percurso de sua história e propostas. Conhecimento Online. Novo Hamburgo. a. 9. v. 1. p. 36-44. Jan./jun. 2017.
	
	a) V - F - F.
	
	b) V - F - V.
	
	c) F - V - F.
	
	d) V - V - V.
	 
	 
	3.
	A corrente de análise literária que procura investigar a multiplicidade vigente no interior de cada cultura e nas relações interculturais, ricas e diversificadas, revelando também o quanto os elos entre diferentes culturas estão permeados por vínculos de poder e hierarquização é denominada de:
	
	a) Desconstrução.
	
	b) Estruturalismo.
	
	c) Pós-estruturalismo.
	
	d) Estudos Culturais.
	 
	 
	4.
	Os estudiosos dessa corrente de análise pertencente ao grupo das abordagens extrínsecas do texto literário defendiam que desde o início do século XX o capitalismo industrial necessitava de uma propaganda ideológica para ser assimilado pelas pessoas. Assim, com as indústrias produzindo muito, era preciso estimular que a sociedade consumisse muito, inclusive, a arte. Isso foi chamado de Indústria cultural. As afirmações se referem às teorias defendidas por qual corrente de estudos literários?
	
	a) Formalismo Russo.
	
	b) Semiótica.
	
	c) Estruturalismo.
	
	d) Escola de Frankfurt.
	 
	 
	5.
	As correntes de análise literária que observam elementos extrínsecos ao texto literário são bastante recorrentes na contemporaneidade. Tais formas de análise se apoiam em várias áreas do conhecimento, entendendo sempre que ao escrever o autor não consegue desvincular-se do tempo, do lugar, da cultura, da sociedade e de si mesmo (suas vivências, experiências etc.). Refletindo sobre essa questão, como é denominada a corrente de análise literária que analisa a personalidade autoral a partir de dados inconscientes?
	
	a) Análise semiótica.
	
	b) Análise formalista.
	
	c) Análise sociológica.
	
	d) Análise psicológica.
	 
	 
	6.
	As abordagens de análise literária intrínsecas ao texto, ou seja, que analisavam os aspectos internos da obra literária, chegaram ao extremo de pensar o texto literário como algo independente e desvinculado de qualquer fator externo a ele. No entanto, a partir da década de 1960 começa-se um novo ciclo no qual se percebe que os elementos externos, como o contexto histórico, social, cultural, ideológico, psicológico, também são de importância quando se analisa a literatura. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As abordagens teóricas pós-estruturalistas buscaram retomar a relação obra literária e sociedade.
II- As obras literárias dentro das abordagens teóricas pós-estruturalistas passaram a ser vistas como campo de múltiplas vozes e de múltiplas interpretações.
III- Nas abordagens teóricas pós-estruturalistas não houve mudanças no papel desempenhado pelo leitor que continuou sendo um elemento estático e sem influência na análise literária.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	
	b) Somente a sentença III está correta.
	
	c) Somente a sentença I está correta.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.
	 
	 
	7.
	Ao buscar um método de análise literária próprio, que se afastasse da subjetividade com que se olhava para a obra literária, os formalistas russos afirmaram que o texto literário apresenta características diferentes dos demais gêneros do discurso. Uma dessas características é o chamado efeito de "estranhamento". Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um conceito adequado para estranhamento:
	
	a) Estrutura do texto literário narrativo, no qual aparecem elementos específicos como personagens, narrador, delimitação de tempo e espaço, bem como fatos em uma sequência.
	
	b) Efeito criado pela obra literária para fazer com que o leitor se afaste da forma comum de ver o mundo e a arte, permitindo uma perspectiva nova, possível pelo olhar estético/artístico.
	
	c) Efeito criado pelo leitor da obra de arte literária ao recriar mentalmente o universo descrito no texto, o que permite uma avaliação do texto literário, atribuindo-lhe um valor.
	
	d) Efeito criado pelo autor da obra de arte literária para gerar musicalidade em seu texto, aproximando-o, desse modo, da música.
	 
	 
	8.
	Segundo Ivan Teixeira (1998, p. 35): "[...] o princípio essencial da noção de estrutura do discurso literário, objeto da poética estruturalista, decorre de outra formulação de Saussure, talvez a mais importante para as ciências humanas depois dele: a distinção entre langue e parole. Langue é o sistema abstrato de normas segundo o qual se manifesta a parole, que é uma espécie de projeção concreta daquela estrutura ideal, formada pelo conjunto hipotético de todas as paroles do homem. Assim, qualquer obra literária deve ser entendida como uma parole, isto é, como o uso individual da langue, que é aquele sistema impessoal constituído pelo conjunto de todos os usos que antecederam a apropriação específica desse sistema por um dado autor num determinado momento". Diante do que afirma Teixeira e considerando os elementos centrais da crítica estruturalista, analise as sentenças a seguir:
I- O Estruturalismo propõe que as obras sejam analisadas por elas mesmas, tomando por base a estrutura do discurso literário.
II- O Estruturalismo defende a perspectiva de que se deve voltar à experiência pura da leitura, fazendo uma descrição da consciência enquanto os elementos ainda são fenômenos abertos e indeterminados.
III- O Estruturalismo procura construir uma teoria que contemple um conjunto de regras comum a todo e qualquer objeto de uma mesma espécie, não mais analisando as leis de um objeto particular.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TEIXEIRA, Ivan. Estruturalismo. Revista Cult. São Paulo. p. 34-37. Out/1998. Disponível em:  http://www.usp.br/cje/depaula/wp-content/uploads/2017/03/Ivan_Cult_Estruturalismo-ilovepdf-compressed.pdf. Acesso em: 28 jan. 2020.
	
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	
	b) Somente a sentença III está correta.
	
	c) As sentenças I e II estão corretas.
	
	d) As sentenças I e III estão corretas.
	 
	 
	9.
	A desconstrução foi uma corrente de pensamento que defendia a teoria de que as diferentes significações de um texto podem ser descobertas ao se decompor a estrutura da língua que nela ela foi composta. Esta correntepossuiu alguns representantes. Sobre o mais destacado representante da desconstrução, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Benjamim.
	
	b) Todorov.
	
	c) Freud.
	
	d) Derrida.
	 
	 
	10.
	Muitas discussões sobre a literatura enfatizam a forma como as palavras são utilizadas. Ezra Pound (apud NICOLA, 1998, p. 24) é bastante enfático ao afirmar que "literatura é a linguagem carregada de significado. Grande literatura é simplesmente a linguagem carregada de significado até o máximo grau possível". Considerando a ideia de linguagem carregada de significado e, portanto, de linguagem literária, analise as seguintes afirmativas:
I- A linguagem literária, como definiu Roman Jakobson, refere-se à linguagem que se volta para si mesma.
II- A linguagem literária, dada sua especificidade, volta-se exclusivamente para o escritor e o que ele pretende expressar.
III- A linguagem literária, por permitir várias (res)significações, perpetua-se mesmo após o contexto comunicativo que a gerou haver desaparecido.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NICOLA, José de. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Scipione, 1998.
	
	a) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	c) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	d) Somente a afirmativa I está correta.

Outros materiais